Pele sensível: o que é, quais são as causas e como cuidar

Pele sensível: o que é, quais são as causas e como cuidar

Atualizado em Jan 21, 2022 8 comentários CIÊNCIA DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

A pele sensível é uma condição que pode ocorrer em qualquer fase da vida, independente do seu tipo de pele – seja ela normal, seca, oleosa ou mista. Os principais sintomas incluem vermelhidão, coceira, ardência e ressecamento. Felizmente, é possível tratar, controlar e até mesmo prevenir esses desconfortos. Descubra se a sua pele é realmente sensível e aprenda como cuidar dela. 

Primeiramente: o que é pele sensível?

Podemos dizer que uma pele é saudável quando possui uma barreira de proteção natural eficiente, que retém a umidade e impede que substâncias nocivas entrem no organismo e causem reações negativas. 

A pele sensível é aquela que tem sua barreira protetora enfraquecida e, consequentemente, torna-se mais suscetível aos incômodos causados pela ação dos fatores externos. De acordo com o estudo “Função da Barreira da Pele e pH Cutâneo”, a parte mais afetada por esse desequilíbrio é a camada mais externa da epiderme, o estrato córneo, que garante a integridade e a hidratação da pele.

Quais são as causas? 

Vários fatores, internos e externos, podem ser responsáveis pelo enfraquecimento da barreira cutânea. O Dr. Luiz Romancini, médico especialista em dermatologia, explica: “A pele sensível se refere a uma série de condições. Entre as causas internas, temos: doenças como rosácea e dermatites, alterações hormonais, estresse, desidratação, predisposição genética e até ingestão de comidas apimentadas ou bebidas alcoólicas, que podem agravar a sensibilidade em peles predispostas”.

A condição também ocorre devido a mudanças físicas temporárias – como a gravidez – ou contínuas – envelhecimento. “Existem ainda as causas externas que desencadeiam a sensibilidade da pele: uso de novos produtos, ativos mal tolerados, cirurgias e, especialmente, reações ao ambiente (como exposição solar, extremos de temperatura e poluição).”

Como identificar uma pele sensível

A melhor forma de identificar a pele sensível, e entender como lidar com ela, é contar com orientação médica. Os sintomas podem se manifestar em qualquer momento, através de sensações desagradáveis – como coceira, formigamento, pele repuxada, queimação ou ardência – e sinais visíveis – como eritema (vermelhidão ou erupções cutâneas), descamação, inchaço ou aspereza. 

pele sensível como cuidar

A pele seca tem uma tendência maior à sensibilidade, além de compartilhar sintomas semelhantes com a pele sensível. 

Qual é o seu tipo de pele? Descubra aqui!

Pele sensível: como cuidar? 

É um fato: peles sensíveis merecem cuidados especiais. Por serem mais reativas e imprevisíveis, é preciso saber quais são os produtos mais tolerados por ela e, principalmente, quais devem ser evitados. “Ativos com ácido lático, niacinamida e ceramidas podem ajudar a recuperar a pele lesada e a tratar a sensibilidade”, revela o Dr. Luiz.

A gente não cansa de dizer que a opinião médica é fundamental, mas não esqueça de fazer a sua parte: observe com atenção a sua pele, ouça o que ela tem a dizer e esteja sempre de olho nos seus hábitos. Separamos algumas dicas para cuidar com carinho da pele sensível, olha só:

  1. Aposte em cosméticos sem fragrâncias;
  2. Utilize sabonetes neutros e limpadores suaves;
  3. Hidratar a pele é indispensável, pois ajuda a diminuir irritações, nutrir e restaurar a barreira cutânea. Opte por hidratantes específicos para a pele sensível – como o Calming Cream – e não esqueça de tomar bastante água;
  4. Use filtro solar diariamente com, no mínimo, FPS 30 – também específico para peles sensíveis;
  5. Evite usar óleos essenciais;
  6. Não tome banho com água muito quente; 
  7. Fique longe de componentes como corantes, álcool etílico ou qualquer substância reativa; 
  8. Diminua o consumo de álcool, alimentos condimentados e apimentados; 
  9. Suspenda o uso de produtos que causem irritações ou desconfortos;
  10. Menos é mais: reduzir o número de cosméticos que você usa também pode ajudar a manter os sintomas sob controle.

Creamy para pele sensível

Está procurando o Creamy perfeito para a sua pele sensível? Para quem sofre com a sensibilidade, é importante escolher ativos que reforcem a barreira protetora natural da pele e protejam contra a perda da umidade.

Por isso, o match é com o hidratante Calming Cream. Ele conta com o exclusivo Creamy Calming Complex, complexo que reúne ativos que acalmam e hidratam a pele, além do HYPSKIN, um poderoso ingrediente regenerador.

A pele sensível pode usar ácidos? Sim! No entanto, escolha uma opção suave e gentil como o Ácido Lático, nosso sérum facial com textura de carícia. 

pele sensível

Com propriedades calmantes, este AHA regenera e rejuvenesce, ao mesmo tempo que hidrata, controla a oleosidade, regula o pH, uniformiza o tom da pele e induz a produção de ceramidas. A fórmula, totalmente inovadora e inteligente, conta com ácido lático, niacinamida e alfa-bisabolol.

Quer saber mais sobre a fórmula do Ácido Lático Creamy? Acesse aqui!

⚠ Importante: procure um médico especialista para o diagnóstico correto e orientação de quais produtos usar e evitar.

REFERÊNCIA

Função da Barreira da Pele e pH Cutâneo

(Visited 4.926 times, 1 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Carolinne Moraes

Jornalista focada em comunicação digital, curitibana e mãe de gatos.

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

8 Comentários

MARTA 17/04/2021

Adoro todos os produtos da Creamy,
Exijo um creme para a área dos olhos! Hehe

Carol Moraes 18/04/2021

Oi, Marta!
Own, ficamos muito felizes em saber que você curte os nossos produtinhos. 💛
Estamos planejando muitas novidades para esse ano, viu? 🤐
Fica de olho. 👀

Alessandra Maia Freitas 17/04/2021

Vou começar a testar os produtos agora
Assim que usar vejo como ficou o resultado

Carol Moraes 18/04/2021

Oi, Alessandra!
Ficamos felizes que tenha garantido os seus Creamys!
Não deixe de entrar em contato com a gente depois para nos contar a sua experiência.
😻😽

SONIA DELLY 17/04/2021

eu tenho os 4 produtos, como eu não estava pegando sol eu usei por um bom tempo este produto e ele ajudou muito a minha pele . pois quando não pego sol ,diga-se de passagem eu tomo sol diariamente somente uma horinha porque eu nado para manter minha coluna ,tenho 60 anos quase 61 ,mas a natação se fez necessária tipo como um remédio que faz bem, e aliado a isto eu usei por um bom tempo este produto ,pois quando minha pele não está bronzeada ,que pra mim so pode ser gradualmente ,depois ao dormir usava 3 vezes por semana este produto ao dormir junto com outros hidratante ,mas foi maravilhoso , e comecei a aprender com o uso do protetor facial ,e ai deu tudo certo para minha pele. ADORO TODOS OS PRODUTOS CREAMY .E AGORA LANÇARAM UM NOVO PRODUTO PARA HIDRATAÇÃO QUE AINDA QUERO TER.
#NÃO VIVO SEM. OTIMO PRODUTO.

Carol Moraes 20/04/2021

Oi, Sonia❣️🏊‍♀
O seu comentário encheu o nosso coração de alegria! É muito bom saber que os Creamys fazem parte da sua rotina de cuidados com a pele, e que você está satisfeita com os resultados. Obrigada por compartilhar com a gente! Temos certeza que você vai adorar o nosso lançamento. O Ácido Tranexâmico é uma solução aquosa, que pode ser aplicada como tônico. Ele ajuda a clarear e prevenir as manchinhas, além de deixar a pele mais saudável e luminosa. Quando usá-lo, não deixe de nos contar a sua experiência, tá?
Grande beijo! 😽

ISABEL SANTANA RIBEIRO 20/05/2021

Olá, estou uma duvida com relação a combinação de produtos apesar de ter pele sensível também tenho melasma, pra essa combinação qual vcs indicam?
A principio pensei no amarelo com o laranja, mas o indicado pro melasma é o rosa… então seria rosa com amarelo? aiii to confusa rsrs.
Obrigada

Carol Moraes 20/05/2021

Oi, Isabel!
Todos os Creamys vão trazer bons resultados para sua pele. Mas, se o seu objetivo é clarear e prevenir manchas, os mais indicados são: Mandélico (rosinha), Tranexâmico (verdinho) e Vitamina C (laranjinha). O uso do rosinha é exclusivamente noturno, já o verdinho pode ser usado pela manhã ou à noite, após a limpeza da pele. O laranjinha funciona melhor na rotina diurna, antes do protetor solar. Espero ter ajudado! 😽

Copyright © Creamy 2022. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#