Pele irritada: confira como cuidar da pele sensibilizada

Pele irritada: confira como cuidar da pele sensibilizada

atualizado em publicado em 13 de dezembro de 2022 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

Muitos fatores podem deixar a pele irritada, como o uso de produtos não indicados para seu tipo de pele, mudanças climáticas bruscas e até uma predisposição genética. 

Muitas vezes, o rosto irritado é confundido com a pele sensível, também chamada de reativa. Enquanto a irritação é uma situação momentânea, a pele reativa é uma característica permanente, com baixa tolerância ao uso de certos cosméticos.

Como a irritação pode acometer qualquer tipo de pele, é importante cuidar do seu rosto nesses momentos. A saúde dele depende diretamente da eficácia da sua rotina de skincare. 

Por isso, é muito importante receber orientação especializada. Conversamos com o Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia, para trazer as dicas de cuidados com a pele do rosto irritada.

O que pode deixar a pele irritada?

A irritação pode surgir por inúmeros motivos. No inverno, o ar seco pode ressecar a pele trazendo irritação para o rosto. No verão, a exposição solar intensa também pode deixar sua pele irritada e coçando. 

Outro fator comum é a pele do rosto vermelha e irritada após depilação com cera. A cera quente sensibiliza a pele por conta do calor, deixando o rosto mais propenso a inchaços e vermelhidão. Já a cera fria pode causar manchas escuras no local, devido ao trauma de retirar os pelos. 

Além disso, o uso incorreto de cosméticos com ácidos pode trazer grandes prejuízos para a saúde da pele, como alergias e até queimaduras leves. Se você utiliza AHAs em sua rotina de skincare, é muito importante seguir as orientações do fabricante para evitar danos. 

Como já dissemos, os cuidados com a pele do rosto irritada por uso de ácidos e outros fatores envolvem reservar um tempo do seu dia para usar produtos indicados para seu tipo de pele. 

Como identificar a pele irritada? 

O uso de ácidos, procedimentos estéticos e exposição solar sem proteção são causas comuns de pele irritada. Quem já passou por isso sabe do desconforto: repuxamento, vermelhidão, ardência, sensação de calor, entre outros sintomas. 

Como evitar a irritação da pele?

A etapa de hidratação é a mais importante para evitar a pele irritada. Se a sua é sensível, o Dr. Luiz indica “usar limpadores suaves indicados [para pele sensível] e hidratar bem. Nesse período, evite o uso de ácidos secativos, tanto nos produtos de limpeza quanto nos de tratamento”. 

O Creamy Calming Cream foi elaborado especialmente para peles sensibilizadas que precisam dar um up na hidratação enquanto promove alívio dos sintomas da irritação como vermelhidão e ardência. Indicada para todos os tipos de pele, a fórmula contém o exclusivo Hypskin™, que atua reforçando a proteção da pele. Além disso, ele reduz o processo de irritação e inflamação causado por agentes externos.

Já o Creamy Intensive Repair é um creme hidratante reparador que trata a vermelhidão recorrente da pele reativa. Ele é indicado para peles sensíveis e intolerantes, trazendo um poderoso e exclusivo peptídeo neurocosmético que reduz a produção de substâncias inflamatórias. Bem indicado para melhora nos sintomas de rosácea e dermatite atópica facial. 

Sempre aplique o hidratante antes de produtos com AHAs e BHA, para proteger sua pele de qualquer dano. Fortalecer a barreira de proteção é fundamental para manter a pele saudável e bonita. 

Busque sempre produtos e cosméticos indicados para seu tipo de pele para mantê-la equilibrada. Assim, ela fica pronta para receber tratamentos mais potentes e outros procedimentos, como a depilação e a exposição solar. 

Qual é a rotina de cuidados para a pele irritada?

Para a pele sensível, Dr. Luiz é categórico: “a limpeza ocorre duas vezes ao dia, no máximo e com limpadores suaves”. Aposte em sabonetes com texturas em gel ou loção-creme, que limpam sem agredir o rosto. 

“Filtros solares voltados para a pele sensível e cremes hidratantes com propriedades calmantes”, elenca o doutor, são outras duas etapas essenciais para uma rotina de cuidados do rosto sensível. 

Em qualquer etapa do skincare, é interessante investir em produtos com ceramidas e ácidos graxos, que reforçam a barreira natural da pele, assim como glicerina e vitamina E, que mantêm a pele hidratada e protegida. 

Ingerir bastante líquidos também turbina a hidratação do corpo, facilitando a recuperação da pele irritada. Então, procure investir em uma dieta com alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes para ajudar na renovação celular. 

Porém, se você tiver a pele irritada, vermelha e coçando por um longo período, mesmo após tomar todos esses cuidados, é fundamental visitar um médico dermatologista de confiança. Apenas um profissional capacitado pode avaliar seu caso e recomendar o tratamento necessário para sua pele. 

A Creamy cuida da sua pele irritada com praticidade!

Após saber mais sobre pele irritada, que tal conhecer um pouco mais sobre nossos itens de skincare? Os produtos da Creamy foram elaborados com propriedades essenciais para manter a saúde da pele e descomplicar o momento de cuidados com o rosto. Adicione seus favoritos no carrinho e receba-os no conforto do seu lar!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento