Tipos de acne: conheça quais são para combater 

Tipos de acne: conheça quais são para combater 

Atualizado em Feb 7, 2022 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

Acne é uma doença um tanto quanto comum, caracterizada por um processo inflamatório das glândulas dos folículos sebáceos que resulta em cravos e espinhas. As áreas mais atingidas costumam ser rosto, peito e dorso, podendo causar incômodo e cicatrizes. Por isso, é importante conhecer os tipos de acne. 

A manifestação dessa doença se dá pela combinação de 4 fenômenos:

  • oclusão folicular
  • hiperprodução sebácea
  • infecção bacteriana pelo P. acnes
  • inflamação

Esses fenômenos podem acontecer em maior ou menor grau na pele, conferindo gravidades (graus) diferentes de acne. A acne acontece devido a fatores genéticos, ambientais, alimentares e hormonais. 

Os níveis hormonais sofrem uma elevação na adolescência, o que provoca aumento na produção de gordura pelas glândulas sebáceas da pele. Embora seja muito comum na puberdade, a acne não está restrita somente a essa faixa etária e pode afetar adultos. 

Outra forma de ela se manifestar são as espinhas internas. Quer saber mais sobre os tipos de acne? Então, confira o conteúdo exclusivo que fizemos a seguir!

Como ocorre a acne?

O fenômeno inicial que acontece é a oclusão folicular. Isso ocorre por acúmulo de queratina na abertura do folículo (poro) e dificulta ou até impossibilita a expulsão do sebo produzido dentro do folículo. 

Com a produção de sebo aumentada e com o folículo ocluído, gera-se uma lesão elevada e arredondada, que é o que chamamos de comedão. Em alguns casos, ocorre proliferação bacteriana e inflamação na lesão, que se torna uma pústula, que é a espinha que conhecemos. Os tipos que podem aparecer são:

1. Comedões (cravos)

São causados pelo entupimento da saída dos folículos pilosos com a substância oleaginosa liberada, o sebo.

2. Pápulas

As pápulas são pequenas lesões. Caracterizam-se por serem sólidas, arredondadas, elevadas, avermelhadas e endurecidas.

3. Pústulas

A acne em pústula pode ser definida como as pápulas que formam espinhas, já que contêm pus.

4. Nódulos e cistos

Maiores que as pápulas e pústulas, essas lesões inflamam e alcançam camadas mais profundas da pele. Elas são dolorosas e podem deixar cicatrizes. 

Você sabe quais são os tipos de acne? Ela é classificada a partir da gravidade. Conheça um pouco mais agora mesmo!

mulher com diferentes tipos de acne no rosto.

Classificação dos tipos de acne

 A acne tipo I é caracterizada pela presença apenas de cravos (ou comedões) sem a implicação de lesões inflamatórias (as espinhas).

Já a acne tipo II é descrita a partir do momento em que há a presença de cravos e espinhas pequenas, com pequenas lesões inflamadas e pústulas, que nada mais são que pontos amarelos de pus. 

A acne tipo III é a definição da doença quando ela se manifesta por meio de cravos, espinhas pequenas e lesões maiores. Lesões essas que são mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas, chamadas também de cistos.

O último dos tipos, a acne tipo IV, é identificado a partir da presença de cravos, espinhas pequenas e grandes lesões císticas. A manifestação também se dá por múltiplos abscessos interconectados e cicatrizes irregulares, a chamada acne conglobata, ou seja, deformidades na área afetada. 

Tudo isso pode parecer assustador, não é mesmo? Porém, com a Creamy, você pode saber quais são os tipos de cicatriz de acne, como cuidar delas e da sua pele para evitar o surgimento das indesejáveis espinhas e cravos. Com os nossos kits, você mantém uma rotina de skincare prática e eficaz!

Cuidados e tratamento

É muito importante que você se consulte com um dermatologista e siga o tratamento prescrito. Porém, a Creamy compartilha dicas que podem valer ouro na hora de lidar com os tipos de acne no rosto:

  • lave o rosto duas vezes ao dia com um sabão neutro e suave;
  • lave as mãos com frequência e evite tocar no rosto de maneira excessiva ou desnecessária;
  • evite ao máximo esfregar sua pele e nunca esprema espinhas, prevenindo o surgimento de cicatrizes;
  • não use as mãos como forma de descansar o rosto enquanto lê, estuda ou assiste à TV, por exemplo;
  • tente sempre manter seu cabelo longe da face;
  • evite sol em excesso.

Além disso, embora não haja estudos comprovando a relação entre acne e alimentação, é possível notar piora na acne após a ingestão de certos alimentos. Muitas pessoas são capazes de registrar a alimentação e observar qual tipo de comida afeta a acne nelas, gerando um resultado eficaz.

Compareça ao seu acompanhamento médico e mantenha um registro dos tratamentos utilizados. Há inúmeras alternativas para melhorar a situação entre você e os tipos de acne existentes.

A Creamy está com você!

Sabemos muito bem como pode ser complicada essa luta contra os tipos de acne. Por isso mesmo, a Creamy pode ser a sua melhor parceira nesse processo que pode ser doloroso e marcante. 

Falamos, por exemplo, sobre como a lavagem do rosto é essencial para evitar acne. Sabendo dessa importância, temos toda uma seção de sabonetes faciais Creamy que removem as impurezas.

Para deixar a sua jornada anti-acne ainda mais completa, você também pode utilizar o nosso kit Ex-pinhas! A combinação do amarelinho com o turquesinha combate as a acne já existente, bem como evita que novas apareçam.

Com a Creamy, você pode se livrar dos diferentes tipos de acne sem gerar mais feridas, enquanto cuida do planeta da mesma forma que faz com a pele. Não deixe de conferir todas as maravilhosas opções presentes no nosso catálogo!

(Visited 1.578 times, 2 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © Creamy 2022. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#