Saiba tudo sobre a acne grau 4 e os tratamentos adequados

Saiba tudo sobre a acne grau 4 e os tratamentos adequados

atualizado em publicado em 27 de março de 2024 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 4 minutos

Cravos e espinhas podem acometer a pele de diferentes formas, variando o tipo de inflamação, a aparência e o nível de desconforto. A acne grau 4, por exemplo, é uma das que mais impacta a barreira cutânea e afeta a autoestima.

Você sabe o que causa acne grau 4 e como ela se diferencia das demais? A Creamy conta tudo sobre essa condição para que seja possível identificá-la e tratá-la adequadamente. E lembre-se: consulte sempre um dermatologista!

O que é a acne grau 4?

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, a acne grau 4 é caracterizada por pústulas, comedões e lesões císticas grandes que podem se interconectar na pele, formando “túneis”. É possível identificá-los da seguinte maneira:

  • pústulas – são as espinhas. Lesões sólidas, elevadas, arredondadas, avermelhadas e com pus;
  • comedões – são popularmente chamados de cravos. Eles são resultados do entupimento de sebo na saída dos folículos pilosos;
  • cistos – lesões maiores que as pústulas, que quando inflamadas, se expandem nas camadas mais profundas da pele.

Por chegar nas camadas mais internas da pele, esse tipo de acne costuma ser doloroso e deixar cicatrizes. O tamanho dos cistos varia e nem sempre há pus exposto na superfície, o que pode dificultar o diagnóstico sem ajuda de um especialista.

A depender do tamanho da lesão, a pele pode apresentar não apenas irregularidades na textura, mas deformidade. Justamente por isso, essa acne é um dos tipos mais severos e difíceis de tratar, principalmente quando há interferência do paciente ao coçar e tentar espremer a região.

Qualquer pessoa pode desenvolvê-la?

Assim como os outros tipos, a acne grau 4 (conglobata) pode se desenvolver em qualquer pessoa, mas é mais comum observá-la no sexo masculino. Cada caso tem particularidades quanto ao formato, tamanho e local de desenvolvimento das lesões, que costumam se formar por todo o rosto e pelas costas.

Como é feito o tratamento?

As acnes superficiais são as mais frequentes e mais fáceis de tratar, tendo um período de cicatrização menor, a depender dos cuidados do paciente. Isso, no entanto, não é uma realidade para quem tem lesões severas, principalmente porque elas estão em camadas profundas que, muitas vezes, dermocosméticos não conseguem alcançar.

Por isso, o primeiro passo para o tratamento da acne grau 4 é a consulta com um médico dermatologista. Esse profissional consegue avaliar o quadro clínico e o histórico de doenças. Ele pode solicitar exames para constatar alterações hormonais que costumam intensificar as lesões.

acne grau 4

Adaptando o skincare para a acne grau 4

Ao saber como tratar acne grau 4, você deve estar se perguntando: “o skincare pode ajudar?”. A resposta é: sim, uma vez que os tratamentos tópicos auxiliam na melhora da aparência da pele, na diminuição da vermelhidão e, principalmente, na limpeza.

As etapas para nutrir, hidratar e proteger o rosto são ótimas para manter a saúde da pele. Porém, como visto anteriormente, o segredo para o processo ter efeitos positivos é o acompanhamento com um médico dermatologista.

Limpeza

A limpeza da pele é uma das etapas recomendadas pela SBCD, já que é ela que remove as sujeiras que obstroem os poros. Quando não é realizada, há mais chances de a inflamação se intensificar e de novos cravos, espinhas e lesões surgirem.

O ideal é usar uma fórmula indicada especificamente para peles sensíveis, pois a região lesionada fica inchada, avermelhada e dolorida. Os ativos anti-inflamatórios também podem contribuir para a cicatrização. Vale lembrar que nunca se deve usar as mãos ou ferramentas de remoção de acne para espremer as lesões.

Hidratação

É ideal manter a região afetada pela acne grau 4 hidratada para fortalecer a barreira cutânea, que fica sensibilizada e enfraquecida pelas inflamações. Ela é essencial para manter a umidade natural da pele e equilibrar a produção de sebo.

Como a pele com acne já tende a produzir oleosidade em excesso e ter mais sebo, é preferível usar fórmulas que sejam oil-free. Geralmente, elas são aquosas e têm rápida absorção para que o rosto não fique com brilho aparente, nem incomode sensorialmente ao longo do dia.

Proteção

O protetor solar é o melhor amigo do skincare de qualquer pessoa, que sofre com acne ou não. Ainda que muitos pensem que ele só deve ser aplicado nos dias de sol ou durante a exposição solar, é necessário utilizá-lo todos os dias em ambientes externos ou internos.

Até mesmo os dias nublados têm raios UVA e UVB que penetram na pele e podem intensificar as inflamações e a irritação de quem sofre com a acne grau 4. Para uma proteção mais completa, o protetor solar da Creamy também tem ação antivermelhidão e antioxidante e cria uma barreira contra a luz azul e visível.

Tratamento

Há diferentes ácidos presentes em séruns, cremes, pomadas e tônicos que contribuem com a desinflamação e o tratamento da acne grau 4. Salicílico, lático, retinoico, azelaico, glicólico são apenas algumas opções, e a escolha fica por conta da recomendação do dermatologista, que faz um acompanhamento mensal.

Cuide da acne com a Creamy!

Gostou de conhecer a acne grau 4 e quer ficar por dentro de outros conteúdos semelhantes? Continue acompanhando o Creamy Blog. Se precisar de produtos dedicados ao tratamento de cravos e espinhas, invista nas fórmulas inteligentes da Creamy e faça um acompanhamento médico. Blog Final de Postagem Creamy

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento