Tipos de protetor solar para o rosto: qual é o ideal para sua pele?

Tipos de protetor solar para o rosto: qual é o ideal para sua pele?

atualizado em publicado em 24 de janeiro de 2023 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 6 minutos

Uma das etapas mais importantes do skincare diurno é a proteção contra os raios do sol, tanto nos dias de verão quanto nas demais estações do ano. Porém, você sabe quais são os tipos de protetor solar para o rosto e qual é o mais adequado para a sua pele?

Assim como o restante dos produtos da sua rotina de cuidados com a pele do rosto, o protetor depende do tipo cutâneo e pode ser escolhido pela textura. Para ajudar você a saber mais sobre cada uma das versões desse item indispensável, a Creamy preparou um guia da proteção solar, que você confere a seguir! 

Quais são os tipos de protetor solar facial?

O protetor solar é um dos dermocosméticos que mais se adapta aos diferentes tipos e necessidades da pele. De acordo com o Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia, o objetivo de proteção é o mesmo, mas a textura e o sensorial de preferência dos usuários variam bastante. Apesar dessa variedade, nem todas as pessoas utilizam ou sabem como escolher o produto ideal.

A principal característica que difere as versões de protetor diz respeito à fórmula, indicando se a composição é física ou química. A primeira cria uma barreira visível contra os raios do sol, impedindo queimaduras e prevenindo o fotoenvelhecimento. Isso acontece por meio de compostos minerais fixadores, como óxido de zinco e dióxido de titânio.

Já a versão química tem compostos que absorvem os raios UVA e UVB, deixando-os com radiação de baixa energia, que não faz mal à pele. Na prática, a textura é mais leve e não costuma esbranquiçar, como o tipo anterior. Em compensação, ela deve ser reaplicada com maior frequência, para tornar a proteção constante.

Além disso, outro aspecto que diferencia os tipos de protetor solar para o rosto é a textura. A opção em creme é a mais comum e foi uma das primeiras desenvolvidas para esta área e as demais regiões do corpo. Ela apresenta um aspecto mais denso e, por ser branca, muitas vezes demora a ser absorvida, ficando aparente. 

Com a evolução das pesquisas e das tecnologias de produção, atualmente, é possível encontrar o produto em outras versões: creme, gel creme, fluidos, loções, etc. A textura vai depender da preferência pessoal, muitas vezes sendo necessário que se testem diferentes tipos de protetor solar para escolher um que deixe a pele com sensorial mais agradável. 

Como escolher o protetor ideal?

Agora que você já conhece os tipos de protetor solar para o rosto, é hora de aprender como escolher o produto ideal para a sua pele. No geral, determinadas texturas se adaptam melhor com cada tipo cutâneo, mas a preferência pessoal é altamente variável. Além disso, muitos protetores solares possuem ingredientes que atuam na melhora de manchas, oleosidade e até mesmo acne. 

Para isso, é essencial consultar o dermatologista de sua confiança e entender o que sua pele realmente precisa, seja ela normal, seca, mista, oleosa ou sensível. O protetor solar facial mais indicado para cada uma dessas condições é:

  • pele normal: este tipo se adapta aos diversos tipos de protetor solar para o rosto, então pode escolher pela textura de preferência pessoal, com ou sem cor;
  • pele seca: o ressecamento é reduzido com protetores cremosos com compostos hidratantes.;
  • pele mista e oleosa: para evitar o aumento da oleosidade na zona T, é possível apostar nos protetores fluídos ou em gel creme, existem protetores solares com diferentes texturas com foco no controle de oleosidade;
  • pele sensível: requer proteção solar com compostos calmantes e hidratantes para não irritar ainda mais a pele. Aposte nos protetores solares voltados para pele sensível. 

Todos os produtos também podem ser selecionados de acordo com o fator de proteção solar, indicado nas embalagens pela sigla FPS. Apesar de a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) indicar o mínimo de 30, a maioria dos especialistas recomendam uma proteção maior, com o fator 50. 

Isso porque, dependendo da região e da temperatura, os raios solares são mais fortes e exigem uma proteção redobrada. Independentemente desse índice e dos tipos de protetor solar para o rosto, a pele só se mantém realmente segura com o uso correto do produto, que deve ser reaplicado a cada três horas, ou duas horas em dias de maior exposição, como na praia e na piscina. 

Qual é a importância da proteção solar?

O protetor solar para o rosto é um dos últimos e um dos mais importantes produtos aplicados no skincare, devido à ação contra os raios do sol, que aceleram o envelhecimento da pele. Isso acontece porque, sem essa barreira protetora, as fibras de colágeno e elastina são danificadas, o que causa flacidez, rugas e ressecamento. 

O uso contínuo do filtro solar também evita a formação e a intensificação das manchas de melasma. Nesse caso, o produto aplicado diariamente deve ter, no mínimo, FPS 50. As versões com cor ajudam a criar um bloqueio maior contra a luz visível emitida pelo sol, que também impacta as manchas. 

Ainda de acordo com a SBD, as práticas que diminuem a intensidade da exposição ao sol, como o uso de protetor, reduzem em até 50% a chance de desenvolvimento de câncer de pele em indivíduos de risco. Neste grupo, estão: pessoas com pele clara, mais de 50 anos, com histórico familiar da doença, e quem fica sob o sol frequentemente sem proteção ou praticando bronzeamento artificial.

Portanto, a proteção para a pele vai além de questões estéticas e passa para o campo da saúde. Então, não deixe essa etapa de lado na sua rotina diária, tanto em dias ensolarados quanto mais amenos. “O protetor solar deve ser aplicado todos os dias, mesmo nos mais nublados”, afirma o Dr. Luiz.

O médico ainda reforça que o uso deve ser feito até mesmo em locais internos com muitas janelas, pois o vidro não bloqueia a radiação solar. No entanto, “se você trabalha ou estuda em um ambiente completamente fechado, não há necessidade da aplicação do protetor solar. Caso saia do escritório para o almoço, porém, não se esqueça de proteger o rosto e o corpo com ele!”, recomenda.

Conte com a Creamy para ter uma pele saudável!

Gostou de saber quais são os tipos de protetor solar para o rosto? Aqui na Creamy, você fica por dentro de cada etapa do skincare. Mais que isso, você pode adquirir nossos produtos com fórmulas inteligentes e revolucionárias que atendem diversas necessidades e proporcionam cuidados eficientes para a pele! 

Referências:

Santos SO, Rodrigues R Sobrinho, Oliveira TA.. Importância do uso de protetores solares na prevenção do câncer de pele e análise das informações desses produtos destinados a seus usuários. J Health Biol Sci. 2018 Jul-Set; 6(3):279-285.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento