Skincare antes ou depois do banho: o que é melhor para a pele?

Skincare antes ou depois do banho: o que é melhor para a pele?

atualizado em publicado em 29 de junho de 2023 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 4 minutos

A rotina de autocuidado passa por etapas e produtos específicos, que podem gerar diversas dúvidas em quem está começando a cuidar da pele. Uma delas diz respeito à melhor ordem de aplicação: é melhor fazer skincare antes ou depois do banho?

Afinal, existe um momento ideal para cuidar da pele ou os resultados proporcionados independem da sequência? Caso você ainda não tenha essa certeza ao fazer skincare, saiba que a Creamy pode ajudar. Continue a leitura para saber mais! 

Qual é o melhor momento para fazer o skincare?

Ao pensar sobre como fazer skincare, muitas pessoas se atentam somente à ordem de aplicação dos produtos, que se inicia com a limpeza e finaliza com a proteção ou um tratamento, a depender da rotina diurna e noturna. No entanto, poucas analisam o melhor momento do dia para o autocuidado. 

Em dias de trabalho, estudo e inverno, por exemplo, é comum escolher a maneira mais rápida: durante o banho. Porém, quando há tempo livre, os adeptos ao skincare procuram fazer cada etapa com mais calma, como um ritual de beleza e relaxamento. Nessa hora, a dúvida surge: skincare antes ou depois do banho? 

A ordem pode ser escolhida individualmente, de acordo com a preferência de cada pessoa, mas alguns cuidados servem para manter os efeitos dos produtos aplicados. Vale ressaltar que não há certo e errado, porém há situações em que essa seleção não se aplica. 

Para exemplificar, imagine que você tomou banho sem cuidar da pele antes ou embaixo do chuveiro, pois se distraiu e esqueceu. Ao se recordar, a única saída se torna o skincare depois do banho. O contrário também acontece, como nos dias de longas viagens na estrada, em que o autocuidado é feito nas paradas, para evitar a sensação de oleosidade e pele suja.

Cuidados com o skincare antes do banho

Caso você opte pelo skincare antes do banho, é importante saber que os produtos aplicados podem ter menor eficácia. Isso porque, durante a lavagem do corpo, o rosto entra em contato com vapor e gotas de água, que penetram na barreira cutânea e removem a camada exterior formada pelo dermocosmético. 

Além disso, o shampoo, o condicionador e a máscara de tratamento podem encostar no rosto, levando ao ato involuntário de passar a mão ou jogar água para limpar novamente a região. Após a lavagem do cabelo, pode ser necessário repetir todo o procedimento novamente. 

Por isso, se for sua escolha, a dica é manter o rosto para fora do chuveiro, evitando que até a água quente prejudique a pele. Para economizar os itens de skincare e não precisar reaplicá-los, você pode deixar essa parte para o fim do banho, dividindo o autocuidado em dois. 

mulher sorrindo antes do banho

Cuidados com o skincare depois do banho 

Para quem busca praticidade, não há dúvidas sobre o skincare antes ou depois do banho, pois os cuidados após a lavagem corporal são únicos e não necessitam de mais uma aplicação. Nesse caso, é importante que a água da torneira esteja morna ou fria para manter a pele protegida. 

Também se lembre de não utilizar a toalha do corpo para o rosto, evitando que bactérias contaminem os poros e desenvolvam pontos de acne. Opte por fios finos e macios, e não esfregue ao secar. Se for possível, deixe esse processo acontecer naturalmente, pois é a forma mais higiênica e menos abrasiva. 

Nos dias de inverno, o skincare depois do banho pode causar certo desconforto por causa da água gelada da torneira. Porém, saiba que essa temperatura proporciona inúmeros benefícios para a pele, como melhora da circulação sanguínea, alívio da vermelhidão e diminuição dos poros aparentes

E a água quente do banho?

Decidindo entre o skincare antes ou depois do banho, talvez você considere a possibilidade de higienizar o rosto no chuveiro. Nesse caso, o mesmo vale em relação à temperatura da água, que deve se manter morna ou gelada para proteger a pele. 

A água quente é uma das principais inimigas do skincare, pois retira a camada de proteção natural, dilata os poros e os deixa suscetíveis à maior produção de sebo. Então, é comum que a oleosidade e a acne aumentem.

Em alguns casos, os banhos quentes e longos ainda contribuem para quadros de dermatite, já que a pele fica ressecada, o que pode gerar placas vermelhas e coceiras. 

Tenha um skincare de qualidade com a Creamy!

Agora, você já sabe como escolher entre o skincare antes ou depois do banho, bem como os cuidados que devem ser tomados. Se ainda quiser mais dicas para um autocuidado eficiente, lembre-se de contar com as fórmulas inteligentes da Creamy, que proporcionam mudanças significativas na sua pele.

No site, há sugestões de rotinas personalizadas para todos os tipos de pele, para facilitar a combinação de produtos para diferentes necessidades. Todas são feitas com ativos seguros e tecnologias que oferecem resultados visíveis a cada uso.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento