6 passos para uma rotina de cuidados com a pele oleosa e com acne

6 passos para uma rotina de cuidados com a pele oleosa e com acne

Atualizado em Oct 27, 2021 2 comentários SKINCARE
Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabia que uma rotina de cuidados com a pele oleosa e com acne é essencial para mantê-la saudável? Adotar o hábito do skincare é fundamental para manter sua pele equilibrada, evitando o aparecimento de cravos e espinhas. 

Preparamos dicas incríveis para você montar sua própria rotina de cuidados com a pele, nunca mais ter dúvidas sobre os melhores produtos e deixá-la iluminada e saudável. 

Por que minha pele é oleosa?

Antes de aprender como cuidar da sua pele, é importante saber por que algumas peles são oleosas. A pele oleosa é caracterizada pela produção de lipídios (sebo) em excesso e, consequentemente, perde menos água, mas está mais propensa ao aparecimento das temidas espinhas. 

Por isso, é interessante manter uma prática de skincare eficaz para tornar a pele oleosa mais equilibrada, evitando o aparecimento da acne. Então, vamos ao  passo a passo para uma rotina de cuidados com a pele oleosa e com acne! 

Passo 1: limpeza

O primeiro passo é a limpeza. Para esse tipo de pele, é recomendado limpar duas vezes ao dia – ao acordar e antes de dormir. Desse modo, você retira as impurezas e o excesso de sebo.

Contudo, é importante não cair na tentação de lavar o rosto ao longo do dia, porque a limpeza em excesso pode causar um efeito contrário: sua pele resseca e perde a função de barreira protetora.

“Isso, por sua vez, propicia o surgimento de diversos problemas como o ressecamento, irritações, dermatites e até a piora da acne”, explica Dr. Luiz Romancini, médico especialista em dermatologia. Higiene em excesso pode ser prejudicial, principalmente se não for aliada a uma boa hidratação. 

Para uma limpeza efetiva, escolha um sabonete específico para seu tipo de pele. Normalmente, aqueles de textura em gel são excelentes para a pele oleosa, pois retiram o excesso de oleosidade sem prejudicar a hidratação natural. 

Passo 2: tonificação

Logo após a limpeza vem o uso de produtos tônicos, que são soluções mais aquosas, rapidamente absorvidas pela pele e que não formam camadas espessas, o que dificultaria a aplicação de produtos posteriores.

“Existem tônicos e soluções com os mais variados propósitos, desde a hidratação até o clareamento de manchas e melhora da oleosidade”, explica Dr. Luiz. É nessa etapa que as soluções da Creamy podem ser aplicadas, como o Ácido Salicílico, um BHA que promove renovação celular e regula a oleosidade da sua pele. 

A fórmula contém xilitol, tea tree e complexo pré e pós-biótico, proporcionando uma esfoliação leve que reduz a produção de sebo, o brilho excessivo e poros dilatados. É excelente a prevenção e melhora de cravos e espinhas. 

Passo 3: hidratação

É aqui que grande parte das pessoas com pele oleosa pecam: hidratação do rosto. Pode parecer lógico deixar de hidratar um rosto que naturalmente retém a água com mais facilidade, mas isso é um grande erro a curto prazo.

Como já pontuamos, a pele oleosa precisa de equilíbrio e, após higienizá-la e aplicar a solução, é preciso repor e manter a hidratação. Por isso, é importante encontrar um hidratante facial específico para sua rotina de cuidados com a pele oleosa.

rotina de cuidados com a pele oleosa e com acne

Aposte em produtos oil free, que hidratem sua pele sem pesar. Procure também por hidratantes com textura leve e rápida de absorver, para evitar o acúmulo de produto no rosto e não dar chance para o surgimento de novas espinhas.

Passo 4: tratamento 

Depois de todos esses passos, vêm os produtos de tratamento. Aqui, você pode dar preferência para os diferentes resultados que está buscando em sua pele. Os produtos mais recomendados são os AHAs, utilizados na rotina noturna e que trazem benefícios únicos.

Nesse sentido, você pode optar por usar o seu AHA favorito ou escolher dois e alternar o uso deles, um em cada noite. Já se o que você procura é um produto para adicionar à rotina de cuidados da manhã, um sérum de vitamina C pode ser a solução ideal contra a acne.

Essa etapa de cuidados com a pele pode potencializar a ação dos hidratantes e até a proteção solar, por isso é interessante escolher o produto certo para garantir uma pele saudável e radiante.

Passo 5: proteção solar

A exposição ao sol pode causar manchas na pele oleosa, especialmente se você costuma espremer suas espinhas – o que definitivamente não recomendamos! Além disso, a proteção solar serve para manter a pele do rosto sempre balanceada.

Ao escolher um protetor solar para usar durante o dia, valem as mesmas dicas do hidratante facial: procure por um produto oil free, com textura leve, para não pesar no rosto. Também se atente ao nível de proteção: aposte em FPS maiores que 30 para ter uma proteção solar efetiva. 

Passo 6: arrasar!

Agora que já sabe montar sua própria rotina de cuidados com a pele oleosa e com acne, você pode continuar tranquila(o), porque sua pele ficará mais saudável e radiante em qualquer ocasião!

Não se esqueça também de consultar um médico dermatologista de sua confiança para tirar outras dúvidas e acompanhar sua rotina de cuidados sempre que for possível. Cuidar da sua pele é coisa séria!

Creamy: para uma rotina de cuidados com a pele oleosa e com acne

A Creamy tem uma linha de produtos com fórmulas inteligentes e incríveis para tratar qualquer tipo de pele! Acesse nossa loja virtual e confira todas as opções disponíveis para sua rotina de skincare!

(Visited 2.104 times, 4 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

2 Comentários

Auricelia cardoso 03/11/2021

Uso esteticista uso os produtos e índicos para minhas clientes, inclusive faço as compras pra elas

Carolinne Moraes 16/11/2021

Oi, Auricelia!
Ficamos muito contentes em saber que você usa e indica a Creamy. 🥰 Esperamos que continue acompanhando os nossos conteúdos e novidades! ✨

Copyright © Creamy 2022. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#