Como potencializar a hidratação da pele com ácido poliglutâmico

Como potencializar a hidratação da pele com ácido poliglutâmico

Atualizado em Aug 4, 2022 nenhum comentário ATIVOS
Tempo de leitura: 4 minutos

Da mesma maneira que ingredientes já são muito famosos no skincare pela infalibilidade, novidades aparecem constantemente para mudar o jogo. É o caso do ácido poliglutâmico, um ativo ainda pouco conhecido, mas que tem o potencial de mudar completamente uma rotina de cuidados.

Especialmente para quem busca aquela hidratação poderosa na hora de cuidar da pele, o ácido tem benefícios que surpreendem. Conheça-os no conteúdo a seguir e descubra como você pode adicionar esse ativo à sua rotina de skincare!

O que é?

O primeiro passo para descobrir o que é o ácido poliglutâmico é entender de onde o ativo vem. Ele é extraído de forma natural, a partir da fermentação bacteriana de grãos, como a soja. Pode parecer estranho, mas não se preocupe: muitos ingredientes têm origem parecida. 

Também chamado de PGA, sigla para polyglutamic acid, o ingrediente é o resultado da junção de uma série de moléculas aminoácidas em cadeia. Elas são essenciais para formar polímeros e proteínas. Muitos deles são produzidos naturalmente pelo corpo humano.

Não é o caso do ácido glutâmico, que forma o ácido poliglutâmico (sim, o “poli” significa muitos). O polímero não é produzido pelo organismo humano, por isso, se você quiser usufruir dos benefícios que oferece, precisa buscar produtos que o contêm na fórmula.

Aminoácido = polímero?

Todos esses termos científicos podem facilmente confundir a cabeça. Enquanto alguns conceitos são mais comuns no dia a dia, como proteínas, outros não são tão usuais. É o caso dos polímeros.

Chamamos de polímeros ingredientes que são formados pela mesma estrutura repetida várias vezes; é o caso das proteínas, que são cadeias de aminoácidos. 

Outros exemplos de polímeros são: polietileno, PVC, polissacarídeos e peptídeos. Dependendo da estrutura que é repetida na composição do polímero, ele pode apresentar diversas funções diferentes.

Benefícios do ácido poliglutâmico

Apesar de ser uma novidade no mercado de cuidados com a pele, o PGA tem alguns benefícios bem conhecidos. A diferença é que, devido às características do ativo, eles são potencializados e geram um impacto muito maior na pele.

Inicialmente, o ingrediente é muito comparado a outro ácido muito famoso: o hialurônico. De fato, eles têm pontos muito parecidos. Assim como o ácido hialurônico, o poliglutâmico é altamente hidratante e minimiza a aparência de linhas finas. 

A diferença principal é a potência. Estudos apontam que o ácido poliglutâmico consegue absorver até 4.000 vezes o próprio peso em água. Isso o confere um poder extraordinário de umectação: 4 vezes mais poderoso que o ácido hialurônico. 

São três funções hidratantes em uma. O ingrediente impede que a água da pele se perca, atrai água do ambiente para o rosto e ainda impede a produção da enzima que quebra o ácido hialurônico produzido pelo organismo. 

Quais tipos de peles podem usar o ácido?

Enquanto a conversa de super-hidratação pode parecer um sonho para quem tem a pele mais seca, aquelas que possuem textura oleosa podem ficar com um pé atrás. Justo: produtos hidratantes demais podem gerar uma resposta negativa de organismos que já produzem sebo em excesso.

Por essa natureza mais “pesada”, o PGA costuma ser utilizado em concentrações pequenas e texturas leves. Dessa maneira, é facilmente absorvido pela pele e oferece benefícios importantes para todos os tipos cutâneos. 

Adicionando o PGA à rotina

Agora que você já conhece para que o ácido poliglutâmico serve e todas as vantagens que ele pode trazer, deve estar se perguntando como adicioná-lo à sua rotina de cuidados. Isso varia de acordo com o tipo de produto que você usa e o seu skincare diário.

A recomendação da Creamy é sempre utilizar o PGA no passo de hidratação da rotina, pois isso assegura que o ativo é usado de acordo com a finalidade natural. No entanto, é importante conversar com o seu dermatologista para descobrir qual é a melhor opção para a sua pele.

1. Limpeza

Comece sua rotina como qualquer outra, utilizando o seu limpador facial favorito. Aqui, é importante deixar sua pele bem limpa e sequinha para os próximos produtos aplicados serem absorvidos corretamente.

2. Hidratação

Aqui, o ácido poliglutâmico brilha. Escolha o sérum hidratante de sua preferência e espalhe-o por todo o rosto. Não se preocupe se o produto desaparecer rapidamente. A textura aquosa permite que a pele o absorva com mais facilidade, sem deixar nenhum resquício.

Se a sua pele for seca e/ou sensibilizada, você pode turbinar esse passo do skincare com um creme hidratante. Isso assegura a hidratação durante o dia, pois texturas cremosas são absorvidas de maneira mais gradual.

3. Proteção solar

Finalize seu skincare com um protetor solar poderoso, que impede que a radiação solar faça mal à sua pele. A boa notícia é que o PGA pode ser usado de dia e à noite, sem nenhuma contraindicação, a não ser que você já tenha hipersensibilidade ao ativo.

Conheça os séruns hidratantes da Creamy!

Aqui, na Creamy, sempre usamos os melhores ingredientes para você ter os cuidados mais eficazes. Conheça o nosso Sérum Hidratante que, além do ácido poliglutâmico, tem três tipos de ácido hialurônico e outros ativos exclusivos na fórmula!

Produtos Creamy.
(Visited 62 times, 4 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © Creamy 2022. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#