Você sabe para que serve o leave-in de cabelo? Ainda que muitas pessoas se preocupem apenas com as etapas de limpeza e hidratação, a finalização com esse produto pode proporcionar resultados milagrosos e preservar as demais fases do cronograma capilar.
Ao conhecer os benefícios do leave-in, você não vai querer deixá-lo de fora da sua rotina de cuidados. Para saber tudo sobre esse item indispensável e escolher um cosmético adequado, continue a leitura deste conteúdo da Creamy!
O que é e para que serve um leave-in?
Afinal, o que é leave-in? Ele é um finalizador sem enxágue para cabelo. Ele é usado quando os fios já estão devidamente limpos com shampoo e condicionador. Você não precisa umedecê-los ou molhá-los para aplicar o produto.
E para que serve o leave-in? Ele tem diversos benefícios. Os fios absorvem os ingredientes da fórmula e são tratados de dentro para fora. Quando eles secam, você já vê os primeiros sinais de melhoria: o frizz diminui, a estrutura se mantém definida por mais tempo e o brilho aumenta por conta da boa hidratação.
É provável que você esteja pensando que o produto tem a mesma função do creme de pentear. No entanto, este tem funções mais simples, como desembaraçar os fios e manter o formato dos cachos, enquanto o leave-in tem uma fórmula tecnológica com outras finalidades.
Alguns leave-ins, por exemplo, selam as cutículas para reter a umidade, prolongar a hidratação e proteger contra os agentes externos. A barreira criada pelo produto impede que o sol, a poeira, o frio, os procedimentos químicos e as fontes de calor, como secador e chapinha, danifiquem os fios.
Quanto à textura, o creme e o leave-in podem ser semelhantes. Alguns são mais leves, e outros mais encorpados — a escolha fica por conta do tipo de cabelo. Fios oleosos tendem a se dar bem com os produtos mais fluidos, que não pesam nem aumentam a produção de sebo, por exemplo.
O produto pode ser aplicado em qualquer tipo de cabelo?
Agora que você já entendeu para que serve o leave-in, saiba também que ele pode ser usado livremente nos diferentes tipos de cabelo. Para não cometer erros e se dar bem com o produto, basta seguir as instruções de uso do fabricante e combiná-lo com outros cosméticos eficientes.
Como usar o leave-in corretamente?
Quer descobrir como usar o leave-in para cabelo corretamente? As recomendações do fabricante são indicadas no rótulo, mas, em geral, a aplicação é igual para todos os produtos. O que pode variar é o tempo de ação nas madeixas.
O ideal é que ele seja usado quando os fios estão limpos, independentemente se estão úmidos ou secos. Assim como demais produtos, ele não deve ser aplicado na raiz, pois pode aumentar a oleosidade ou provocar o surgimento de caspa.
Após aplicar o finalizador capilar, você já pode desembaraçar o cabelo das pontas para o topo, de modo a não quebrar as madeixas. Na sequência, a finalização fica por conta da sua preferência: secagem, alisamento, modelagem de cachos e ondas, penteados etc.
Caso você costume usar secador ou chapinha, é importante aliar o produto a um protetor térmico para cabelo ou outro cosmético com essa função. Sem essa barreira, o fio se torna quebradiço, opaco e danificado, principalmente se o uso de química for contínuo.
Só o leave-in é suficiente para proteger o cabelo?
Tudo depende da fórmula do leave-in, mas, ainda que ele seja multifuncional, o ideal é combiná-lo com outros cosméticos. Máscaras de tratamento, ampolas de efeito rápido e óleos finalizadores também são boas apostas para o cronograma capilar.
Como escolher o melhor leave-in?
Já sabe para que serve o leave-in, mas está em dúvida de qual é o melhor produto para o seu cabelo? Confira, na sequência, cinco fatores a serem considerados para uma compra assertiva!
Fórmula
Cada composição tem uma combinação de ativos diferentes. Algumas, inclusive, têm um blend multifuncional. Dê preferência para as que contêm peptídeos e repõem as proteínas, já que esses componentes são essenciais para a força, a elasticidade e a saúde dos fios.
Finalidade
Enquanto alguns produtos têm finalidades pontuais, outros têm mais de uma ação simultaneamente, como proteção e reparação. Caso esteja com os cabelos danificados, opte por leave-ins que recuperem a fibra capilar e surpreenda-se com resultados eficientes.
Tempo de ação
Se optar por um leave-in com efeito reparador, priorize os de ação rápida. Assim, você não precisa esperar muito tempo para o produto ser completamente absorvido e prosseguir com a finalização do cabelo.
Resultados comprovados
Um dos fatores decisivos nas compras dos mais variados segmentos é o feedback de outras pessoas. Procure conferir se há avaliações de compradores e fotos de resultados comprovados pela marca para ter mais chances de se surpreender positivamente.
Marcas conceituadas
Algumas marcas são referência em cosméticos com fórmulas inteligentes e se tornam as melhores escolhas para quem busca tratamentos eficazes. A Creamy, por exemplo, está no mercado brasileiro desde 2019, sempre trazendo inovações sustentáveis e composições seguras.
Cuide dos cabelos com a ajuda da Creamy!
Gostou de saber para que serve o leave-in e quer continuar aprendendo outras curiosidades para cuidados capilares? Continue acompanhando o Creamy blog, que sempre tem dicas e novidades de cosméticos com fórmulas inteligentes!
comentários