Skincare para pele oleosa: como controlar a oleosidade?

A oleosidade excessiva é um verdadeiro desafio a ser enfrentado, especialmente nos dias mais quentes. O brilho excessivo e a sensação de pele “pesada” acabam causando insegurança e desconforto, não é mesmo? Porém, se você sofre desse mal, não se preocupe! Com o skincare para pele oleosa, a situação é controlável.  

Quer saber como fazer para regular a oleosidade da pele? Então, fica ligadinho aqui no nosso conteúdo! Separamos informações importantes sobre o tema, com dicas de skincare para pele oleosa que ajudam a cuidar corretamente da cútis, mantendo-a sempre impecável e saudável. Vamos lá? 

Entendendo melhor a pele oleosa

Para criar uma rotina de skincare para pele oleosa, primeiramente, é preciso entender mais sobre essa condição. Conhecer melhor a sua cútis dá uma noção maior de quais produtos são mais adequados ao seu tipo de pele. Contudo, tenha atenção: isso não anula a necessidade de visitar um dermatologista.

De acordo com o Dr. Luiz Romancini, nosso médico dermatologista, “a pele oleosa é uma condição que acontece pela produção excessiva de sebo, que é predominantemente geneticamente determinada”. 

O especialista em pele completa explicando que essa condição “pode ser exacerbada por diversos fatores como dieta, influência hormonal (puberdade, uso de contraceptivos ou implantes hormonais, reposição hormonal e doenças endócrinas, por exemplo), além de fatores externos como poluição e higiene inadequada”. 

As principais características dela, além daquele óleo incômodo que fica na superfície, são brilho excessivo, poros dilatados e sensação de pele pesada. Em alguns casos, há maior tendência à acne e são necessários outros tratamentos para controle das espinhas.

Tem como deixar de ter pele oleosa? 

“A produção de sebo pela pele é feita de maneira contínua, devido estímulos internos, com o intuito de formar um filme sobre a pele a fim de impedir a perda de água para o meio, além da consequente desidratação da pele”, explica o Dr. Luiz.

Sendo assim, a produção de sebo pela pele não pode — e nem deve — ser impedida, pois ela tem uma função essencial. Porém, há formas de se livrar da sensação incômoda do excesso de oleosidade.

O Dr. Luiz ensina que “o que podemos fazer é utilizar produtos específicos que, a curto prazo, removam o excesso de oleosidade e, a longo prazo, reduzam a produção de sebo, sem reduzir em excesso, a ponto da pele ressecar”. 

O principal método para isso é manter um skincare para pele oleosa. Com os produtos certos, mais os cuidados necessários, você consegue melhorar muito essa sensação desconfortável e ficar ainda mais seguro com a pele do seu rosto. 

Quer saber como? Então, confira a seguir o passo a passo de skincare para pele oleosa e mantenha a pele limpa e leve o dia todo! Porém, lembre-se: antes de iniciar qualquer tratamento, é importante se consultar com o dermatologista para ter os resultados esperados.

Passo número 1: utilize os produtos corretos para a sua pele

O primeiro — e mais importante — passo é saber escolher os produtos certos para o tipo de pele oleosa. Isso porque, se aplicar um creme destinado para peles com outras características no seu rosto, você não conseguirá controlar a produção de sebo, correndo o risco de piorar a sensação de oleosidade. 

skin care pele oleosa

Os produtos para skincare de pele oleosa são mais levinhos, geralmente soluções aquosas, em sérum, gel ou gel-creme, mais fáceis de serem absorvidas pela pele. Para cosméticos, como protetores solares, o ideal é optar por fórmulas oil control. 

Passo número 2: mantenha a pele sempre limpa

Provavelmente, esse ponto vai agradar muito os donos de pele oleosa. É preciso manter a cútis sempre limpinha, mas tem um segredo para isso: nunca lavar o seu rosto com água muito quente, nem exagerar. Lavar a pele duas vezes por dia já basta. 

O segredo do melhor skincare para pele oleosa é justamente não exagerar. Lave o rosto de manhã e à noite, de preferência com um gel de limpeza. Além de não agredir a pele, ele promove uma limpeza mais profunda, dando uma sensação gostosa de pele leve e fresca. 

Passo número 3: hidratação é necessária

Essa é uma dúvida muito comum entre quem vai iniciar o skincare para a pele oleosa: “se já há uma produção excessiva de sebo, então não é uma boa ideia hidratar, certo?”. Errado! 

Justamente por ser oleosa, é muito importante manter a pele sempre bem hidratada. Assim, você vai mantê-la íntegra para utilizar seus produtos antiacne com maior segurança. “Uma pele bem hidratada evita a irritação que pode ser causada pelo uso de cosméticos antiacne, principalmente os que utilizam ácidos na sua composição”, explica Dr. Luiz. 

Outro segredinho aqui: escolha hidratantes leves, à base de água. As opções em gel creme também são ótimas para as peles oleosas. Elas hidratam e são absorvidas rapidamente, sem deixar uma sensação incômoda ao longo do dia.

Passo número 4: tenha um ácido como melhor amigo

Se tem uma coisa que não pode faltar no kit de skincare para pele oleosa é um ácido. Os AHAs (alfa-hidroxiácidos) como os ácidos lático, mandélico e glicólico são excelentes opções. Além de ajudar na hidratação da pele, esses ativos são perfeitos para reduzir a aparência dos poros e promover uma esfoliação química, evitando assim a formação de comedões. 

Não sabe qual ácido escolher? Aqui você encontra mais informações sobre os AHAs, que te ajudarão a escolher o melhor para o seu tipo de pele e condição. 

Controlando a oleosidade, esse cosmético também garante uma pele rejuvenescida. Maravilhoso, não é mesmo? O melhor de tudo é que o nosso ácido glicólico é levinho e muito poderoso! Vale a pena o teste. 

Passo número 5: use e abuse da vitamina C

A vitamina C também é um ótimo ativo para compor o skincare para pele oleosa, além de proteger a pele dos radicais livres, por conta da ação antioxidante. Por auxiliar na proteção contra luz visível, ela potencializa o protetor solar.

Passo número 6: Mantenha a pele sempre protegida

De nada adianta manter um skincare para pele oleosa eficaz, se não utilizar o protetor solar. Aliás, o uso dele deve ser obrigatório para quem utilizar ácidos, como o glicólico mencionado acima. Por proteger dos raios nocivos do sol, o filtro solar também é o melhor anti-idade que você pode ter! 

Gostou? Confira mais conteúdos como este! 

Gostou de saber mais sobre skincare para pele oleosa? Então, com certeza, você vai gostar dos outros conteúdos do Blog Creamy! Aqui você encontra mais dicas de como ter uma pele incrível e saudável. Não deixe de acompanhar nossas publicações.    

(Visited 353 times, 11 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *