Ácido tranexâmico para melasma: saiba os benefícios

Ácido tranexâmico para melasma: saiba os benefícios

atualizado em publicado em 5 de julho de 2022 6 comentários ATIVOS
Tempo de leitura: 5 minutos

Quem tem algum problema de pele sabe que essas condições afetam (e muito!) a qualidade de vida e a autoestima. É por isso que ativos como o ácido tranexâmico para melasma são excelentes aliados à rotina de skincare de quem sofre com esse quadro. 

A primeira vez que esse ácido apareceu no mundo da beleza para tratar o melasma foi em 1979. Antes disso, o ativo era usado na medicina como antifibrinolítico. Se você nunca ouviu falar em ácido tranexâmico para pele, continue nos acompanhando e saiba como adicionar essa substância no seu dia a dia. 

Primeiro: o que é ácido tranexâmico?

Antes de descobrir como usar o ácido tranexâmico para manchas e usufruir dos benefícios dele, é importante entender que ele nada mais é do que um aminoácido sintético derivado de lisina. Além disso, é um componente tópico usado para atenuar diversos tipos de pigmentação, como o melasma.

Já falamos sobre o melasma por aqui, mas lembramos que é uma doença crônica que causa hiperpigmentação em regiões do corpo expostas ao sol. Embora as causas ainda não sejam claras, existem fatores que podem contribuir para o surgimento dessa condição, como genética, radiação UV, cosméticos e gravidez.

Além de melhorar a aparência de manchas de melasma no rosto, no colo e nos braços, o ácido tranexâmico na pele serve para tratar outros casos de hiperpigmentação. Alguns exemplos são as marcas de acne e outras causadas pela exposição solar.  

Além disso, o ácido tranexâmico provou também ser benéfico para a prevenção da piora ou mesmo do aparecimento de novas manchas causadas pela radiação UV e também pelo melasma. 

Como o ácido tranexâmico atua?

Para despigmentar as manchas do melasma ou de outras condições, o ácido impede a conversão do plasminogênio em plasmina, que é uma substância liberada, dentre outros fatores, pela radiação UV. Ela induz a síntese de melanina, fazendo aparecer manchas ou piorando manchas pré-existentes. 

Diferentemente de outros ativos clareadores, como o alfa-arbutin, que interage com a tirosinase, o ácido tranexâmico exerce um papel alternativo, sendo um ótimo ingrediente para associar a outros componentes. 

A niacinamida, por sua vez, inibe a distribuição da melanina dos melanócitos para as células da epiderme, sendo uma terceira via abordada nesse mecanismo de ação.

Note que essa associação de ingredientes que atuam de formas complementares está presente na solução de ácido tranexâmico da Creamy, o que a torna uma das mais completas para a melhora de pigmentações provocadas pelo sol e pelo melasma. 

Como dissemos anteriormente, a plasmina é o fator que estimula os processos inflamatórios, aumentando a produção de melanina. Inibi-la ajuda a controlar essa situação, por isso, o ácido tranexâmico para melasma e outras condições tem bons resultados na redução de manchas. 

Benefícios do ácido tranexâmico

Como você viu, o ácido tranexâmico e o melasma são melhores amigos, mas as vantagens não param por aí. O composto pode proporcionar diversos outros benefícios que contribuem para o visual e o bem-estar, como:

  • uniformizar o tom da pele;
  • clarear manchas;
  • diminuir marcas de acne;
  • suavizar manchas de sol.

Indicação do ácido tranexâmico

Percebeu que a sua pele está apresentando manchas escuras nas bochechas ou em outras partes do corpo devido à exposição solar? Esse dermocosmético provavelmente é para você. Para confirmar, consulte um dermatologista. Ele vai te avaliar e indicar o melhor tratamento. 

Na Creamy tem ácido tranexâmico para melasma?

Sim! Sabendo da dificuldade no controle de manchas solares e pós-inflamatórias, fomos em busca da criação de um complexo que atuasse no clareamento e na prevenção de quadros como esses. 

Nossa fórmula tem 3% de ácido tranexâmico, que reduz e previne a hiperpigmentação, além de outros três ativos: ácido glicólico, niacinamida e alfa-arbutin. Todos são muito poderosos! 

O primeiro promove uma esfoliação química que contribui para a penetração de outros ativos e melhora a textura dos poros. O segundo tem ação clareadora e antioxidante, ajudando na recuperação da barreira da pele e diminuindo a sensibilidade. Já o último promove o clareamento de regiões hiperpigmentadas de forma gradual e contínua.

acido tranexamico para melasma interna

Como usar?

Depois de descobrir o que é e para que serve esse ativo, a dúvida que fica é: como usar ácido tranexâmico no rosto? É recomendado aplicar o produto da Creamy logo após a limpeza, assim, você faz os demais passos do skincare sem formar camadas densas de produto. 

O ácido tranexâmico para melasma pode ser aplicado de uma a duas vezes ao dia, desde que a pele esteja previamente limpa e seca. Coloque de três a cinco gotas na palma das mãos e aplique no rosto com os dedos. Evite usar algodão, pois ele pode provocar um atrito desnecessário. 

No skincare da manhã, o ideal é aplicar o ácido tranexâmico para melasma antes do hidratante. Para prevenir e potencializar ainda mais o cuidado, aplique o sérum de vitamina C e, em seguida, um protetor solar. 

Nos cuidados da noite, aplique o ácido antes dos cremes hidratantes e de outros ácidos ou tratamentos — a não ser que seu dermatologista tenha indicado o uso de outra forma. 

Para evitar reações indesejadas, realize as primeiras aplicações em dias alternados e, de preferência, à noite. A frequência pode aumentar de forma gradual, sempre respeitando a tolerância da sua pele.

Inovação e qualidade é com a Creamy!

Deu para perceber que a Creamy sabe o que fala, não é? Estamos sempre em busca de informações relevantes para os seus cuidados e o tratamento da sua pele, seja com o auxílio do ácido tranexâmico para melasma, seja com qualquer outro produto. Descubra mais sobre o mundo do skincare navegando pelo nosso blog!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comentários

Avatar for Elaine Cristina Bastos da Silva
Elaine Cristina Bastos da Silva 03/12/2021

Posso utilizar o ácido tranexamico antes do retinol?

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 07/12/2021

Oi, Elaine!
Recomendamos que o Creamy Retinol seja incluído na sua rotina de forma isolada, para analisar como sua pele reagirá ao ácido. Após a fase de adaptação, o uso dele pode ser intercalado com os outros Creamys. No caso do tranexâmico, é possível aplicá-lo antes do roxinho, desde que sua pele não apresente sintomas de irritação ou sensibilidade. 💜

Avatar for Mariangela
Mariangela 31/07/2022

Posso usar ácido tranexamico ampola injetável via tópico

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 08/08/2022

Oi, Mariangela!
Indicamos que siga as instruções recomendadas pelo seu médico. 🥰

Avatar for ADRIANA LUZ
ADRIANA LUZ 24/10/2023

Além de 3% de acido tranexamico, qual porcentagem dos outros componentes do Creamy Tranexamico ?

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 24/10/2023

Oi, Adriana! O tônico verdinho tem 4 ativos principais, sendo 3% de ácido tranexâmico, 3% de ácido glicólico, 3% de niacinamida e 0,5% de alfa-arbutin.

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento