B-beauty: a rotina de skincare das brasileiras

B-beauty: a rotina de skincare das brasileiras

atualizado em publicado em 12 de março de 2021 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 5 minutos

As brasileiras finalmente ganharam uma rotina de skincare perfeita para quem mora em um país tropical: a B-beauty! Mas, afinal, o que ela tem de diferente e quais são os motivos para aderir? Nós te explicamos tudinho aqui!

As tendências de skincare

O termo “skincare” nunca esteve tão em alta. O fenômeno chegou ao Brasil inspirado pelas coreanas, que desde sempre impressionam quando o assunto é cuidar bem da pele. Não à toa, a rotina de skincare delas, popularmente conhecida como K-beauty, ficou famosa por envolver de 10 a 14 passos e uma frequência rigorosa.

Tem ainda a J-beauty, o ritual de beleza das japonesas, que também demanda várias etapas. O processo é, de fato, impecável, mas será que a pele dos brasileiros precisa de uma bancada lotada de cosméticos?

O médico especialista em dermatologia Luiz Romancini ressalta que o excesso pode ser um problema. “Tantos produtos usados sem prescrição costumam vir acompanhados por queixas de acne, poros dilatados, oleosidade, entre outros. Isso acontece porque nem sempre os produtos são indicados ou voltados para aquele tipo de pele. Cosméticos são seguros sim, mas quando se faz uma rotina de skincare pensando em melhorar ou mesmo tratar alguma característica ou condição da pele, é importante escolher os produtos que de fato atendam esse desejo e tenham a função esperada. Com tantos cosméticos disponíveis, eventualmente é interessante a opinião de um profissional antes de comprar produtos desnecessários”, conta. 

skincare das brasileiras 1

Depois do sucesso das rotinas asiáticas, surgiu uma nova tendência de skincare minimalista: a N-beauty, com referências dos países nórdicos. Ela caminha no sentido oposto e defende o “menos é mais”. Dessa forma, traz uma proposta de poucas e certeiras etapas, simplificando os cuidados com a pele.

Acontece que o clima nos países nórdicos é bem diferente do nosso, com peles que tendem a ser mais secas, ao contrário da pele brasileira, que possui mais propensão à oleosidade. 

Cada uma dessas rotinas de cuidados exige produtos criados para atender países com características totalmente diferentes do nosso. Alguns desses produtos, que não são adequados para o cotidiano brasileiro, podem prejudicar a saúde e a defesa natural da pele. 

É o que diz o Study of pH variation on the skin using cosmetic formulation s with and without vitamins A, E or ceramide: by a non-invasive method: “a pele apresenta pH levemente ácido (4,6 – 5,8), que contribui para que ocorra proteção bactericida e fungicida em sua superfície. Além disso, as secreções cutâneas apresentam apreciável capacidade tamponante, importante propriedade, uma vez que o pH da pele é freqüentemente alterado em conseqüência da utilização de produtos tópicos inadequados, expondo a pele a uma série de agentes agressores, em especial microorganismos”. Pensando nisso, surgiu a B-beauty.        

Por que B-beauty?

No Brasil, além de uma cultura, clima, alimentação e hábitos totalmente diferentes dos países asiáticos e nórdicos, existe ainda uma grande diversidade de fototipos de pele, com características bastante distintas.

Todas as tendências de skincare podem ser adaptadas levando em consideração as particularidades das peles brasileiras, no entanto, nada mais adequado do que ter uma rotina que as brasileiras realmente possam chamar de sua. Essa é a B-beauty!

b beauty brasileiras skincare

“Devido a posição geográfica do Brasil, temos uma incidência maior de radiação solar, e durante o verão principalmente, os dias são mais longos e ensolarados. Isso favorece a produção de radicais livres induzidos pela radiação UV. O clima quente, exposição prolongada à luz visível (solar ou artificial) e contato com poluição são outros fatores que geram mais e mais radicais livres”, explica Luiz. 

“Os radicais livres são subprodutos do metabolismo, capazes de provocar alterações em nível celular, que se traduzem em sinais de envelhecimento – manchas, flacidez de pele e aparecimento de rugas. Isso ocorre, dentre outros fatores, pela degradação contínua do colágeno, que é acelerada na presença de radicais livres.”

Outra particularidade que amamos da B-beauty é que nela os cosméticos brasileiros ganham destaque. O movimento não valoriza apenas as brasileiras, mas também as marcas nacionais. Ingredientes produzidos aqui, ativos naturais, fórmulas completas, cruelty-free e veganas são as pedidas da vez.

B-beauty: como começar?

A B-beauty conta basicamente com três etapas: limpeza, hidratação e proteção – esse é o mantra. Aqui vai um passo a passo resumido de como aderir a rotina, sugerido pelo nosso especialista Luiz:

Rotina de skincare noturna

À noite, a recomendação é fazer uma dupla higienização com água micelar e sabonete próprio para a sua pele. Em seguida, é importante hidratar com o produto de sua preferência, de acordo com a necessidade. O próximo passo inclui um creme de tratamento, seja para acne, manchas ou olheiras. Os ácidos, como mandélico, glicólico e lático, costumam ser bons aliados, já que ajudam na renovação celular.

b-beauty rotina de skincare
Os Creamys são perfeitos para a rotina de skincare das brasileiras.

Rotina de skincare diurna

Não é necessária uma limpeza tão profunda como precisamos ao final do dia para remover camadas de produtos, filtro solar, poluição e células mortas. Pela manhã, é indicada uma higiene suave da pele, a fim de remover os produtos utilizados na noite anterior e preparar a pele para os produtos da rotina diurna. 

Os passos indispensáveis na rotina diurna da B-beauty são a proteção solar e a defesa contra os radicais livres. A combinação do uso de antioxidantes, como a Vitamina C Creamy,  com o filtro solar garante que a pele esteja protegida tanto da radiação solar, quanto dos radicais livres produzidos pela luz solar, luz artificial e poluição. 

É importante lembrar que todos os produtos devem ser cuidadosamente escolhidos de acordo com o seu tipo de pele. Para um passo a passo completo de skincare, clique aqui.  

Ouça a sua pele

Seja qual for a sua rotina de skincare favorita, B-beauty ou não, o segredinho é ouvir a sua pele e cuidar dela de acordo com as suas necessidades. Busque identificar o que ela precisa naquele momento. Skincare é autocuidado, autoamor e simplicidade, mas contar com a ajuda de um dermatologista para recomendar os melhores produtos é fundamental.

Que tal adquirir produtinhos incríveis para cuidar da sua pele no melhor estilo B-beauty? Acesse o site da Creamy!

REFERÊNCIAS:

Study of pH variation on the skin using cosmetic formulation s with and without vitamins A, E or ceramide: by a non-invasive method

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento