Skincare para pele oleosa: rotina diurna e noturna em 4 passos

Skincare para pele oleosa: rotina diurna e noturna em 4 passos

atualizado em publicado em 12 de janeiro de 2023 13 comentários SKINCARE
Tempo de leitura: 6 minutos

Cada tipo de pele requer cuidados específicos que melhoram a aparência e a saúde dele. No caso do skincare para pele oleosa, é importante que a escolha dos dermocosméticos receba bastante atenção, para evitar o aumento da oleosidade, que desencadeia o surgimento de cravos e espinhas.

Nem todas as pessoas com pele oleosa sofrem com acne, mas o problema é ainda mais frequente neste caso, devido à produção excessiva de sebo. Aparência brilhosa, aspecto mais espesso e poros dilatados são outras características comuns que causam desconforto no dia a dia, prejudicando até quem aposta na maquiagem. 

Em parceria com a dermatologista Dra. Fernanda Campos, a Creamy traz um guia com dicas para combater a oleosidade e conquistar uma pele deslumbrante. A seguir, também descubra os produtos que podem fazer parte da sua rotina de skincare para pele oleosa! 

O que torna a pele oleosa? 

A profissional aponta que o rosto oleoso surge em decorrência de uma produção excedente de sebo, que pode ser provocada por diversos fatores. “A pele se torna oleosa geralmente na puberdade, por causa das alterações hormonais que ocorrem nesta época”. 

Durante esta fase, segundo a dermatologista, as glândulas sebáceas ficam mais ativas e produzem mais sebo. Assim, os resultados são um aspecto brilhante e pegajoso, poros mais dilatados e maior propensão a espinhas e comedões (cravinhos). Tudo isso incomoda as pessoas e as incentiva a buscar tratamentos. 

As peles mistas e oleosas são as mais comuns no Brasil. De acordo com especialistas, mais da metade dos pacientes atendidos apresentam oleosidade excessiva e queixas decorrentes dessa condição.

Aliás, fatores climáticos, alimentação com alto índice glicêmico, produtos inadequados, acúmulo de sujeira e herança genética também contribuem para o aumento de secreção provocado pelas glândulas sebáceas.

Como cuidar da pele oleosa?

É preciso tomar cuidados com a pele diariamente, tanto pela manhã quanto à noite. “A fórmula do sucesso é a consistência, então uma rotina de skincare disciplinada é fundamental para o controle da pele oleosa”, afirma a Dra. Fernanda. Acima de tudo, o ritual precisa ser agradável: “transforme-o em um momento seu”. 

Para montar a rotina, é importante entender quais são as necessidades da sua pele com a ajuda de um especialista de sua confiança. Somente ele pode recomendar os produtos ideais para pele oleosa, após uma avaliação em consultório. “Lembre-se de que o tratamento dermatológico é individualizado: existe um só para você”, alerta a especialista.

Dito isso, é hora de contar quais são as etapas básicas e indispensáveis do skincare para pele oleosa, que vão trazer mudanças positivas e melhorar sua autoestima. No geral, a dica é montar um ritual simples e eficiente, com dermocosméticos específicos como os sugeridos abaixo! 

Higienizar, tonificar, hidratar e proteger 

Esta é a ordem do passo a passo do skincare para pele oleosa – e qualquer outra. Com os produtos certos e as recomendações da dermatologista Fernanda Campos, você pode garantir uma pele com um glow na medida certa!

dermatologista creamy 1
Dra. Fernanda Campos, médica dermatologista, dá dicas de skincare para cuidar da pele oleosa.

Rotina diurna da pele oleosa

Para começar o dia, é importante dedicar uma certa atenção à pele. O skincare deve ser completo, para não só fazer a limpeza adequada, mas também a proteção, visto que os raios solares podem queimar a pele e causar manchas. 

1. Limpeza facial 

A higienização correta é indispensável. Para isso, é recomendado utilizar um sabonete para pele oleosa ou um gel de limpeza com ativos seborreguladores. “Evite o uso demasiado de limpadores. O ideal é limpar a pele apenas duas vezes ao dia, pois o excesso causa um efeito rebote”. 

2. Solução antioleosidade

Para finalizar a limpeza, aplique uma água micelar antioleosidade com algodão. Esse produto ajuda a remover as impurezas e traz uniformidade sem causar ressecamento.

“Se a pele tiver manchas ou poros muito dilatados, é possível utilizar outras soluções seborreguladoras no lugar da água micelar ou após a aplicação dela”, recomenda a profissional. O ácido salicílico e o ácido tranexâmico da Creamy são ótimas opções para esta etapa. 

3. Antioxidante 

Também é interessante trazer um tratamento com ativos antioxidantes para a pele. A dica é optar por um produto leve, com textura de sérum. “Além de ser um excelente anti-aging e clareador de manchas, uma vitamina C de alta performance pode ajudar no controle da oleosidade”. Outro benefício é que ela potencializa a ação do filtro solar, que vem a seguir. 

4. Protetor solar com toque seco 

Assim como os outros dermocosméticos da rotina, o protetor solar deve ser específico para a pele oleosa. Escolha um produto com toque seco, textura leve, controle de oleosidade e acabamento matte, para evitar o aspecto grudento, que se torna incômodo ao longo do dia. 

Rotina noturna da pele oleosa 

O skincare para pele oleosa à noite é bem similar, mas pode ser mais profundo, com o uso de ácidos – antioleosidade, antiacne, antimanchas, anti-aging, redutor de poros, entre outros. 

1. Limpeza facial 

Durante a noite, a pele realiza um processo de recuperação dos danos causados aos tecidos cutâneos ao longo do dia. Por isso, a limpeza é indispensável para manter a boa aparência e combater o brilho excessivo. 

“Não deixe seus poros obstruídos. Se você usa maquiagem, a regra número um antes de dormir é retirá-la por completo, removendo todos os resíduos”, destaca a Dra. Fernanda. A remoção pode ser feita com demaquilante específico para pele oleosa, água micelar ou cleansing oil.

Após retirar toda a maquiagem, higienize a pele como de costume. À noite, lavar o rosto com água quente é tentador, mas este hábito deve ser evitado, pois remove a oleosidade natural, incentivando a pele a produzir mais sebo para se proteger. 

2. Solução antioleosidade

A recomendação desta etapa é a mesma da rotina de skincare para pele oleosa pela manhã. Aplique água micelar e/ou uma solução de tratamento da sua escolha, desde que seja recomendada por um especialista. 

3. Hidratação 

Se você já ouviu que a pele oleosa não precisa de hidratação, é hora de mudar esse pensamento! Assim como as normais, secas e mistas, ela necessita desse cuidado, principalmente porque o ressecamento é uma das principais causas do envelhecimento precoce, que prejudica a renovação celular. 

No entanto, o segredo é apostar em produtos para skincare de pele oleosa, como hidratantes leves e específicos. “Amo opções com ácido hialurônico”, comenta a dermatologista. 

Caso opte por uma rotina noturna com ácidos, a dica de ouro é utilizar um hidratante com ação calmante e protetora. Ele previne sintomas de irritação e auxilia no fortalecimento da barreira cutânea.

4. Ácido específico para sua pele 

Por fim, muito importante: use um ácido próprio para sua pele, indicado pelo seu dermatologista. Lembre-se de que os cuidados com esse tipo de produto são redobrados e, no dia seguinte, é essencial usar o protetor solar. 

“Para quem tem pele oleosa, costumo recomendar os retinoides, como adapaleno, retinol e ácido retinoico, e os alfa-hidroxiácidos, como ácido glicólico, lático e mandélico”, diz a Dra. Fernanda. “Peróxido de benzoíla e ácido azelaico também são ótimas opções”, finaliza.

Tenha um glow saudável com a Creamy!

Em nosso blog, você encontra dicas valiosas para manter um glow saudável. Mais que isso, a Creamy ajuda você a fazer sua rotina de skincare para pele oleosa com as melhores combinações de ativos, comprovadamente eficazes!

Além da recomendação dos nossos produtos, que podem ser validados previamente pelo seu dermatologista, aqui vai mais uma dica-bônus para quem tem pele oleosa: evite passar as mãos no rosto. O contato excessivo estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo. Agora, você já sabe todos os segredos para evitar esse problema!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 Comentários

Avatar for Lucas De Lima Ferreira
Lucas De Lima Ferreira 29/08/2021

Tenho a pele mista/oleosa, um pouco sensível, sem acne, sem manchas e poros levemente dilatados. Quais produtos da marca devo usar?

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 30/08/2021

Oi, Lucas!
Como você tem a pele mista/oleosa e poros levemente dilatados, os ácidos lático e tranexâmico funcionarão bem.
A vitamina C e o hidratante Calming Cream também são dois produtos bem curingas que combinam com qualquer rotina de skincare, garantindo resultados incríveis. 🥰

Avatar for Kellen Natasha Dim
Kellen Natasha Dim 06/09/2021

Olá
Um tempo atrás vocês postaram a rotina ideal dos creamys pra cada tipo de pele, mas eu infelizmente perdi 🤦🏽‍♀️
Pode me informar por favor, qual a ordem correta dos produtos na rotina diurna e noturna? Específico pra pele oleosa, por gentileza! Aquele post foi tão importante 🙏🏽

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 10/09/2021

Oi, Kellen! 😍
Veja se é um desses conteúdos aqui, basta clicar em cima do título:
Skincare para pele oleosa
Como escolher o seu Creamy
Passo a passo para cuidar da pele
😘

Avatar for Djana Rodrigues
Djana Rodrigues 10/09/2021

Gente, é tudo o que eu preciso!
Quero logo começar a fazer isso ❤️
Não consigo lidar com meu rosto oleoso.

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 10/09/2021

Oi, Djana!
Uma boa rotina de skincare faz toda a diferença, especialmente para quem tem a pele oleosa.
Garanta os seus Creamys favoritos e arrase nos cuidados faciais! 😍

Avatar for Sinay
Sinay 04/10/2021

Muito bom!
Tenho a pele muito oleosa desde pequena e só agora estou cuidando direito dela.
Comprei o Acido Salicílico da Creamy e estou ansiosa pela entrega! Só estou com medo de que minha pele não se adapte bem a ele, já que ela é um pouco sensível.
Recomendo muito a vitamina C e o protetor solar com toque seco, realmente ajudam a controlar a oleosidade, não troco por nada! Também uso hidratantes levinhos, com textura de gel e a minha pele se adaptou muito bem.

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 04/10/2021

Oi, Sinay!
Você escolheu um Creamy que vai fazer toda a diferença no tratamento da acne. Temos certeza que sua pele vai se adaptar a ele. Caso tenha alguma dúvida, conte sempre com a nossa equipe! 🥰

Avatar for Matheus
Matheus 24/12/2021

Bom dia! Sou homem e possuo a pele com acne e muita oleosidade. Pelo que entendi o hidratante eu só passaria na rotina noturna, é isso mesmo? De manhã o ideal seria utilizar uma agua micelar após lavar + vit c + protetor?

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 03/01/2022

Oi, Matheus!
Neste artigo, a profissional recomenda o uso do hidratante uma vez ao dia, mas você pode aplicá-lo de acordo com a necessidade, de manhã (antes do antioxidante / protetor) ou à noite (antes e/ou depois do ácido de tratamento). É importante escolher um produto indicado para o seu tipo de pele, pois isso evita o aparecimento de acne e excesso de oleosidade. 😘

Avatar for Nezuko
Nezuko 29/12/2021

Tenho a pele oleosa e com cravos (acneica)a algumas manchas qual rotina posso seguir sem prejudicar mais minha pele

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 10/01/2022

Oi, Nezuko!
Você pode seguir a rotina recomendada neste post. 🥰

Avatar for Catrina Maclean
Catrina Maclean 06/02/2023

Este site é perfeito para todos que querem se atualizar sobre esse tópico.

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento