Pele irritada? Saiba como cuidar do rosto sensibilizado

Pele irritada? Saiba como cuidar do rosto sensibilizado

Atualizado em Dec 14, 2021 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

Há muitos fatores que podem deixar a pele irritada, como uso de produtos não indicados para seu tipo de pele, mudanças climáticas bruscas e até mesmo predisposição genética. 

Muitas vezes, a pele irritada é confundida com a pele sensível, também chamada de reativa. Enquanto a irritação é uma situação momentânea, a pele reativa é uma característica permanente, com baixa tolerância ao uso de certos cosméticos.

Como a irritação pode acometer qualquer tipo de pele, é importante cuidar do seu rosto nesses momentos. A saúde dele depende diretamente da eficácia da nossa rotina de skincare. 

Por isso, é tão importante receber orientação especializada. Conversamos com o Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em Dermatologia, para saber como acalmar a pele irritada.

Como identificar a pele irritada? 

O Dr. Luiz Romancini cita “a baixa tolerância a produtos ácidos como AHAs, retinóides e BHA” como uma das principais características da pele irritada. Essa baixa tolerância pode ser identificada facilmente. 

Uma das dicas do doutor para perceber se algum produto está causando irritação é se há “vermelhidão recorrente ou subsequente à aplicação de produtos”. Caso isso esteja ocorrendo, descontinue imediatamente sua aplicação. 

Sensação de repuxamento, aumento da sensibilidade, ardência e descamação também são sinais de que há irritação na pele. Tudo isso pode ser evitado com uma rotina de cuidados específicos para seu tipo de rosto.

O que pode deixar a pele irritada?

A irritação pode surgir por inúmeros motivos. No inverno, o ar seco pode ressecar a pele trazendo irritação para o rosto. No verão, a exposição solar intensa também pode deixar sua pele irritada e coçando. 

Outro fator comum é a pele irritada após depilação com cera. A cera quente sensibiliza a pele por conta do calor, deixando o rosto mais propenso a inchaços e vermelhidão. Já a cera fria pode causar manchas escuras no local devido ao trauma de retirar os pelos. 

Além disso, o uso incorreto de cosméticos com ácidos pode trazer grandes prejuízos para a saúde da nossa pele, como alergias e até queimaduras leves. Se você utiliza AHAs em sua rotina de skincare, é muito importante seguir as orientações do fabricante para evitar danos. 

Como já dissemos, se você quer saber como acalmar a pele irritada por uso de ácidos e outros fatores, reserve um tempo do seu dia para cuidar do seu rosto com produtos indicados para seu tipo de pele. 

Como evitar a irritação da pele?

A etapa de hidratação é a mais importante para evitar a pele irritada. Se a sua é sensível, o Dr. Luiz indica “usar limpadores suaves indicados [para pele sensível] e hidratar bem. Nesse período, evite o uso de ácidos secativos, tanto nos produtos de limpeza quanto nos produtos de tratamento”. 

O Creamy Calming Cream foi elaborado especialmente para peles sensibilizadas que precisam dar um up na hidratação. Indicada para todos os tipos de pele, a fórmula contém o exclusivo Hypskin™, que atua reforçando a proteção da pele. Além disso, ele reduz o processo de irritação e inflamação causado por agentes externos.

pele irritada

Sempre aplique o hidratante antes de utilizar produtos com AHAs e BHA para proteger sua pele de qualquer dano. Fortalecer a barreira de proteção é fundamental para manter a pele saudável e bonita. 

Busque sempre produtos e cosméticos indicados para seu tipo de pele para ela continuar equilibrada. Assim, ela fica pronta para receber tratamentos mais potentes e outros procedimentos, como a depilação e a exposição solar. 

Qual é a rotina de cuidados para a pele irritada?

Para a pele sensível, Dr. Luiz é categórico: “a limpeza ocorre duas vezes ao dia no máximo e com limpadores suaves”. Aposte em sabonetes com texturas em gel ou loção-creme que limpam sem agredir o rosto. 

“Filtros solares voltados para a pele sensível e cremes hidratantes com propriedades calmantes”, elenca o doutor, são outras duas etapas essenciais para uma rotina de cuidados do rosto sensível. 

Em qualquer etapa do skincare é interessante investir em produtos com ceramidas e ácidos graxos que reforçam a barreira natural da pele, assim como glicerina e vitamina E, que mantêm a pele hidratada e protegida. 

Ingerir bastante líquidos também turbina a hidratação do corpo, facilitando a recuperação da pele irritada. Procure investir em uma dieta com alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes para ajudar na renovação celular. 

Porém, se você estiver com a pele irritada, vermelha e coçando por um longo período, mesmo após tomar todos esses cuidados, é fundamental visitar um médico dermatologista de confiança. Apenas um profissional capacitado pode avaliar seu caso e recomendar o tratamento necessário para sua pele. 

A Creamy cuida da sua pele irritada com praticidade!

Os produtos da Creamy foram elaborados com propriedades essenciais para manter a saúde da pele e descomplicar o momento do skincare. Acesse nossa loja virtual e monte a rotina perfeita para sua pele.

(Visited 263 times, 1 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

Copyright © Creamy 2022. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#