É possível controlar a oleosidade da pele por meio do skincare? Veja 5 dicas!

É possível controlar a oleosidade da pele por meio do skincare? Veja 5 dicas!

atualizado em publicado em 25 de julho de 2022 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 5 minutos

A oleosidade é um verdadeiro desafio a ser enfrentado, especialmente nos dias mais quentes. O brilho excessivo e a sensação de pele “pesada” podem causar insegurança e desconforto, por isso, é preciso encontrar formas de como controlar a oleosidade da pele

Antes disso, é importante conhecer a própria pele para não a danificar durante o processo. A seguir, entenda um pouco mais sobre o controle de oleosidade do rosto e descubra como o skincare pode ser um grande aliado contra o excesso de sebo.

Entendendo melhor a pele oleosa

Para aprender como controlar a oleosidade da pele, primeiro, é preciso entender mais sobre essa condição. Conhecer melhor o seu tipo cutâneo dá uma noção maior de quais produtos são mais adequados para a sua rotina. Porém, isso não anula a necessidade de visitar um dermatologista.

De acordo com o Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em Dermatologia, “a pele oleosa é uma condição que acontece pela produção excessiva de sebo, predominantemente geneticamente determinada”. 

O especialista completa, explicando que essa condição pode ser exacerbada por diversos fatores: “dieta e influência hormonal (puberdade, uso de contraceptivos ou implantes hormonais, reposição hormonal e doenças endócrinas, por exemplo), além de fatores externos, como poluição e higiene inadequada”.

Além da oleosidade incômoda que fica na superfície, as principais características desse tipo de pele são: brilho excessivo, poros dilatados e sensação de visual pesado. Em alguns casos, há maior tendência à acne, sendo necessários outros tratamentos para controle dos cravos e das espinhas.

É possível deixar de ter a pele oleosa?

“A produção de sebo pela pele é feita de maneira contínua, devido a estímulos internos, com o intuito de formar um filme para impedir a perda de água para o meio, além da consequente desidratação”, explica Dr. Luiz.

Sendo assim, a produção de sebo não pode — e nem deve — ser impedida, pois tem uma função essencial. Porém, há formas de se livrar da sensação incômoda do excesso de oleosidade.

O que é possível fazer é utilizar produtos específicos que, a curto prazo, removem o excesso de oleosidade. A longo prazo, esses tratamentos para pele oleosa reduzem a produção de sebo de forma equilibrada, sem causar ressecamento.

Um dos principais métodos de como controlar a oleosidade da pele é manter um skincare voltado para isso. Com os produtos certos e os cuidados necessários, você melhora muito essa sensação desconfortável e fica ainda mais seguro(a) com o seu rosto. Confira algumas dicas:

1. Utilize os produtos corretos para a sua pele

O primeiro (e mais importante) passo é saber escolher os produtos certos para a pele oleosa. Isso porque, ao aplicar um creme destinado para outras características no seu rosto, você não consegue controlar a produção de sebo, correndo o risco de piorar a sensação de oleosidade. 

Os produtos voltados para os cuidados com a pele oleosa são mais leves. Geralmente, são soluções aquosas, em sérum, gel ou gel-creme, mais fáceis de serem absorvidos. Para cosméticos, como protetores solares, o ideal é optar por fórmulas oil control. 

2. Mantenha a pele sempre limpa

Para ter uma pele saudável, é preciso mantê-la sempre limpa. Existem algumas recomendações importantes em relação a esse cuidado: nunca utilize água quente, não exagere nas lavagens e use produtos adequados.

O segredo de um skincare para pele oleosa é justamente não exagerar. Lave o rosto de manhã e à noite, de preferência, com um gel de limpeza. Além de não agredir a pele, ele promove uma limpeza mais profunda, dando uma sensação gostosa, leve e fresca. 

como controlar a oleosidade da pele interna

3. Nunca deixe de hidratar

Acreditar que a hidratação vai piorar a produção de sebo é um mito muito comum entre quem busca como controlar a oleosidade da pele. Porém, justamente por ser oleosa, é muito importante mantê-la sempre bem hidratada. 

Assim, você a preserva íntegra para utilizar produtos antiacne com maior segurança. “Uma pele bem hidratada evita a irritação que pode ser causada pelo uso de cosméticos antiacne, principalmente os que utilizam ácidos na composição”, conta Dr. Luiz. 

Outro segredinho: escolha hidratantes leves, à base de água. As opções em gel-creme também são ótimas para controlar a oleosidade da pele. Elas hidratam e são absorvidas rapidamente, sem deixar uma sensação incômoda ao longo do dia.

4. Utilize AHAs

Se tem uma coisa que não pode faltar em um kit de skincare para pele oleosa é um AHA. Os alfa e beta-hidroxiácidos são excelentes opções, que ajudam na hidratação, reduzem a aparência dos poros e promovem uma esfoliação química, evitando a formação de comedões. 

A melhor maneira de escolher o AHA ideal para você é observar os demais ingredientes presentes na fórmula do cosmético. Assim, é possível corrigir outros problemas cutâneos que te incomodam, ao mesmo tempo que trata o excesso de produção de sebo.

5. Use vitamina C e proteja a pele

A vitamina C também é um ótimo ativo para compor o skincare para pele oleosa, pois protege contra os radicais livres por conta da ação antioxidante. Por auxiliar na proteção contra luz visível, ela potencializa o protetor solar.

Contudo, sozinha não é suficiente para proteger a pele contra os raios solares nocivos. Por isso, sempre invista em um protetor solar potente, não comedogênico e de textura leve.

Cuide da sua pele com a Creamy!

Gostou de saber mais sobre o controle da oleosidade na pele? Então, com certeza, você vai gostar dos outros conteúdos do blog da Creamy! Aqui, você encontra mais dicas de como ter uma pele incrível e saudável. Não deixe de acompanhar nossas publicações!    

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento