Poros obstruídos: dicas para evitar esse problema

Poros obstruídos: dicas para evitar esse problema

26/08/2021 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

Aprendendo sobre skincare, é normal se deparar com algumas informações que podem nos deixar com dúvida. Os poros obstruídos são bastante recorrentes, mas não muito bem-vistos. Por que isso acontece? O que significa quando um poro sofre com isso?

Para solucionar essas e outras questões sobre o assunto, o blog da Creamy preparou um conteúdo completo ao lado do Dr. Luiz Romancini, médico especialista em dermatologia. Tire suas dúvidas com a gente e entenda melhor porque é tão importante se livrar dos poros obstruídos.

O que são os poros obstruídos?

Basicamente, os poros obstruídos são o que chamamos de acne de grau 1. Esse nome pode assustar, representa o tipo mais comum da doença, configurado pelos cravos. Nesse sentido, é importante reforçar que não há a presença de lesões inflamatórias.

Esses cravinhos que aparecem no nosso rosto, e podem ser abertos ou fechados, são o resultado dos poros entupidos. Normalmente, existem dois motivos para que esse processo aconteça: excesso de produção de sebo, quando a oleosidade da pele obstrui o poro, ou excesso de queratina, quando a própria pele faz isso.

Excesso de produção de sebo

Este processo acontece, principalmente, em peles oleosas ou mistas. Normalmente, por causa de uma predisposição genética, existe uma produção sebácea exagerada, que acaba entupindo os poros se não for eliminada com frequência. 

Apesar disso, existem outros motivos que podem levar a pele a ter excesso de oleosidade, como o estilo de vida e o ambiente ao redor. Por isso, alguns cuidados podem ser tomados para evitar esse tipo de obstrução.

Excesso de queratina

Quando falamos de excesso de queratina, é importante notar que não estamos tratando de condições, como a queratose pilar. Nesse caso, é quando não existe um processo eficaz de eliminação da pele morta. Então, essas células acabam se acumulando nos poros e causando obstruções.

poros obstruídos

Também existem maneiras de evitar que isso aconteça, como tomar os cuidados corretos com a pele. Assim, os poros entupidos no rosto podem ser tratados, enquanto o reaparecimento deles pode ser prevenido. O uso de AHAs, BHAs e retinol regula a queratinização da pele, evitando que o excesso de queratina obstrua os poros e propicie a formação de comedões. 

Poros dilatados = poros obstruídos?

Apesar de poderem aparecer em qualquer tipo de pele, os cravos são bem mais comuns em pessoas com peles mistas e oleosas. Isso acontece por causa do processo natural que esses tipos cutâneos apresentam, produzindo sebo em excesso, o que causa a dilatação dos poros.

“Os poros dilatados são sinônimos de oleosidade excessiva, enquanto os poros obstruídos são um grau de acne”, explica Dr. Luiz. Ou seja: não necessariamente um causa o outro, mas é muito comum que as duas condições estejam presentes no mesmo rosto. O envelhecimento também pode contribuir com a dilatação dos poros.

Assim como os poros dilatados acontecem por alguns fatores, existem outros cuidados menores, que, se não forem priorizados, podem causar a obstrução dos poros. O uso contínuo de maquiagem, sem a higienização da pele depois, pode ser um deles.
O ambiente que você está inserido é outro fator. Nesse sentido, a presença constante de radicais livres, como a poluição, em contato com os poros da pele, pode afetar a quantidade de resíduos depositados nesses folículos.

Como evitar a obstrução dos poros?

Para tratar corretamente os poros obstruídos, é importante entender o motivo pelo qual isso está acontecendo. No entanto, existem alguns passos que podem ajudar bastante na hora de controlar a oleosidade da pele e o surgimento de cravos.

Higienização

Este é um passo fundamental para qualquer rotina de skincare. Aqui, a pele vai se livrar de todos os resíduos acumulados no dia e ficar limpinha para as próximas etapas de cuidado. Por isso, utilizar sabonete, gel ou creme higienizador deve ser uma das prioridades.

“Uma limpeza eficiente, com produtos voltados à pele oleosa e acneica, traz benefícios para evitar esse problema”, afirma Dr. Luiz. Faça, pelo menos, duas limpezas faciais diárias: uma de manhã e outra à noite.

Esfoliantes e seborreguladores

Aqui, entram os AHAs, os BHAs e os outros ingredientes seborreguladores, como a niacinamida. Nesse momento, você estará adicionando um cuidado a mais à sua rotina de skincare para agir contra uma das raízes dos problemas.

Uma esfoliação química com um ácido glicólico, por exemplo, tem ação seborreguladora profunda, ideal para as peles mais oleosas. Por sua vez, um produto que promove a renovação celular ajuda a pele a se livrar das células mortas, deixando os poros mais livres.

Hidratação e proteção

Não é porque uma pessoa tem pele oleosa que deve pular a hidratação — muito pelo contrário! Após retirar as camadas de sebo da pele com a limpeza e os demais ingredientes, é fundamental repô-las. Por isso, um hidratante da sua textura preferida é uma parte essencial da rotina. 

A Creamy tem o hidratante perfeito para devolver a hidratação natural da sua pele, enquanto acalma e previne sinais de irritação. É um hidratante super leve, ideal para todos os tipos de pele, inclusive para peles oleosas e com tendência a acne! Conheça mais sobre esse produto aqui!

Por fim, use um filtro solar, que protege a pele de radicais livres, como a radiação solar, evitando doenças e o fotoenvelhecimento. Ele é o passo final de todo e qualquer skincare.

Crie sua rotina de cuidados com a Creamy!

A Creamy tem os produtos ideais para você criar sua rotina de cuidados e se livrar dos problemas que acometem sua pele. Confira nossos produtos e escolha aqueles que mais combinam com você!

(Visited 515 times, 2 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2021. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#