Com o passar dos anos, a superfície cutânea vai amadurecendo. Com isso, é comum a perda da produção natural de ácido hialurônico e colágeno, assim como a diminuição do ritmo da renovação celular da pele. O resultado desse processo é o surgimento de rugas e linhas de expressão.
Outros sintomas frequentes que a falta de regeneração celular pode causar são a textura irregular e a aparência opaca. Percebeu esses sinais na sua pele? Não se preocupe, eles têm solução! Com alguns cuidados preventivos, você estimula a produção desses agentes tão importantes.
Afinal, o que é a renovação celular da pele?
O processo de renovação celular da pele dura 28 dias, mas, a partir dos 26 anos de idade, pode demorar até 40 dias para que este ciclo ocorra. De forma simplificada, o que acontece é: uma célula “nasce” na camada mais profunda da epiderme (basal) e é transportada para a superfície (estrato córneo), aonde chega já sem vida (células mortas).
Com o surgimento de novas células, as anteriores são descartadas, favorecendo o rejuvenescimento natural. No entanto, com o passar dos anos, regenerar a pele pode se tornar um processo cada vez mais lento, ainda mais porque existem fatores que agridem esse ritmo todos os dias.
Quando o tempo de renovação celular da pele está alterado, algumas de suas características mudam, como o reflexo da luz e o brilho. Os dermocosméticos podem ser seus melhores amigos nesse momento, auxiliando na regularização da superfície cutânea e na reposição de água do organismo.
Por que a renovação celular é tão importante?
Agora que você já sabe o que é renovação celular da pele, talvez esteja se perguntando porque ela é tão importante. Como ela está 100% ligada à saúde, quando esse ritmo diminui, o viço do rosto é perdido completamente. O acúmulo de células mortas no estrato córneo traz falta de brilho, vitalidade e um visual opaco.
Quando não há estímulo para a renovação celular, ela perde a força e acaba não se apresentando na sua melhor forma. A fisiologia natural do corpo requer a troca de uma célula, e não a remoção dela. Quando ela é removida, ocorre a desidratação e todo o funcionamento fica anormal.
Você sabia que o sono pode ser seu maior aliado?
Quem já ouviu a expressão “sono da beleza”? Existe um motivo para isso! É durante esse momento que a pele entra em processo de regeneração. Por isso, é essencial ter uma rotina regrada. Enquanto a gente dorme, os hormônios de crescimento são liberados e fazem com que as paredes cutâneas se regenerem mais rápido.
Isso significa que a renovação celular da pele é feita apenas enquanto estamos dormindo? Não! Esse processo é um ciclo contínuo, que acontece o tempo todo. No sono, contudo, ele apenas se intensifica.
Como estimular a renovação celular da pele?
A esfoliação é a receita secreta para quem está buscando fórmulas de como acelerar a renovação celular da pele. Afinal, ela desobstrui os poros, facilitando a saída das células mortas. Esse tratamento pode ser feito com dermocosméticos com partículas ou AHAs (alfa-hidroxiácido).
Os ácidos atuam na limpeza das células mortas, estimulando a renovação da pele. Na Creamy, você encontra ótimas opções de AHAs para incluir no seu skincare, como o ácido glicólico, um creme que atua na retexturização do rosto por meio da esfoliação química. Ele é ideal para a prevenção do envelhecimento precoce.
O retinol é outro produto que pode ser de grande auxílio quando o assunto é a renovação celular. Indicado para todos os tipos de pele, esse creme anti-idade contém 3% de vitamina A, o que o torna capaz de uniformizar o tom e a textura do rosto, além de corrigir as rugas mais acentuadas.
A limpeza facial faz toda a diferença!
Qualquer rotina de skincare, desde as mais simples até as mais elaborados, começa pela limpeza. Nessa etapa é fundamental preparar o rosto para receber os dermocosméticos de tratamento. É claro que, no caso da renovação celular da pele, isso não seria diferente. Por isso, tenha sempre um produto de qualidade por perto!
O Limpador Glicerinado da Creamy, novidade da marca, é uma ótima pedida para o primeiro passo do autocuidado diário e noturno. Formulado com alta concentração de glicerina (50%), ele fortalece a barreira cutânea, deixando-a mais resistente aos agressores externos.
A composição ainda conta com extratos de aveia coloidal e aloe vera, dois ingredientes que ajudam a acalmar e amenizar possíveis irritações. O produto ainda proporciona uma hidratação intensa, gerando uma sensação de conforto e refrescância.
Vale ressaltar que, apesar de todas as dicas e benefícios dos produtos citados, o recomendado é consultar um médico dermatologista, não deixe de fazer consultas regulares!
Usufrua de uma pele mais jovem e bonita com a Creamy!
Já sabe tudo sobre renovação celular da pele? No blog da Creamy, você encontra diversos outros conteúdos informativos como este, que vão ajudar você a deixar o visual ainda mais bonito e radiante. Continue aprendendo com a gente!
comentários