Renovação celular: entenda a importância desse processo

Renovação celular: entenda a importância desse processo

atualizado em publicado em 17 de agosto de 2021 nenhum comentário CIÊNCIA SKINCARE
Tempo de leitura: 5 minutos

Quando tratamos de um assunto como cuidados com a pele, é muito comum nos depararmos com a indicação de produtos que promovem a renovação celular. No entanto, nem sempre sabemos, de fato, o que esse termo significa e por que esse processo é tão importante para a nossa pele.

Pensando nisso, o blog da Creamy, ao lado do Dr. Luiz Romancini, médico especialista em dermatologia, preparou um conteúdo completo a respeito desse assunto. Se você tem dúvidas sobre o que é a renovação celular da pele e quais benefícios esse processo pode trazer, é só continuar a leitura!

O que é a renovação celular?

Para entender o que é a renovação celular, primeiramente, temos que observar alguns fatos sobre a composição da nossa pele. O maior órgão do nosso corpo é formado por epiderme, a camada mais superficial; derme, que é intermediária; e hipoderme, a mais profunda das três.

Dessas estruturas, existem outras subcamadas que fazem parte de cada uma delas. A epiderme, sozinha, tem de quatro a cinco camadas (partindo da mais superficial para a mais profunda): 

  1. Camada córnea: é a parte mais exterior da pele, feita de células achatadas que são descartadas pelo nosso corpo. “É composta por células mortas repletas de queratina, com uma barreira de lipídios e ácidos graxos”, comenta o Dr. Luiz. Ela é a barreira cutânea;
  2. Camada lúcida: essa camada nem sempre está presente e é geralmente detectada só em locais onde a pele é mais espessa. As células dela também são achatadas e transparentes;
  3. Camada granulosa: composta de poucas camadas celulares, ela possui grânulos que produzem queratina e evitam a perda excessiva de água pela pele;
  4. Camada espinhosa: como o nome sugere, é composta por células de aparência espinhosa. Tem uma leve importância no processo de renovação celular, mas não tanto quanto a camada mais profunda da epiderme;
  5. Camada basal: é aqui que o processo acontece. Nessa camada, existem quatro tipos de células com diferentes funções fundamentais para toda a pele.

A camada basal é a mais profunda da epiderme e está em contato direto com a derme. É a partir dela que ocorre a renovação celular, além de lá estarem as células responsáveis pela produção de queratina e melanina. É nesse local que ocorre a produção das células de todas as camadas superiores da pele.

Como acontece esse processo e por que ele é tão importante?

Conforme vão ficando mais “velhas”, as células da pele se transferem das camadas mais profundas para as mais externas. Esse processo demora cerca de 28 dias para acontecer em peles mais jovens. No caso de peles mais maduras, pode levar 40 dias para o ciclo se completar.

renovação celular

Como explicamos acima, todas as camadas da pele têm função própria, por isso precisam ser renovadas constantemente para manter a saúde cutânea. Dessa forma, o processo de renovação celular da pele é importante, porque estimula o bom funcionamento de todas as camadas.

Além disso, o acúmulo de células mortas no rosto pode afetar a aparência. A pele morta pode obstruir os poros, causando cravos e espinhas. Aliás, a falta de eliminação delas pode causar descamação da pele e até hiperpigmentações em algumas áreas.

Como incentivar a renovação celular

Hoje em dia, existem diversas maneiras de estimular a renovação da pele. Dada a importância desse processo, muitos cosméticos foram desenvolvidos de forma a ajudar esse ciclo a se completar. 

“Estimular a renovação celular traz benefícios como a melhora da acne, da textura e ainda estimula a produção de colágeno, prevenindo sinais do envelhecimento”, explica Dr. Luiz. No entanto, para isso, é importante escolher os produtos corretos e a frequência em que eles devem ser usados. 

“Não é necessário procedimentos agressivos ou invasivos para isso”, completa o especialista sobre o tratamento de renovação celular. “O uso rotineiro de esfoliantes químicos como AHAs, BHAs e retinol são suficientes para promover benefícios.”

Fórmulas como o Ácido Tranexâmico da Creamy agem com diferentes ativos poderosos e trazem resultados visíveis para a pele. Lembre-se de que essas são recomendações para quando não há um distúrbio relacionado à capacidade da pele de eliminar essas células mortas, e também para melhorar a permeação de outros ativos.

Outros esfoliantes químicos poderosos são os AHAs, sendo o glicólico o mais potente de todos, seguido pelo lático e pelo mandélico. Eles aceleram o processo de renovação celular e, com isso, deixam a pele mais homogênea, luminosa, com textura saudável e hidratada. Estimular a renovação celular favorece a melhora de condições como acne, manchas e cravos.

Por vezes, a pele pode adquirir ou desenvolver condições que a impedem de completar o ciclo de renovação celular da forma correta, a psoríase é um exemplo. Se um problema como esse estiver acontecendo com você, procure um dermatologista para o tratamento correto ser indicado.

Estímulo com moderação

Assim como outros tratamentos, estimular esse processo requer moderação, seguindo as recomendações de um profissional, de preferência. “O abuso do uso desses produtos, mesmo que cosméticos, pode ressecar a pele ou mesmo provocar microlesões, levando a inflamação e manchas,” informa Dr. Luiz.

“Nossa pele tem uma capacidade limitada de se auto-regenerar. Por isso, é importante ficar atento aos sinais de esfoliação excessiva, como ressecamento, descamação intensa, vermelhidão e ardência”, adiciona.

Para cuidar da sua pele da forma correta, sempre conte com a ajuda de um especialista e nunca se esqueça de usar o filtro solar. “Usar um hidratante para prevenir ressecamento é importante, e sempre respeite as indicações de uso do fabricante”, completa Dr. Luiz.

Cuide da sua pele com a Creamy!

Os produtos da Creamy foram feitos para você manter a melhor saúde da sua pele, de acordo com o que ela precisa. Por isso, não deixe de conferir nosso catálogo e nos seguir aqui no blog para ficar sempre por dentro das nossas novidades!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento