Protetor solar dentro de casa: é preciso aplicar ou não?

Protetor solar dentro de casa: é preciso aplicar ou não?

atualizado em publicado em 13 de junho de 2023 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 4 minutos

A rotina de skincare é repleta de detalhes que a tornam mais eficiente, como a ordem de aplicação e os cosméticos indispensáveis. Com tantas informações, algumas pessoas se perguntam se é necessário utilizar protetor solar dentro de casa.

Como ele é um dos itens que não podem ficar de fora do autocuidado, a Creamy vai contar quando e onde é preciso aplicar o protetor solar: em ambientes externos ou internos também. Tire todas as suas dúvidas a seguir!

É preciso aplicar filtro solar em ambientes internos?

Para explicar se é preciso de protetor solar dentro de casa, é hora de desmistificar alguns fatos. Já ouviu falar que esse dermocosmético só deve ser utilizado quando há exposição solar? Isso é um grande mito. Pelo contrário, até mesmo em dias sem sol, o produto precisa estar na sua rotina de autocuidado.

Mesmo em dias nublados, chuvosos ou frios, o sol continua emitindo raios UVA e UVB, que causam diversos danos às células. Apesar da redução na radiação, é recomendado usar o protetor para formar uma barreira, já que os raios podem atravessar a epiderme e penetrar a camada mais profunda da pele.

Outro mito atrelado à penetração dos raios é que eles só causam mal a peles mais claras. Independentemente da tonalidade, é necessário aplicar um produto com fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. Quanto mais clara e propensa à irritabilidade for a pele, maior deve ser o número.

Agora, vem uma curiosidade: os raios UVA não estão presentes somente em ambientes externos. Se você gosta de trabalhar ou tirar um cochilo perto da janela, a radiação ainda consegue atingir a superfície do seu corpo. Saber que ela pode ultrapassar a camada de vidro dá uma noção sobre como ela é poderosa.

A radiação UV é a única com que se preocupar?

Também é preciso utilizar protetor solar dentro de casa devido à luz azul, que faz parte do espectro visível e provém dos raios de sol. Ela é capaz de penetrar os tecidos subcutâneos e oxidar os lipídios, acelerando a produção dos radicais livres.

Consequentemente, isso danifica a pele ao destruir as fibras de colágeno, o que torna os sinais de envelhecimento mais evidentes, como flacidez, rugas, linhas de expressão, e contribui para o surgimento de manchas.

Mulher segurando um protetor solar na mão enquanto sorri.

Como aplicar o protetor solar em casa?

Com tantos danos que o sol pode causar, você pensará duas vezes antes de ficar sem protetor solar dentro de casa. Porém, agora, sua dúvida talvez seja: é preciso aplicar o mesmo produto e a mesma quantidade ao ficar em um ambiente interno?

A resposta é sim! A escolha do produto deve ser feita de acordo com seu tipo de pele, para a textura apresentar maior aderência e o produto não incomodar ao longo do dia nem intensificar aspectos indesejados, como a oleosidade. Para isso, conte com um dermatologista para auxiliar na montagem da rotina de skincare.

Já a quantidade deve ser suficiente para cobrir rosto, pescoço e colo. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o ideal é equivalente a uma colher de chá de produto para toda essa região. Aplique uniformemente, para nenhum canto ficar desprotegido.

Apesar de você estar em um local fechado, também é necessário reaplicar o filtro solar dentro de casa. Ainda de acordo com a SBD, o padrão é a cada três horas, ou duas, em caso de transpiração excessiva ou contato com a água, que podem diminuir o efeito do produto.

E a maquiagem?

Caso deseje usar protetor solar dentro de casa com uma cobertura da sua tonalidade, a dica é apostar nas versões com cor. Elas podem ser leves, dando um aspecto natural, e até mais intensas, cobrindo olheiras, manchas de espinha e melasma, a depender da pigmentação.

Após a camada de proteção, você pode seguir com os itens de maquiagem de sua preferência. Nesse caso, a reaplicação do filtro ao longo do dia pode ser feita com versões em pó, que também possuem FPS e selam a pele com um toque matte.

Outros dermocosméticos para aplicar em casa

Antes de usar protetor dentro de casa, lembre-se das outras etapas do skincare! Para preparar a pele para receber esse produto, comece com a limpeza. Escolha um limpador facial que se adeque às suas necessidades, para retirar as impurezas sem aumentar a oleosidade ou deixar o rosto seco.

Na sequência, aplique um tônico facial se você costuma incrementar seu skincare diurno com algum ativo. Após a absorção completa do produto, chegou o momento de aplicar seu hidratante favorito, que também contribui para a proteção da barreira cutânea. Inclusive, há versões com FPS que intensificam o efeito do protetor aplicado em seguida.

Proteção solar é com a Creamy!

Já entendeu que é preciso utilizar protetor solar dentro de casa, mas ainda não sabe qual escolher? Conheça o Protetor Solar FPS 60 Watery Lotion, com ação calmante e antioxidante, graças ao ativo multifuncional HYPSKIN®. O melhor de tudo é que ele é ideal para todos os tipos de pele e pode ser adquirido em poucos cliques!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento