Beleza sustentável: saiba tudo sobre o movimento

atualizado em publicado em 24 de novembro de 2023 nenhum comentário SKINCARE

Você já ouviu falar em beleza sustentável? Esse conceito vem ganhando força nos últimos anos graças às mudanças de comportamento do público, que se preocupa cada vez mais com os impactos ambientais dos produtos e serviços que consome.

Neste artigo, venha aprender o que é beleza sustentável, quais as características desse conceito e como aplicá-lo no seu dia a dia. A Creamy faz parte desse movimento e está pronta para ajudar você a incluir produtos mais sustentáveis na sua rotina de skincare. Confira!

O que é beleza sustentável?

A preocupação com a origem e a qualidade dos dermocosméticos já se tornou uma constante. Os consumidores de hoje fazem questão de entender como um produto é produzido e quais as fontes dos materiais utilizados nele.

É nesse cenário que surge o conceito de beleza sustentável, focado na produção de cosméticos mais limpos. Ancorado na ideia de consumo consciente, esse movimento envolve produtos naturais, veganos e livres de toxinas e substâncias danosas ao ser humano e ao meio ambiente.

Cosméticos convencionais x sustentáveis

É comum o uso de substâncias químicas na formulação dos cosméticos convencionais. Elas são poluentes orgânicos persistentes (POPs) e demoram muito tempo para se decompor no meio ambiente.

Produzidos a partir de derivados de petróleo (plástico), esses componentes são despejados na rede de esgoto e, ao chegarem aos rios e oceanos, causam danos aos ecossistemas marinhos. Além disso, os próprios resíduos de embalagens de plástico também chegam até os animais, prejudicando a biodiversidade.

É por isso que a iniciativa sustentável no mercado de cosméticos é tão importante. A partir dela, é possível reduzir os impactos negativos na natureza e garantir produtos mais saudáveis, confeccionados de forma responsável, para os consumidores.

Características da beleza sustentável

No mercado de dermocosméticos, existe uma série de características que um produto precisa ter para ser considerado sustentável. Algumas delas são:

• eco-friendly: para ser considerado natural, o produto precisa utilizar matérias-primas de origem vegetal ou orgânica, retiradas da natureza de forma sustentável;
  • vegano: o cosmético sustentável não utiliza ingredientes de origem animal na composição;
  • cruelty-free: a linha de produtos cruelty free não é testada em animais durante o processo de produção;
  • reciclável: o dermocosmético voltado para a beleza sustentável tem embalagens e/ou rótulos biodegradáveis para reduzir o descarte de resíduos na natureza.

Mulher com creme nas pontas dos dedos.

Outra característica importante desse movimento é a redução da lista de ingredientes dos dermocosméticos: apenas o essencial é utilizado. Essa é a aplicação do conceito de minimalismo no mercado da beleza.

Empresas que seguem esse movimento também pregam transparência e ética, divulgando práticas e ingredientes de forma aberta para permitir que os consumidores façam escolhas conscientes e responsáveis.

Como seguir a beleza sustentável no seu dia a dia

Agora que você já sabe tudo sobre a beleza sustentável, pode estar se perguntando como inserir práticas de acordo com essa filosofia no seu dia a dia. Abaixo, confira as principais dicas para mudar de hábitos e passar a consumir dermocosméticos mais limpos.

Pesquise

Se você ainda não tem o costume de adquirir cosméticos sustentáveis, o primeiro passo para começar é a pesquisa. Entenda as práticas que cada empresa adota para criar produtos responsáveis com o meio ambiente e a saúde e faça uma escolha consciente ao comprar.

Fique de olho na lista de ingredientes

A beleza sustentável passa pelo uso de ingredientes mais limpos e eco-friendly nas fórmulas. Por isso, antes de investir em um novo produto para o seu skincare, dê uma olhada na lista dos ativos. Se ficar com dúvidas, acesse o glossário da Creamy para entender quais são as substâncias mais comuns e como elas agem no organismo.

Consuma produtos multifuncionais

Usar produtos multifuncionais é uma excelente maneira de reduzir o desperdício. Esse tipo de dermocosmético desempenha mais de uma função ao mesmo tempo e é ótimo para quem quer ter uma rotina de skincare minimalista.

Use refis

Essa é uma ótima alternativa para reduzir o impacto ambiental do descarte de plástico. A produção de um refil gasta menos material do que a de uma embalagem convencional. Além disso, ele também é transportado com mais facilidade, reduzindo a emissão de poluentes na atmosfera.

A Creamy oferece refis de alguns dos principais produtos, como a Vitamina C, o retinol e os ácidos mandélico, lático e glicólico. Assim, você garante todos os benefícios das fórmulas inovadoras e colabora para reduzir a produção de resíduos nocivos à natureza.

Conheça os dermocosméticos sustentáveis da Creamy!

Na Creamy, você encontra fórmulas inovadoras e inteligentes para incluir na sua rotina de cuidados com a pele. A marca tem compromisso com a sustentabilidade e oferece produtos cruelty-free e veganos, além de apoiar a reciclagem de embalagens em todo o processo de produção e disponibilizar refis. Conheça já!

Avatar for vitoria

vitoria