Rosto avermelhado: o que pode deixar a pele sensível? 

Rosto avermelhado: o que pode deixar a pele sensível? 

atualizado em publicado em 21 de julho de 2023 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 4 minutos

Um rosto avermelhado pode gerar várias dúvidas: tem algo de errado no organismo? Algum produto causou uma reação adversa? Será que o sol queimou a pele? Como há diversas causas, é preciso se atentar aos diferentes sinais. 

Se for seu caso, chegou o momento de entender o que pode ter deixado sua  pele do rosto avermelhada. Com ajuda da Creamy, você descobre as possíveis causas, os sinais que diferenciam as condições cutâneas, e maneiras de restabelecer o equilíbrio através de um tratamento adequado! 

O que pode deixar o rosto vermelho? 

A sensibilidade é uma das causas mais comuns da vermelhidão, pois a pele fica suscetível à maior irritabilidade causada por radiação UV, mudanças climáticas e uso de produtos dermatológicos. Nesse caso, além da tonalidade diferente, a pele pode apresentar a sensação de queimação, descamação e coceira.

Os fatores ambientais também podem impactar os demais tipos de pele. O rosto vermelho no frio, por exemplo, resulta das baixas temperaturas que ressecam a pele, porque diminuem a umidade e a transpiração da região. Os banhos quentes também contribuem para a intensidade da irritação nesse quadro clínico. 

Nos dias de calor, o rosto avermelhado é sinal de exposição prolongada ao sol. Quando isso acontece, há um processo inflamatório na região, e os leucócitos (células de defesa) são atraídos para ela. Para que eles sejam transportados, o fluxo de sangue se intensifica e o local fica vermelho e mais quente. 

O organismo ainda é responsável por essa tonalidade em casos de alterações hormonais. Durante a gestação, os vasos sanguíneos ficam dilatados, deixando a pele irritada e avermelhada. Na menopausa, o manto hidrolipídico (camada de proteção) enfraquece aos poucos e pode tornar a pele sensível e avermelhada.

Hábitos que prejudicam a saúde

O rubor da pele ainda pode ser causado por hábitos cotidianos, como o consumo de alimentos condimentados e estimulantes, bebidas alcoólicas e tabagismo. Cada um deles interfere da seguinte maneira:

  • álcool: como é um vasodilatador, ao ser consumido, ele estimula o aumento do tamanho dos vasos sanguíneos, deixando o rosto avermelhado e inchado;
  • tabagismo: as substâncias do cigarro deixam a pele ressecada e avermelhada, com sinais de envelhecimento mais evidentes;
  • alimentação: comidas condimentadas, apimentadas ou estimulantes, como o café, podem favorecer inflamações e levar ao aumento dos casos de rosácea, em que os vasos ficam mais perceptíveis na região central da face.

Influência da saúde psicológica

O rosto avermelhado também é comum quando as condições psicológicas estão desequilibradas, pois o estresse e a ansiedade podem levar a alergias emocionais. A dermatite é uma das causas de manchas rosadas e irritações não apenas na face, mas em outras partes do corpo. 

Mulher com rosto avermelhado olhando no espelho

A vermelhidão é temporária ou permanente?

A pele avermelhada no rosto, geralmente, é temporária quando resulta da dilatação dos vasos sanguíneos. No entanto, o tempo de uniformização depende dos cuidados tomados. Por exemplo, em dias quentes, a sensibilidade diminui quando um produto pós-sol e o protetor solar são utilizados. 

Em casos de vermelhidão atrelados a doenças, a frequência em que a tonalidade muda é menor, o que dá a impressão de que o rosto está sempre vermelho. Algumas condições que formam manchas vermelhas com duração prolongada no rosto são: 

  • lúpus eritematoso sistêmico, que deixa uma formato de asa de borboleta nas bochechas e no nariz; 
  • psoríase, identificada por placas vermelhas e descamativas em diferentes partes do corpo; 
  • dermatite seborreica, caracterizada por manchas associadas a descamação e coceira.

Para essas condições, a diminuição das manchas vermelhas só acontece com o controle da doença. O tratamento varia e deve ser indicado somente por especialistas em casos inflamatórios, chamados de reumatologistas, que trabalham em conjunto com dermatologistas. 

Quais cuidados tomar com a vermelhidão?

É preciso ter cuidado redobrado com o rosto avermelhado, e o primeiro deles é evitar os hábitos que estimulam a sensibilidade da pele e a dilatação dos vasos sanguíneos. Portanto, diga adeus aos banhos quentes e à exposição solar desprotegida. Aposte na hidratação diária, na alimentação saudável e no cuidado da saúde mental. 

Tanto em casos de vermelhidão temporária quanto mais prolongada, a pele também precisa ser tratada com delicadeza no skincare. Evite componentes que tendem a causar irritabilidade, como os que promovem a renovação celular (ácido retinoico, glicólico e salicílico), e escolha ingredientes calmantes

O Calming Cream da Creamy, por exemplo, tem um complexo calmante para aliviar imediatamente a irritação e diminuir a vermelhidão. Já em casos mais intensos e recorrentes, o Intensive Repair Cream é o mais recomendado. Ele trata a vermelhidão ao reforçar a barreira de proteção e reduzir a produção de substâncias inflamatórias, o que previne a dilatação dos vasos. 

Além da preocupação com a hidratação e a proteção da pele, lembre-se de que a limpeza também precisa ser suave. Durante ela, faça somente movimentos circulares, sem o uso de buchas ou materiais abrasivos. Se esta etapa ainda causar irritação, aplique água termal no rosto avermelhado e quente, para aproveitar os benefícios calmantes e cicatrizantes. 

Diga adeus à vermelhidão com a Creamy!

A Creamy pode ajudar você a cuidar do rosto avermelhado, protegendo-o contra a sensibilidade por meio do autocuidado diário. Com as fórmulas inteligentes, você equilibra e nutre sua pele, enquanto mantém uma aparência saudável. Confira as sugestões de rotina para a pele sensível no site!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento