Saiba como cuidar da pele do corpo e mantê-la radiante

Saiba como cuidar da pele do corpo e mantê-la radiante

atualizado em publicado em 9 de agosto de 2023 nenhum comentário CREAMY DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

Saber como cuidar da pele do corpo é um desafio para quem não costuma fazer skincare ou é iniciante nos rituais de cuidados diários. Porém, não há segredo para alcançar resultados positivos e prolongados em cada etapa do autocuidado. Basta entender as necessidades do seu organismo. 

Para ajudar nesse processo, a Creamy preparou um guia com cinco dicas de cuidados com a pele. Ao segui-las diariamente, você perceberá mudanças na aparência e na saúde da barreira cutânea, que se torna mais forte contra os agentes externos do cotidiano! 

1 – Hidrate a pele ao longo do dia

A hidratação é o primeiro passo que vem à mente da maioria das pessoas ao pensar sobre como cuidar da pele do corpo. Afinal, após o banho, é comum passar um hidratante para manter a maciez e evitar áreas opacas devido ao ressecamento. Porém, será que somente essa aplicação de creme é suficiente?

Nem todo organismo tem a mesma capacidade de reter a umidade. Pelo toque e pela aparência, é possível perceber quando reaplicar o creme. Em peles mais maduras e secas ou nos dias de inverno, por exemplo, a frequência de uso do hidratante pode ser maior.

De modo geral, é recomendado usar hidratante no autocuidado matinal e noturno. Também é possível passar o creme no meio do dia quando o clima estiver mais seco. Além disso, como cada produto tem uma composição diferente, alguns ingredientes podem prolongar a hidratação e a retenção de umidade, enquanto outros necessitam de reaplicações mais frequentes. 

Ingredientes hidratantes

Se você não sabe como melhorar a pele pela hidratação, foque nos ativos da fórmula. Ureia, ceramidas, manteiga de karité, colágeno e ácido hialurônico são os ingredientes mais comuns dos dermocosméticos corporais e faciais. Eles têm efeito de retenção de água para evitar o ressecamento. 

No Calming Body Cream da Creamy, por exemplo, você encontra uma combinação hidratante e calmante com óleo de girassol, manteiga de karité, pantenol, extratos de aloe vera e camomila. Eles proporcionam maciez, firmeza e alívio imediato dos sinais de ressecamento, melhorando visivelmente a textura da pele.

2 – Evite altas temperaturas no banho

A primeira dica de como cuidar da pele do corpo é: diga adeus aos banhos muito quentes, ainda que eles sejam relaxantes! A água em alta temperatura retira a camada de proteção da pele, que passa a produzir mais sebo para manter a umidade e, muitas vezes, também fica ressecada. 

Por isso, dê preferência à água morna ou gelada, que não agride a pele. Lembre-se de utilizar um sabonete adequado e, em casos de sensibilidade, opte por fórmulas neutras e calmantes. Elas higienizam delicadamente enquanto protegem a barreira cutânea. 

Nos dias de inverno, quando os banhos são naturalmente mais quentes, evite prolongá-los e redobre a hidratação com um creme denso. Um óleo corporal também potencializa esses cuidados com o corpo e pode ser aplicado durante ou após a higienização, ampliando a umidade nas camadas internas. 

Mulher apertando o Calming Body Cream.

3 – Proteja a pele do sol 

Outra dica sobre como cuidar da pele do corpo é evitar a exposição solar desprotegida. A radiação UV penetra na pele e causa o fotoenvelhecimento. Os sinais desse problema são rugas, linhas de expressão, ressecamento, flacidez, aspereza, manchas e vasos dilatados. 

Por isso, é essencial que o protetor solar se torne seu principal aliado no dia a dia. Use um produto com, no mínimo, FPS 30 em todas as regiões descobertas, como pescoço, colo, braços e pernas. A cada três horas, aplique-o novamente para prolongar a proteção. Lembre-se: isso deve ser feito mesmo em dias nublados. 

Mesmo em dias sem sol intenso, a radiação UV passa pelas nuvens e alcança a pele. Períodos de alta temperatura, em que as pessoas aproveitam para curtir praia e piscina, o cuidado deve ser redobrado, pois os riscos de queimaduras são maiores. Nesse caso, você precisa aplicar o produto a cada duas horas ou após o contato com a água. 

4 – Aposte em produtos de diferentes texturas

Outra dica que ajuda quem não sabe como cuidar da pele é a combinação de hidratantes para intensificar os efeitos ao longo do dia. Para exemplificar, o óleo corporal pode ser aplicado antes do creme quando a pele precisar de uma dose extra de hidratação. 

Já os cremes mais densos costumam ser utilizados para criar uma camada reforçada no skincare noturno. Essa textura é ideal para peles mais ressecadas, pois retém a umidade na epiderme e restaura a aparência saudável. 

Durante o dia, as fórmulas de rápida absorção são as mais indicadas, pois não interferem no toque. Os produtos em gel com textura ultraleve são mais comuns para o rosto, mas podem ser encontrados em versões para o corpo. Eles secam rapidamente, sem deixar uma camada residual grudenta. 

5 – Faça esfoliação semanalmente

Para finalizar o guia de como cuidar da pele do corpo diariamente, não se esqueça da esfoliação semanal. O esfoliante remove as células mortas da epiderme e estimula a produção de novas, que fortalecem a barreira de proteção. 

Esse processo também contribui para a diminuição da foliculite, que aparece depois da depilação ou no pós-barba. Os grãos do esfoliante e a aplicação em movimentos circulares ajudam a desobstruir os poros, retirando as impurezas acumuladas. Para evitar a abrasão excessiva, utilize-o apenas uma vez por semana e opte por fórmulas delicadas. 

Cuide do corpo e do rosto com a Creamy!

Já sabe como cuidar da pele do corpo e quer colocar as dicas em prática com produtos eficientes? Conte com as fórmulas inteligentes da Creamy, que combinam ativos multifuncionais e entregam resultados comprovados!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento