Entenda o que causa irritação na pele e como amenizar os sintomas 

Entenda o que causa irritação na pele e como amenizar os sintomas 

atualizado em publicado em 15 de agosto de 2023 1 comentários SKINCARE
Tempo de leitura: 5 minutos

Qualquer alteração na barreira cutânea deve ser observada e tratada com atenção. Uma queixa bastante comum, mas frequentemente ignorada, é a irritação na pele, especialmente do corpo, que pode causar manchas avermelhadas, coceira e ardência.

Caso você sinta algum desconforto com relação à pele irritada, procure um médico dermatologista e não use nenhum medicamento sem prescrição de um profissional. A seguir, veja o que pode causar o problema e como melhorá-lo. 

O que pode causar irritação na pele?

Existem muitas possíveis causas para essa irritação. Elas variam desde hábitos cotidianos que não são ideais, como usar produtos não indicados para cada tipo de rosto, passam por doenças de pele e erupções medicamentosas, e chegam até a fatores emocionais. 

A seguir, vamos contar um pouco mais sobre cada um deles. No entanto, vale sempre lembrar que, se o problema for contínuo, você deve consultar um dermatologista para avaliar a causa e o melhor tratamento.

Skincare não compatível com cada tipo de pele

O uso de produtos inadequados na rotina pode ocasionar o temido “efeito rebote” e irritação, já que cada tipo de pele tem características diferentes e precisa de cuidados específicos. Pessoas com a epiderme mais sensível, por exemplo, devem investir em produtos que fortalecem a barreira cutânea. 

Alguns componentes são mais agressivos e, utilizados em conjunto com outros elementos, podem deixar a pele sensibilizada. Por esse motivo, as fórmulas da Creamy têm as concentrações ideais, sem excesso de ativos.

Doenças de pele

Algumas doenças, como dermatite atópica, urticária e até certos tipos de alergias, atingem especificamente a pele. Além de vermelhidão e coceira, elas provocam ressecamento e ferimentos, que podem, inclusive, facilitar a contaminação por bactérias. 

Nesses casos, manter a pele hidratada auxilia no tratamento e minimiza sintomas como a coceira. Entretanto, esse cuidado é apenas paliativo, pois esses quadros precisam ser acompanhados por um dermatologista para tratar a causa do problema.

Erupções medicamentosas alérgicas 

Ao notar uma alergia de pele repentina, observe se você iniciou o tratamento com algum medicamento no mesmo período em que ela apareceu. Certos remédios podem causar erupções medicamentosas alérgicas que se manifestam com sintomas como vermelhidão, bolhas, coceira e até descamação.

Vale ressaltar que, para causar uma erupção medicamentosa, o medicamento não precisa ser aplicado na pele. Ao entrar em contato com o sistema imunológico via oral ou por injeção, ele pode sensibilizar o corpo e gerar essa reação.

Fatores emocionais

Outra causa muito comum de irritação na pele são os fatores emocionais. Quando o corpo é submetido a situações constantes de estresse, há o aumento da produção do cortisol, também chamado de “hormônio do estresse”. 

Assim como tudo no corpo, o cortisol tem funções positivas, como a regulação da pressão arterial e das funções cognitivas, por exemplo. No entanto, em excesso, ele pode causar reações adversas que afetam o metabolismo e os sistemas nervoso e imunológico.

Um dos alertas do corpo para os altos níveis de cortisol é a pele, com o aparecimento ou agravamento de irritações, alergias e acne. Inclusive, algumas das doenças mais associadas a fatores emocionais são a dermatite atópica e a urticária, citadas anteriormente, além da psoríase.  

Mudanças ambientais

Aspectos ambientais também têm um impacto muito grande na pele, que é o único órgão completamente exposto aos agentes sensibilizantes climáticos, como o sol e o vento. Por esse motivo, os cuidados básicos de skincare sempre devem ser seguidos: limpeza, hidratação e proteção solar precisam estar presentes na rotina.

Irritação na pele. Hidratante Calming Body Cream.

Cuidados com a irritação na pele

Antes de mais nada, vale lembrar que a pele irritada é o sintoma de um problema, e não a causa. Então, sempre que você notar algo diferente na barreira cutânea, investigue o possível motivo. 

Quando a pele estiver irritada, evite situações que podem piorar o problema. Banhos com água muito quente, sabonetes com ácidos ou agentes antibacterianos e buchas, por exemplo, prejudicam a camada de proteção natural da pele. Opte por água em temperatura morna e sabonetes líquidos hidratantes.

Além disso, lembre-se de que a pele também precisa de cuidados que venham de dentro. Hábitos como tomar a quantidade certa de água, manter uma alimentação equilibrada e fazer exercícios físicos ajudam a manter a saúde dela.

Como a hidratação pode ajudar a tratar o problema?

Uma pele avermelhada ou ressecada pode ser naturalmente mais seca e propensa a irritações. Nesses casos, a etapa da hidratação é ainda mais importante para preservar os lipídios e a retenção de água no corpo.  

Ativos como pantenol, alantoína, Aloe vera e camomila possuem alto poder hidratante e ajudam a acalmar a pele, deixando-a mais saudável e macia. Outros compostos, como o óleo de girassol e a manteiga de karité também contribuem para a hidratação, pois formam um filme que reduz a perda de água.

Para saber mais sobre esses e outros ativos hidratantes, você pode consultar o glossário da Creamy. Com o uso contínuo deles, é possível recuperar e fortalecer a barreira cutânea. 

Todos os ativos citados estão presentes no novo Creamy Calming Body Cream, o primeiro hidratante corporal da Creamy. Ele promove hidratação intensa, alívio da coceira, melhora da aparência, entre outros benefícios. Além disso, é indicado para todos os tipos de pele, inclusive as sensíveis e ressecadas. 

Mantenha a pele hidratada com a Creamy

Como explicamos, a irritação na pele pode ser motivada por vários fatores, mas a hidratação é uma das melhores formas de minimizar os sintomas. As fórmulas inteligentes e seguras da Creamy contém os ativos hidratantes mais modernos do mercado.

Navegue pela categoria de hidratação do site e conheça os produtos mais indicados para o que você precisa. Aproveite para conferir os demais passos da rotina e transformar sua pele.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentários

Avatar for Carol
Carol 18/08/2023

Muito bom conteúdo

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento