Skincare antes da maquiagem: entenda a importância dessa etapa para seu visual

atualizado em publicado em 30 de maio de 2023 nenhum comentário SKINCARE

Nem todas as pessoas sabem desse detalhe, mas o skincare antes da maquiagem é um passo fundamental para ter um visual bonito. Sem o preparo correto da pele, mesmo utilizando as melhores técnicas e produtos, o resultado pode não ficar satisfatório.

Por isso, a Creamy preparou um guia para você entender a importância da rotina de skincare antes de começar a maquiagem. Assim, você poderá conquistar visuais ainda mais bonitos, enquanto cuida da sua saúde cutânea. Confira!

Para que serve o skincare?

Para muitas pessoas, produtos de skincare devem ser utilizados apenas em momentos em que a pele não está 100% saudável, mas isso não é verdade. Mesmo alguém que não enfrenta problemas de pele visíveis precisa desses cuidados, pois nem todos os efeitos negativos geram consequências imediatas no corpo.

Um exemplo é o fotodano, causado pela exposição solar. A não ser que passe muito tempo debaixo do sol, você provavelmente não sentirá nenhuma diferença em sua pele. Porém, com o passar dos anos, mesmo pequenas exposições sem protetor solar vão se acumulando e criando possíveis características indesejáveis, como manchas.

Então, mesmo para quem não tem qualquer problema com a saúde cutânea, o skincare é essencial. Para isso, bastam três pequenos passos que farão muita diferença a longo prazo: limpeza, hidratação e proteção solar.

Não à toa, eles também são os alicerces de qualquer maquiagem de qualidade. Isso porque eles são capazes de manter sua pele saudável e viçosa, o que é a base perfeita para você fazer seu look dos sonhos.

Limpeza antes da maquiagem

A principal função da pele é proteger o corpo. É uma grande missão e, para completá-la, esse órgão conta com diversos mecanismos. Os poros, os pelos no rosto, as camadas cutâneas… tudo está lá por um motivo.

Para não danificarem o corpo, os agentes externos ficam “acumulados” na superfície cutânea. Então, essas sujidades precisam ser retiradas da pele, senão esse acúmulo pode causar incômodos.

Além disso, existem sujidades que as próprias pessoas colocam na pele, como a maquiagem. Deixar qualquer resíduo de produtos como base, sombra e máscara de cílios no rosto pode ser bastante prejudicial. Por isso, o skincare deve vir antes e depois da maquiagem.

Pensando nisso, o primeiro passo para um visual arrasador é a limpeza de pele antes da maquiagem. Veja nossas dicas:

• para peles secas, prefira um limpador hidratante, que vai preservar sua barreira cutânea;
  • para peles oleosas, dê preferência a um gel de limpeza que retire a oleosidade de maneira saudável.

Mulher passando as mãos no rosto enquanto olha no espelho.

Hidratação pré-maquiagem

Se estamos falando sobre skincare antes da maquiagem, não podemos deixar de mencionar a hidratação. Esse passo é fundamental para você ter uma boa tela antes de iniciar sua rotina de base.

Ao passar a base pelo rosto, a maioria das pessoas provavelmente já se deparou com pequenos flocos aparecendo por toda a superfície ou pequenas áreas da pele com uma textura diferente, quase porosa, mesmo utilizando um produto de qualidade.

Esses pequenos defeitos na maquiagem podem ser evitados com uma boa hidratação cutânea. Uma pele ressecada não consegue oferecer a uniformidade necessária para a base atingir a melhor finalização possível. Aliás, preste atenção: até peles oleosas podem estar ressecadas.

Com isso, em segundo lugar na ordem de skincare antes da maquiagem, vem a hidratação. Escolha seu hidratante de acordo com seu tipo de pele:

• para peles sensíveis e altamente ressecadas: busque um hidratante reparador para não só cuidar da sua pele, mas também criar uma barreira protetora contra outros produtos que podem ser irritantes;
  • para peles secas: dê prioridade a cremes hidratantes de rápida absorção que reforcem a barreira cutânea;
  • para peles oleosas: fórmulas hidratantes líquidas são a melhor opção, com absorção ultrarrápida e textura aquosa.

Proteção solar na maquiagem

O último (mas não menos importante) passo no skincare antes da maquiagem é o protetor solar. Nunca pule a proteção solar, mesmo que sua pele já pareça perfeita para a aplicação da maquiagem ou que sua base tenha FPS.

Nem todos os produtos com FPS oferecem proteção contra raios UVA — é isso que diferencia um filtro solar de um produto com proteção solar. Por isso, é imprescindível passar um protetor antes de começar sua rotina de maquiagem.

Algumas pessoas preferem utilizar protetores solares com cor no lugar da base, e isso é completamente aceitável! Inclusive, você pode passar seu primer antes do protetor com cor para garantir uma fixação melhor do produto. Assim, você junta duas etapas em uma só.

Já se sua base não for um protetor solar, nossa recomendação é aplicar um produto de toque seco e alta resistência. Assim, ele protege sua pele sem complicar a maquiagem, deixando a superfície cutânea esbranquiçada ou pegajosa, por exemplo.

Sua maquiagem fica melhor com Creamy!

Viu só como o skincare antes da maquiagem não pode faltar? Então, não deixe de adquirir os produtos essenciais para sua rotina, aqui na Creamy, e eleve seu visual ao máximo!