Sono da beleza: é verdade que dormir pode melhorar sua aparência?

Sono da beleza: é verdade que dormir pode melhorar sua aparência?

atualizado em publicado em 4 de julho de 2022 nenhum comentário CIÊNCIA
Tempo de leitura: 4 minutos

Você já foi acordar uma pessoa e ouviu que interrompeu o sono da beleza dela? Por mais que isso seja uma brincadeira e quase uma crença popular, é possível que exista um fundo de verdade por trás dela. 

Isso porque estudos recentes mostram que pode haver uma relação entre o sono e a “beleza” — ou a saúde da pele, utilizando termos mais adequados. Para você entender tudo sobre o sono da beleza, preparamos o conteúdo a seguir. Aproveite para ler no aconchego de sua cama!

Sono = juventude?

“Quando se trata de sua rotina de beleza, o sono pode ser a coisa mais próxima de uma fonte da juventude”, conta Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia. “Seu corpo se repara e se recupera enquanto você cochila, e isso leva a uma longa lista de benefícios para sua aparência.” 

Embora seja impossível frear os efeitos que o tempo provoca na pele, existem vários hábitos que podem retardá-los. Um deles, como Dr. Luiz exemplificou, é dormir bem: recomendam-se sete a nove horas por noite.

Isso porque, enquanto dormimos, nosso corpo se engaja em uma série de funções que não estão tão ativas durante o período em que estamos acordados. Segundo o médico, se você não dorme suficientemente, os resultados são rapidamente vistos em seu rosto: maior aparência de linhas finas, mais olheiras, pele mais seca, etc.

Então, sim, o sono da beleza existe, desde que aconteça da maneira correta. Criar uma rotina para dormir e acordar em horários saudáveis é uma ótima maneira de começar a cuidar melhor da sua pele sem gastar nenhum centavo.

Benefícios do sono para a pele

Agora que você já sabe que tem mais uma carta na manga para cuidar da sua pele, é hora de descobrir o poder do sono. Assim, você vai entender como esse momento de descanso é importante não só para a saúde do corpo e da mente, mas também a da sua pele.

1. Diminuição das rugas

Enquanto dormimos, nossa pele produz colágeno como parte do processo de autorreparo. Essa proteína, por sua vez, é responsável pela firmeza e é fundamental para uma aparência mais jovial. Dormir menos tempo que o recomendado pode dobrar as chances de desenvolver linhas finas. 

2. Aparência saudável

O fluxo sanguíneo no rosto aumenta durante o sono. Por isso, dormindo o tempo recomendado, a pele fica mais brilhante e corada, com uma aparência saudável. Do contrário, ela pode assumir uma aparência opaca e pálida.

3. Menos olheiras

Quando temos uma noite de sono ruim, uma área no rosto deixa isso bem claro: abaixo dos olhos, é possível perceber uma área escurecida, que chamamos de olheiras. Apesar de serem naturais em alguns casos, causadas por genes, idade e aumento da melanina, elas ficam ainda mais evidentes após uma noite mal dormida.

A solução? Dormir. Se estamos com sono e não dormimos, o sangue não flui pelo rosto de maneira correta. Assim, ele se acumula sob os olhos e se torna visível, por conta da delicadeza da pele da área. Além disso, uma boa noite de sono diminui o inchaço na região, outro benefício incrível.

4. Expressões mais alegres

Acordar após dormir mal pode mudar até mesmo a maneira como seu rosto se expressa. Quando isso acontece, é comum franzir as sobrancelhas, ter os cantos da boca mais caídos, os olhos vermelhos e inchados. É outro motivo para garantir o tempo suficiente nas cobertas!

5. Cuidados mais potentes

Por fim, mas não menos importante, vale lembrar que, durante o dia, a pele está ocupada tentando se proteger do sol e dos radicais livres. À noite, isso não acontece, por isso ela consegue absorver muito melhor os nutrientes e entrar em um processo de reparo altamente eficiente. 

Como garantir um sono da beleza?

Para se certificar de que você está recebendo os melhores cuidados enquanto dorme, separamos algumas dicas. Primeiro, determine a hora do sono da beleza que mais combina com seu dia a dia (atente-se ao período recomendado) e cumpra-a todos os dias, para torná-la um hábito natural.

No entanto, antes de realmente embarcar no sono da beleza, faça seu skincare noturno com todos os produtos indicados para esse momento. Limpe bem a sua pele e abuse de hidratantes, pois perdemos mais água durante o sono que ao longo do dia. 

Investir em ácidos de tratamento também é uma excelente dica para melhorar a aparência e saúde da sua pele, pois eles aceleram a renovação celular, entre outros inúmeros benefícios.

Além disso, lembre-se de que trocar sua fronha constantemente e utilizar um travesseiro adequado são cuidados essenciais. Assim, você garante uma melhor qualidade de sono enquanto evita as sleep lines.

Conte com os cuidados da Creamy!

Viu só como dormir faz bem para a pele? Aqui na Creamy, temos os produtos ideais para você utilizar à noite e potencializar seu sono da beleza. Confira nosso catálogo e aproveite!

REFERÊNCIAS

Doris Day, MD, clinical associate professor of dermatology, New York University Langone Medical Center; author, Forget the Facelift, Avery, 2006.

Michael Breus, PhD, board-certified sleep specialist; author of Beauty Sleep: Look Younger, Lose Weight, and Feel Great Through Better Sleep, Plume, 2007.

Patricia Wexler, MD, dermatologist, New York City.

Mayo Clinic: “Wrinkles.”

Oyetakin-White, P. Clinical and Experimental Dermatology, January 2015.

Park, SR. Skin Research and Technology, September 8, 2015.

American Academy of Dermatology: “How Hair Grows.”

Sundelin, T. Sleep, Sept. 1, 2013.

Axelsson, J. BMJ, Dec. 14, 2010

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento