Protetor solar antes ou depois da maquiagem? Entenda a maneira certa de cuidar da pele

atualizado em publicado em 6 de junho de 2023 nenhum comentário SKINCARE

Qualquer pessoa com uma rotina de cuidados com a pele provavelmente já se perguntou sobre a ordem correta de uso dos cosméticos. Ao adicionar outros produtos de beleza, essa dúvida só aumenta: afinal, é melhor usar protetor solar antes ou depois da maquiagem?

Ter este questionamento é bastante comum e importante, pois garantir uma proteção solar eficaz só traz benefícios para a pele. Continue a leitura e entenda a ordem correta para aproveitar os benefícios do seu protetor solar ao máximo e sem abrir mão de um visual deslumbrante!

Cuidados antes da maquiagem

Os cuidados antes da maquiagem são essenciais não somente para cuidar da pele, mas também para assegurar um bom resultado no visual. Se você já teve problemas ao aplicar produtos como base e corretivo, pode ser que sua pele não tenha recebido o preparo correto.

Pensando nisso, o skincare sempre é um passo indispensável para uma boa maquiagem — o que inclui o protetor solar. Então, a resposta para a dúvida sobre passar protetor solar antes ou depois da maquiagem é: ele vem antes, independentemente da circunstância.

A proteção solar é a última parte do skincare, por isso sempre deve vir antes da maquiagem. Isso porque, para cumprir a função corretamente, filtros solares químicos (que são mais comuns) precisam reagir com a pele.

Barreiras físicas, como a base da maquiagem, podem até atrapalhar o protetor solar. Por isso, você não só pode passar a maquiagem antes do protetor solar, como deve! É um cuidado muito benéfico a curto, médio e longo prazo.

Passo a passo skincare + maquiagem

Agora que você já sabe qual é a ordem do protetor solar na maquiagem, é hora de garantir o skincare ideal para ter uma base de arrasar. Antes de tudo, lembre-se de consultar seu dermatologista de confiança. Ele é a pessoa que vai analisar sua pele, seus hábitos e seu dia a dia para estruturar a rotina ideal.

Ainda assim, é possível ter uma ideia dos cuidados recomendados para cada tipo de pele. Esses guias podem até ajudar você a identificar problemas cutâneos e levá-los para seu médico de confiança.

Mulher passando protetor solar no rosto.

Para peles oleosas

Se tiver a pele oleosa, você provavelmente lida com a base se deteriorando com facilidade na pele. Isso acontece porque produtos de maquiagem não são resistentes aos óleos que a superfície cutânea produz.

Então, procure ter uma rotina de skincare que combata a produção excessiva de óleos:

1. limpe bem a pele com um produto que retire o excesso de oleosidade e sujidades;
  2. utilize um BHA (ácido salicílico) que ajude no controle da oleosidade da pele, desobstrua os poros e não machuque a camada de proteção cutânea;
  3. hidrate a pele com um produto leve e rapidamente absorvido, com uma consistência preferencialmente líquida;
  4. finalize o skincare com um protetor solar que não deixe a pele pegajosa;
  5. comece a maquiagem com um primer que reduza o brilho da pele;
  6. aplique a base e o corretivo de sua preferência, e finalize a pele com um pó translúcido — você pode passar pó em cima do protetor solar sem nenhum problema.

Para peles secas

Pessoas com a pele seca, por outro lado, costumam sofrer com a descamação e a falta de aderência da maquiagem na pele. Para evitar isso, é importante criar uma rotina que reforce e mantenha a hidratação cutânea:

1. comece utilizando um limpador suave, que não irrite a pele;
  2. utilize um antioxidante que hidrate a pele e reforce a barreira cutânea;
  3. hidrate com um creme ou gel-creme poderoso, com ação calmante de preferência;
  4. por fim, garanta a proteção solar com um filtro que evite a ação dos raios UVA e UVB, e cuide da viçosidade da pele;
  5. invista em um primer hidratante para começar a maquiagem;
  6. finalize com uma base e um corretivo com um acabamento hidratante e luminoso.

Cuidados com a pele após a maquiagem

Mesmo depois de aplicar a maquiagem, é importante manter os cuidados com a pele. Após três horas de uso ou em dias de muito calor, lembre-se de que é fundamental reaplicar o protetor solar. Pode parecer um desafio, mas é possível passá-lo por cima da base.

A diferença principal entre passar protetor solar antes ou depois da maquiagem está no método de aplicação. Enquanto na pré-maquiagem, você deve aplicar o produto em movimentos circulares, após a maquiagem, o ideal é espalhá-lo na mão e aplicá-lo no rosto, pressionando-o por toda a superfície cutânea.

Contudo, vale lembrar que este método serve apenas para a reaplicação. Não se esqueça de passar protetor antes da maquiagem, mesmo que algum dos produtos da sua base tenha FPS.

Sua rotina de skincare está na Creamy!

Agora, você não vai mais esquecer se o correto é passar protetor solar antes ou depois da maquiagem! Também se lembre de que, independentemente do seu tipo cutâneo, a Creamy tem os produtos ideais para sua rotina de skincare. Veja o catálogo e aproveite!