Quem tem a pele oleosa precisa escolher os cosméticos com muita cautela, pois um produtinho inadequado pode aumentar a oleosidade e desencadear o surgimento de espinhas e cravos no rosto, além de outros sintomas indesejados.
Nem todos que têm pele oleosa sofrem com acne, mas o problema é ainda mais frequente neste caso, devido a produção excessiva de sebo. Aparência brilhosa, aspecto mais espesso e poros dilatados são outras características comuns que causam desconforto no dia a dia, prejudicando até quem aposta na maquiagem.
A Creamy Skincare traz aqui, em parceria com a Dra. Fernanda Campos, médica dermatologista, alguns cuidados diários que ajudam a combater a oleosidade e conquistar uma pele deslumbrante. Se você quer saber quais são os melhores produtos para pele oleosa, está no lugar certo!
O que torna a pele oleosa?
A profissional aponta que o rosto oleoso surge em consequência de uma produção excedente de sebo, que pode ser causada por diversos fatores. “A pele se torna oleosa geralmente na puberdade, por causa das alterações hormonais que ocorrem nesta época. As glândulas sebáceas ficam mais ativas e produzem mais sebo, deixando-a com aspecto brilhante e pegajoso, poros mais dilatados e maior propensão a espinhas e comedões (cravinhos)”, detalha.
De acordo com pesquisas, a oleosidade atinge até 90% das mulheres jovens brasileiras, sendo este o tipo de pele predominante em nosso país. Fatores climáticos, alimentação com alto índice glicêmico, produtos inadequados, acúmulo de sujeira e herança genética também contribuem para o aumento de secreção provocado pelas glândulas sebáceas.
Como cuidar da pele oleosa
Com inúmeras particularidades, a pele oleosa pede cuidados diários e específicos, tanto pela manhã quanto à noite. “A fórmula do sucesso é a consistência, então uma rotina de skincare disciplinada é fundamental para o controle da pele oleosa” afirma a Dra. Fernanda. O ritual precisa ser agradável: “transforme-o em um momento seu”.
Antes de montar qualquer rotina, é importante identificar o seu tipo de pele e entender quais são as necessidades dela com a ajuda de um dermatologista. Somente ele poderá recomendar os produtos para pele oleosa ideais, após uma avaliação em consultório. “Lembre-se que o tratamento dermatológico é individualizado. Existe um só pra você“, alerta a especialista.
Dito isto, trazemos abaixo algumas etapas básicas e indispensáveis para qualquer rotina de skincare da pele oleosa. A dica é montar um ritual simples e eficiente com os cosméticos certos, específicos para o seu tipo de pele.
Higienizar, tonificar, hidratar e proteger
Este é o passo a passo para cuidar da pele oleosa – e qualquer outra! Confira as recomendações da dermatologista Fernanda Campos e garanta uma pele mais bonita, com aquele glow na medida certa:

Rotina diurna da pele oleosa
1. Limpeza facial
A higienização correta é indispensável. O recomendado é utilizar sabonete para pele oleosa ou gel de limpeza com ativos seborreguladores. “Evite o uso demasiado de limpadores. O ideal é limpar a pele apenas 2 vezes ao dia, o excesso causa um efeito rebote”.
2. Solução antioleosidade
Para finalizar a limpeza de maneira suave, aplique uma água micelar antioleosidade com algodão. O produto ajuda a remover as impurezas, deixando o rosto mais limpinho e uniforme, sem causar ressecamento.
“Se a pele tiver manchas ou poros muito dilatados, é possível utilizar outras soluções seborreguladoras no lugar da água micelar ou após a sua aplicação”, recomenda a profissional. O ácido tranexâmico da Creamy é uma das opções para esta etapa.
3. Antioxidante
A nossa pele necessita de um tratamento com ativos antioxidantes. A dica é optar por um produto leve, com textura sérum. “A vitamina C, além de ser um excelente anti-aging e clareador de manchas, ainda ajuda no controle da oleosidade”. Outro benefício é que ela tem o poder de potencializar a ação do filtro solar, que vem a seguir.
4. Protetor solar com toque seco
O protetor solar, assim como os outros cosméticos da rotina, deve ser específico para a pele oleosa. Escolha um produto com toque seco, textura leve, controle de oleosidade e acabamento matte.
Rotina noturna da pele oleosa
O tratamento noturno é bem similar, porém pode ser mais profundo com o uso de ácidos – seja ele antioleosidade, antiacne, antimanchas, anti-aging, redutor de poros, entre outros.
1. Limpeza facial
Durante a noite, nossa pele realiza um processo de recuperação dos danos causados aos tecidos cutâneos ao longo do dia. Por isso, a limpeza é ainda mais indispensável para manter a boa aparência e combater o brilho excessivo.
“Não deixe seus poros obstruídos. Se você usa maquiagem, a regra número 1 antes de dormir é retirá-la por completo, removendo todos os resíduos”, destaca a Dra. Fernanda. A remoção pode ser feita com demaquilante específico para pele oleosa, água micelar ou cleansing oil.
Depois de retirar toda a maquiagem, higienize a pele como de costume. À noite, lavar o rosto com água quente é tentador, mas este é um hábito que deve ser evitado, pois remove a oleosidade natural, incentivando a pele a produzir mais sebo para protegê-la.
2. Solução antioleosidade
A recomendação é a mesma da rotina diurna, com água micelar e/ou solução de tratamento da sua escolha.
3. Hidratação
A pele oleosa precisa de hidratação? A resposta é SIM! O ressecamento é uma das principais causas do envelhecimento precoce, pois prejudica a renovação celular, e isso vale para todos os tipos de pele. No entanto, o segredo é apostar em um hidratante para pele oleosa. “Amo opções com ácido hialurônico”, comenta a dermatologista.
Caso opte por uma rotina noturna com ácidos, uma ótima dica é utilizar um creme hidratante com ação calmante e protetora, para prevenir possíveis sintomas de irritação e auxiliar no fortalecimento da barreira cutânea.
4. Ácido específico para sua pele
Por fim, e muito importante: use um ácido específico para sua pele. O seu dermatologista poderá indicar o melhor para o seu caso.
“Para quem tem pele oleosa, costumo recomendar os retinóicos, passando pelo adapaleno, retinol e ácido retinóico, e os alfa-hidroxiácidos, como glicólico, lático e mandélico”, diz a Dra. Fernanda. “Peróxido de benzoíla e ácido azelaico também são ótimas opções”, finaliza.
Trate a sua pele com Creamy!
Aqui, no #CreamyBlog, você encontra muitas dicas para cuidar bem da sua pele com as melhores combinações de ativos, comprovadamente eficazes. Continue acompanhando nossas atualizações!
Dica bônus para o clã da pele oleosa: evite passar as mãos no rosto. Manipular excessivamente a pele estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo.
comentários