Rotina de skincare: passo a passo para cuidar da pele

Cuidar da pele é essencial para mantê-la saudável e elevar a autoestima! Afinal, o seu rosto é o seu maior cartão de visitas. Pensando na importância de ter uma rotina de skincare, bati um papo com o médico especialista em dermatologia Luiz Romancini – responsável pelas fórmulas incríveis da Creamy – e criei um passo a passo orientado por ele para quem deseja iniciar ou melhorar os cuidados com a pele.

O que é rotina de skincare?

Ter a pele boa não é apenas uma questão de DNA. Seus hábitos e cuidados diários estão diretamente relacionados à aparência dela. O termo skincare significa, literalmente, cuidados com a pele. Ou seja, uma rotina de skincare nada mais é do que tudo aquilo que você faz com frequência para cuidar da cútis. 

Passo a passo para cuidar da pele

Existem muitas rotinas de skincare, e todas são compostas por três etapas indispensáveis: limpeza, hidratação e proteção. Os cuidados com a pele podem ser adaptados de acordo com a necessidade de cada pessoa, mas este passo a passo é do tipo coringa: perfeito para quem não sabe por onde começar.   

É importante ressaltar a importância da escolha minuciosa dos produtos e de seus ingredientes, que devem ser adequados ao seu tipo de pele. Antes de montar a sua rotina de skincare, não deixe de consultar um dermatologista.

Rotina de skincare noturna

Primeiro passo: limpeza!

Remova os resíduos de produtos que você usou ao longo do dia e as impurezas acumuladas sobre a pele – inclusive com demaquilante, se necessário. Em seguida, lave o rosto com o produto apropriado.

“Prefira géis de limpeza e sabonetes líquidos. Evite os sabonetes em barra. Produtos sem sabão na formulação limpam gentilmente e evitam a sensação de repuxamento que ocorre quando a pele é excessivamente desidratada”, orienta o especialista Luiz.

É essencial aguardar a completa secagem da face antes de seguir ao próximo passo, pois água em excesso pode fazer com que certos ácidos ionizem ou causem irritação.

Segundo passo: tônico/solução

Pronto, agora com a pele limpa e os poros desobstruídos, é hora do tônico. No mundo dos cosméticos, encontramos vários tipos de tônicos que também podem ser chamados de soluções. Em geral, referem-se a produtos com textura mais líquida, que devem ser aplicados antes de produtos mais densos e cremosos.

Existem tônicos e soluções com funções e propriedades diferentes: podem ser ácidos, hidratantes, clareadores, entre outros. Não esqueça de aguardar a absorção completa de cada produto aplicado antes de seguir para o próximo passo.

Dica cremosa: O Creamy de Ácido Tranexâmico entra nesta etapa da sua rotina de skincare. Ele é uma solução clareadora com ação seborreguladora e hidratante, que promove uma esfoliação química suave. O resultado é uma pele iluminada e uniforme, além de atuar prevenindo e melhorando manchas solares ou hiperpigmentações geradas pela acne, por exemplo. Também é um ótimo aliado no tratamento do melasma, podendo ser usado tanto de dia quanto à noite.  

Terceiro passo: hidratação

Sua pele já está limpa e equilibrada, pronta para receber o hidratante de sua preferência, que deve ser cuidadosamente escolhido para o seu tipo de pele (seca, oleosa, mista ou sensível). Aprenda a identificar o seu tipo de pele clicando aqui.

rotina de skincare passo a passo

Prefira cremes, géis, géis-creme ou séruns não comedogênicos e livres de óleos minerais, pois hidratam a pele respeitando a produção natural de óleo.

De um modo geral, quanto mais oleosa a sua pele for, mais líquido deve ser o produto aplicado (sérum, gel ou gel-creme). Em caso de peles muito secas, dê preferência a hidratantes em creme ou loções. Para a rotina de skincare de peles mistas a oleosas, os géis-creme combinam a leveza do gel com o toque gentil do creme.

Dica cremosa: se você usa os nossos ácidos de tratamento, saiba que o hidratante é um passo opcional na rotina – indicado para peles sensíveis – antes ou depois do Creamy, de acordo com a necessidade. 

Quarto passo: creme de tratamento

Siga aplicando seu creme de tratamento, que pode ser direcionado para renovação celular, hidratação profunda, antiacne, clareamento, anti-rugas… A dica é iniciar a aplicação com a pele sequinha, cerca de 20 minutos depois de higienizar / hidratar.

“Se estiver usando algum AHA (ácido glicólico, ácido mandélico ou ácido lático, por exemplo), você deve usar o produto na pele totalmente seca, evitando o contorno dos olhos, dos lábios e do nariz. Inicie aplicando quantidades pequenas em noites alternadas. De acordo com sua tolerância, aumente a quantidade e a frequência até conseguir aplicar o produto todos os dias sem sentir os efeitos colaterais (ardência, ressecamento, pinicação, descamação). Se algum desses efeitos persistir, suspenda o uso”, alerta Romancini.

Dica cremosa: quando falamos dos Creamys, uma dúvida muito comum é se pode usar todos os AHAs na mesma rotina de skincare. Sim, é possível, desde que sejam aplicados em noites alternadas. Por serem esfoliantes químicos, o azulzinho, rosinha e laranjinha jamais devem ser usados juntos.  

Rotina de skincare diurna

Primeiro passo: limpeza

A limpeza diurna não precisa ser tão agressiva quanto a noturna. Você só necessita de uma higienização suave a fim de eliminar os produtos aplicados na noite anterior. Não recomendamos esfoliar a pele pela manhã. Também não é obrigatório o uso do tônico, principalmente se o produto contém AHAs em sua formulação. 

Dica cremosa: o complexo clareador mais poderoso do momento, nosso Ácido Tranexâmico, não é um AHA. O seu uso está liberado pela manhã, logo após a higienização da pele. 

Segundo passo: antioxidante

Com a pele previamente limpa, é o momento ideal para você aplicar seu antioxidante, de preferência em sérum ou líquido, que pode conter vitamina C, vitamina E, ácido ferúlico, resveratrol ou qualquer combinação de antioxidantes indicados para o seu tipo de pele. Eles neutralizam os radicais livres, reforçando a defesa natural da pele, prevenindo danos causados pela poluição e pela exposição solar.

Dica cremosa: a fórmula da Vitamina C da Creamy conta com dois tipos de vitamina C (glicosilada e ácido ascórbico ethyl), além de vitamina E e ácido ferúlico, que garantem ação prolongada. Quando usada pela manhã, antes do filtro solar, potencializa a proteção contra os radicais livres. 

rotina de skincare

Terceiro passo: protetor solar

Na sequência, inicie a aplicação do seu protetor solar. Escolha o produto adequado ao seu tipo de pele e reaplique conforme orientado pelo fabricante e pelo seu dermatologista, a fim de garantir que sua pele esteja protegida até o sol se pôr.

Dica cremosa: usa ácidos na sua rotina, diurna ou noturna? Nunca, jamais, nunquinha mesmo, esqueça de passar o filtro solar pela manhã. 

Importante!

“Rotinas que contemplam a esfoliação química não devem ser realizadas junto com qualquer esfoliação física, pois podem romper a barreira da pele, deixando entrar toxinas e resíduos capazes de causar alergia e irritação”, finaliza Luiz.

Ficou com dúvidas? Deixe o seu comentário! Não sabe como escolher o seu Creamy? Confira dicas!

Artigo de Jess Carvalho, atualizado por Carolinne Moraes

(Visited 11.701 times, 144 visits today)

34 Comentários Rotina de skincare: passo a passo para cuidar da pele

  1. Stephanie março 23, 2021 at 12:22 am

    Olá, desculpe, mas a aplicação do hidratante é muito importante ser feita *depois* do creme de tratamento, principalmente quando se trata dos creamys. Por terem uma consistencia mais pesada (seja ela gel, serum (sim, mesmo sendo serum ainda pode ser grosso e pesado, o que para um hidratante noturno é o mais preferivel) ou creme) os hidratantes sao o passo final, a mascara que vai segurar os produtos durante a noite.

    Responder
    1. Carol Moraes março 23, 2021 at 2:22 pm

      Oi, Stephanie! Tudo bem?
      A ordem de aplicação dos produtos de skincare costuma ser do mais líquido ao mais pesado. Como os Creamys são os ácidos AHAs mais concentrados do mercado, indicamos que o hidratante seja usado antes do produto, com o objetivo de criar uma barreira física que protege a pele. Esse passo é opcional, recomendado para peles sensíveis, que possam ficar irritadas nas primeiras aplicações dos Creamys. Se sentir a necessidade de passar o hidratante depois, também não tem problema! É importante levar em conta as características únicas da sua pele para montar a melhor rotina. 🥰
      Conte sempre com a gente!

      Responder
      1. Mariane março 27, 2021 at 4:21 pm

        qual o hidratante indicado para a linha de vocês? Estou precisando renovar meus produtos. Acabou tudo e estou pensando em usar a linha da Creamy, testar! Usava uma linha importada, com sérum, age para rosto e olhos, me dava super bem, uso a agua micelar da bioderma e não uso tônico. minha pele é normal e sensivel. uso o filtro solar da bioderma.

        Responder
        1. Carol Moraes março 30, 2021 at 2:48 pm

          Oi, Mariane, tudo bem?
          Não recomendamos nenhum hidratante em específico. Há muitas opções disponíveis, o mais importante é que seja um produto adequado para o seu tipo de pele. Um hidratante simples, sem funções extras, já está perfeito. 🧡 Ah! O uso também vai da sua necessidade – se será antes ou depois do Creamy.
          Se achar que não precisa, não tem problema, pois os nossos produtos já possuem ativos hidratantes.
          Conte com a gente sempre que precisar!

          Responder
  2. Rejanilys Assis abril 12, 2021 at 10:04 pm

    No final do texto está dizendo ““Rotinas que contemplam a esfoliação não devem ser realizadas mais que uma vez por semana, pois podem romper a barreira da pele, deixando entrar toxinas e resíduos que podem causar alergia e irritação”, finaliza Luiz.”
    Se não pode esfoliar mais que uma vez na semana, como vocês indicam o uso dos creamy’s alternados diariamente (o azul e o rosa), sendo que ambos fazem um processo de esfoliação química?!

    Responder
    1. Carol Moraes abril 14, 2021 at 4:48 pm

      Oi, Rejanilys, tudo bem? Neste trecho do texto, o Dr. Luiz estava se referindo à esfoliação física, que não deve ser feita junto com a química, na mesma rotina de skincare.
      Nossos Creamys realizam a esfoliação química superficial da pele, podendo ser usados diariamente em noites alternadas (no caso do Mandélico, Lático e Glicólico). De qualquer forma, é importante ressaltar a importância do acompanhamento médico para evitar irritações e alergias.
      Já ajustamos essa informação no final do artigo, tá? Agora está mais claro! Agradecemos o seu comentário! 😻

      Responder
  3. Alex abril 16, 2021 at 4:04 pm

    oi, eu tenho uma dúvida sobre qual eu deve usar primeiro e dps e quando eu devo usar, pois comprei os 5 produtos.

    Responder
    1. Carol Moraes abril 18, 2021 at 11:02 pm

      Oi, Alex! Que maravilha, hein? 😻
      O verdinho entra como segundo passo da sua rotina de skincare (noturna ou diurna), logo após a limpeza da pele e antes de qualquer outro Creamy.
      Os ácidos Mandélico (rosinha), Lático (amarelinho) e Glicólico (azulzinho) devem ser aplicados somente à noite. A dica é intercalar o uso deles, de acordo com a tolerância da sua pele. Como expliquei no texto, por serem esfoliantes químicos, esses três não devem ser usados juntos na mesma noite, tá?
      A Vitamina C, nosso antioxidante, funciona melhor na rotina diurna, seguida pelo protetor solar, pois potencializa a proteção contra os radicais livres.
      Para saber mais sobre o modo de uso dos produtos, basta entrar em contato pelo e-mail: sac@creamy.com.br 💖

      Responder
  4. Kelly Silva abril 20, 2021 at 12:30 am

    Olá, posso usar o creamy ( rosinha) com o creamy ( verdinho) juntos?

    Responder
    1. Carol Moraes abril 20, 2021 at 9:00 pm

      Oi, Kelly!
      Pode sim! 💚💖 Nossa sugestão é usar essa duplinha na sua rotina de skincare noturna. O passo a passo é o seguinte: com a pele limpinha e sequinha, aplique o verdinho. Cerca de 20 minutos depois, quando a pele estiver sequinha novamente, passe o rosinha. O uso de um creme hidratante é opcional, antes ou depois do rosinha. 😽

      Responder
  5. SIMONE abril 20, 2021 at 10:54 am

    Bom dia! Comprei os 5 Creamys! Posso usar aviso hialuronico,.como hidratante, após algum dos Creamys? Obrigada.

    Responder
    1. Carol Moraes abril 20, 2021 at 8:41 pm

      Oi, Simone!
      Oba, que incrível. Vai ficar com a pele mais maravilhosa então! 😻
      Pode usar o Ácido Hialurônico sim, não tem problema algum!

      Responder
  6. Nilma abril 20, 2021 at 9:50 pm

    Olá! durante o tratamento com creamy eu não posso utilizar nenhum esfoliante químico? nem durante o dia? Obrigada

    Responder
    1. Carol Moraes abril 22, 2021 at 2:34 pm

      Oi, Nilma!
      Os ácidos da Creamy fazem a esfoliação química da pele, que pode ser realizada todos os dias, de acordo com a sua tolerância.
      Não recomendamos fazer esfoliação física junto com a química, pois pode sensibilizar demais e causar irritações.
      Caso queira fazer as duas na mesma rotina, comece com muita cautela, observando atentamente como a sua pele vai reagir. Se notar qualquer reação incômoda, interrompa o uso dos produtos e da esfoliação física.

      Responder
  7. Gabriela abril 20, 2021 at 10:48 pm

    Olá, minha pele é oleosa e acneica, já usei medicação mas agora quero tentar outras alternativas para acabar com a acne e pelo menos diminuir a oleosidade, qual seria o creamy ideal para o meu objetivo? O rosa ou o azul?

    Responder
    1. Carol Moraes abril 23, 2021 at 1:03 pm

      Oi, Gabriela!
      Tanto o rosinha quanto o azulzinho são perfeitos para controlar a oleosidade e equilibrar a pele que tem tendência a acne. Você pode intercalar o uso dos dois, em noites alternadas, para garantir resultados ainda melhores.
      Para escolher apenas um, é preciso considerar outras características da sua pele. Por exemplo: se quiser diminuir as manchas e controlar a oleosidade, vai de rosinha. Já para controlar a oleosidade e diminuir o tamanho dos poros, o azulzinho pode ser o escolhido.
      Os dois são incríveis, independente da sua escolha, temos certeza que você vai amar! 💖💙

      Responder
  8. Júllia abril 20, 2021 at 11:26 pm

    Ameeei, estava precisando dessas dicas, obrigada! 💖💖

    Responder
    1. Carol Moraes abril 22, 2021 at 2:22 pm

      Oi, Júlia!
      Oba, obrigada pelo feedback. 😻
      Tem post novo por aqui toda semana, continue acompanhando. 💙

      Responder
  9. Patricia abril 21, 2021 at 7:02 pm

    Olá Carol! Tenho gostado muito dos seus conteúdos que ando recebendo!
    Uso o creamy azulzinho em dias alternados e depois de um serum hidratante.

    Sobre nunca esquecer o protetor solar: SEMPRE que precisarei sair de casa eu passo o protetor, mas nesses tempos de home office tem dias que só fico dentro de casa e acabo não passando. Tudo bem não passar quando não se tem exposição direta a luz solar?

    E outra dúvida, no final tem a recomendação de não usar esfoliações físicas quando se tem uma rotina com esfoliação química. Eu andava passando o creamy azulzinho na seg, qua e sexta, e aos domingos fazia uma esfoliação física com um limpador esfoliante na hora da limpeza. Então isso não está correto? Se eu passo o azulzinho em dias alternados não devo pensar em usar um esfoliante físico?

    Obrigada

    Responder
    1. Carol Moraes abril 23, 2021 at 12:45 pm

      Oi, Patricia!
      Agradecemos o seu feedback sobre os nossos conteúdos! 💖
      O uso do protetor solar é importante mesmo em casa, pois os raios solares que entram e iluminam a residência podem ser nocivos, mesmo que em menor intensidade. A luz do computador também é prejudicial, por isso nossa dica é usar um filtro com proteção UVB, UVA e contra a luz visível. 🥰 É melhor prevenir qualquer incômodo, né?
      Sobre a esfoliação física, se você está fazendo dessa forma e não teve nenhuma reação indesejada, como aumento da sensibilidade ou ressecamento da pele, pode seguir a mesma rotina normalmente. No entanto, não recomendamos a esfoliação física em paralelo à esfoliação química, pois a pele pode ficar mais sensível ao longo do tempo.
      Conte sempre com a gente! 😽

      Responder
  10. lorena abril 22, 2021 at 3:22 pm

    Olá, vou começar uma rotina alternando o uso do ácido lático com o mandélico, gostaria de saber se a usar argila uma vez por semana ou fazer uma esfoliação iria interferir no processo, e também, se usando os creamys seria necessário o uso de protetor solar mesmo dentro de casa?

    Responder
    1. lorena abril 22, 2021 at 5:26 pm

      Também tive duvida em relação a depilar o rosto com lamina, se o ácido daria alguma reação 🙂

      Responder
      1. Carol Moraes abril 22, 2021 at 5:31 pm

        Oi, Lorena!
        Não recomendamos a aplicação de ácidos sobre a pele lesada, sensível ou irritada.
        No dia em que depilar o seu rosto, a dica é evitar o uso do Creamy para prevenir possíveis incômodos.

        Responder
    2. Carol Moraes abril 22, 2021 at 7:39 pm

      Oi, Lorena!
      O uso da argila não deve influenciar negativamente o tratamento com os Creamys, mas caso perceba qualquer reação estranha, interrompa a aplicação deles imediatamente. Se a sua pele não está adaptada ao uso dos ácidos, o ideal é começar da forma mais isolada possível, para entender como ela vai reagir a cada produto. Assim, fica mais fácil identificar qual deles influenciou qualquer possível reação. No início, use apenas um dos Creamys por até 10 dias, evitando outros cosméticos. Após esse período, introduza o outro ácido em noites alternadas. A esfoliação física não é recomendada, pois a pele pode ficar mais sensível e desenvolver reações indesejadas com o uso do Creamy.
      O protetor solar deve ser aplicado mesmo em casa, pois a prevenção é fundamental para uma boa rotina de skincare e saúde da cútis. A luz do computador também é prejudicial, e a luminosidade do sol que entra em casa pode conter raios nocivos, mesmo que em menor quantidade. Opte por um filtro com proteção UVB, UVA e contra a luz visível. 🥰

      Responder
  11. Priscila Souto abril 23, 2021 at 5:42 pm

    Oie, amore estou gestante será que posso usar o azul ou o rosa para controle das manchas?

    Responder
    1. Carol Moraes abril 25, 2021 at 4:02 pm

      Oi, Priscila!
      Pedimos que converse com o seu médico ou médica antes de iniciar qualquer tratamento com nossos Creamys.
      Esse momento tão especial exige todo o cuidado possível. 🥰

      Responder
  12. Fabiana abril 25, 2021 at 9:49 pm

    Olá! Eu passei por uma reconstrução facial, tenho titânio no rosto, eu posso utilizar os produtos da Creamys?

    Responder
    1. Carol Moraes abril 26, 2021 at 3:20 pm

      Oi, Fabiana!
      É melhor consultar o médico que está acompanhando o caso, pois somente um profissional pode liberar ou não o uso de cosméticos após a reconstrução facial. 😽

      Responder
  13. Rafaela abril 27, 2021 at 5:41 am

    Oi, estou usando um hidratante com filtro solar na minha rotina diurna e depois passo o ácido mandelico, pode dar alguma alteração no resultado?

    Responder
    1. Carol Moraes abril 29, 2021 at 6:58 pm

      Oi, Rafaela!
      Não recomendamos o uso do Creamy Mandélico em sua rotina diurna sob nenhuma circunstância. O ácido naturalmente deixa a pele mais sensível e a exposição ao sol pode levar a resultados indesejados. Mesmo com o uso do filtro solar, o uso do Creamy Mandélico é exclusivamente noturno.
      Em relação ao hidratante com filtro solar na sua rotina diurna, se o produto tiver FPS 30 ou superior + proteção UVA e UVB, pode continuar usando tranquilamente. 🌻

      Responder
  14. Roberta Pijanovyski abril 30, 2021 at 11:55 pm

    Olá, posso usar o amarelinho pela manhã junto com o verdinho?

    Responder
    1. Carol Moraes maio 3, 2021 at 7:11 pm

      Oi, Roberta!
      Não pode não! 😬 Não recomendamos o uso do Creamy amarelinho em sua rotina diurna sob nenhuma circunstância. O ácido naturalmente deixa a pele mais sensível e a exposição ao sol pode levar a resultados indesejados. Mesmo com o uso do filtro solar, o uso do amarelinho é exclusivamente noturno.
      Você pode usar o verdinho e amarelinho à noite, sobre a pele limpa e seca. 🌻💛

      Responder
  15. Bruno maio 7, 2021 at 12:10 pm

    Oi, posso usar o laranjinha de manhã e o azul a noite?

    Responder
    1. Carol Moraes maio 7, 2021 at 1:47 pm

      Oi, Bruno! Pode sim.
      Recomendamos usar o laranjinha de manhã, antes do protetor solar, e o azulzinho sempre à noite. 🥰

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *