Conheça tipos de cicatriz de acne e como tratá-las

Conheça tipos de cicatriz de acne e como tratá-las

atualizado em publicado em 11 de janeiro de 2022 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 5 minutos

Muitas vezes, as espinhas podem afetar a autoestima. Então, o que fazer quando, mesmo depois de elas irem embora, sua pele não se vê livre delas? Isso acontece quando a cicatriz de acne aparece. 

Para tratá-la, é necessário entender como e por que ela surge, que tratamentos e produtos funcionam para melhorar a aparência dela e como aplicá-los. Além disso, é interessante prevenir o surgimento dela. Então, vamos conferir algumas dicas sobre essas cicatrizes. 

O que é a cicatriz de acne?

A cicatriz de espinha pode aparecer depois do nascimento de vários tipos de acne, desde um cravo ou uma espinha até um processo inflamatório maior. Porém, o surgimento de uma espinha não implica necessariamente isso, alguns fatores colaboram para o rosto ficar marcado. 

Tipos de acne que podem causar uma cicatriz 

Alguns tipos de acnes podem gerar cicatriz por serem mais profundos ou terem sido espremidos. O primeiro é a acne de grau 3, os conhecidos como cravos, pápulas e pústulas (caracterizadas pela presença de pus). 

O mesmo vale para acne de grau 4. Ela possui características do grau anterior, porém conta com a presença de nódulos e cistos, e pode conter uma quantidade maior de secreção. 

Assim como os dois anteriores, o grau 5 pode gerar marcas de espinha. Ele repete características dos outros graus, mas tem um processo inflamatório maior, podendo levar a febre e mal-estar. 

Tipos de cicatrizes de acne 

Além disso, é importante reconhecer os tipos de cicatriz de acne tanto para tratá-los com eficácia quanto para entender por que elas aparecem. Assim, é possível mudar certos hábitos para evitar que isso vire um comportamento regular da sua pele. 

Essas marcas podem ser divididas em três categorias, cada uma com características e tratamentos próprios. As hipertróficas são elevadas, costumam ficar dentro do limite do machucado ou excedê-lo, causando um relevo. Elas também podem surgir em ponte, ou seja, duas acnes próximas acabam ligadas por um caminho fibroso, elevando a região toda. 

As atróficas, assim como o nome sugere, são rebaixadas ou deprimidas e se dividem em duas categorias: as distensíveis e as não distensíveis. As marcas distensíveis são caracterizadas por sumirem ao esticar a pele, porque elas são mais superficiais e possuem menos fibrose, enquanto as não distensíveis continuam visíveis independentemente de quanto você manipular o rosto.  

A última categoria é a distrófica, que pode ser considerada um tipo de marca atrófica, mas possui algumas diferenças. Elas também são rebaixadas, mas não possuem limite, cada uma tem uma forma e um tamanho, podendo ter uma aparência orgânica e única. 

Como tratar e prevenir a cicatriz de acne 

Apesar de existirem diversos tratamentos para cicatriz de acne, não é garantido que elas vão desaparecer com os cuidados. Cada caso é um caso, já que cada tipo de pele e sistema possui características e modos próprios de lidar com um processo inflamatório.  

cicatriz de acne

Porém, é necessário conhecer o tipo de tratamento para marcas de acne indicado para seu caso. Mesmo que não desapareçam totalmente, elas podem ter a aparência melhorada e suavizada. 

Tratamentos para cicatriz de acne hipertrófica

Para tirar a marca de espinha hipertrófica, deve-se investir em procedimentos e produtos que ajudem a atrofiá-la. Por serem marcas com relevo, o objetivo é tentar igualar a textura o máximo possível. 

Procedimentos como lasers, microagulhamentos, peelings e até microcirurgias são recomendados. Eles são realizados por dermatologistas após a análise do seu rosto. Produtos de skincare que ajudam a atrofiar e combatem a inflamação, como o ácido lático da Creamy, também são indicados. 

Tratamentos para cicatriz de acne atrófica

Ao contrário das hipertróficas, por estarem abaixo do nível da pele, as marcas atróficas pedem por procedimentos e produtos que ajudem a preencher a região e melhorar a textura e a aparência. Um exemplo disso é um ácido para cicatriz de acne. 

Para as marcas atróficas distensíveis, ácidos e tratamentos que promovam a renovação celular podem auxiliar na melhora do aspecto, porque elas são mais superficiais, ou seja, mais fáceis de tratar. No caso das marcas de espinha e acne não distensíveis, procedimentos estéticos mais invasivos podem ser recomendados, já que tratam camadas mais profundas e obtêm resultados melhores. 

Tratamento para cicatriz de acne distrófica 

Os tratamentos para esse tipo podem ser feitos com laser e microagulhamento, assim como as marcas hipertróficas. Porém, diferentemente delas, o objetivo é subir a cicatriz. Isso pode ser feito levantando o fundo da cicatriz com uma agulha ou perfurando a pele e injetando ácidos nas camadas profundas. 

É importante saber que apenas um dermatologista pode identificar quais tipos de cicatriz de acne você tem e quais são os tratamentos mais indicados. Sempre alinhe as expectativas: uma melhora completa é impossível, mas a combinação certa de procedimentos realizados por um profissional capacitado pode melhorar, e muito, a aparência das cicatrizes. 

Prevenção das cicatrizes de acne 

O primeiro passo da prevenção da cicatriz é não tocar a espinha. Quando há um processo inflamatório em uma região e você o manipula, a inflamação da área pode se espalhar e piorar. Essa é uma das principais causas do surgimento das marcas de espinhas e cravos. 

O uso de um kit de skincare também auxilia na prevenção de espinhas e outros tipos de acne. Consequentemente, ele ajuda a impedir que a cicatriz posteriormente se forme na pele. 

Cuide da sua pele com produtos Creamy

Além de investir em tratamentos e produtos que vão melhorar a aparência, a saúde e a textura da sua pele e da sua cicatriz de acne, é necessário entender o que elas necessitam. Para isso, confira mais algumas dicas sobre skincare e características do maior órgão do corpo em nosso blog. 

Após descobrir exatamente o que usar para garantir a sua melhor pele, aproveite os produtos Creamy disponíveis. Para facilitar a sua rotina, aposte em combos que possuem exatamente o que você procura!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento