O que é FPS? Saiba como esse tipo de proteção solar é importante para a sua pele

O que é FPS? Saiba como esse tipo de proteção solar é importante para a sua pele

atualizado em publicado em 17 de fevereiro de 2022 nenhum comentário CIÊNCIA
Tempo de leitura: 4 minutos

Morando em um país tropical, ouvimos constantemente como o uso de um filtro solar é fundamental para mantermos nossa pele saudável. No entanto, nem sempre nos explicam as propriedades desses produtos. Você sabe o que é FPS, por exemplo?

Sigla para fator de proteção solar, esse é um dos termos que mais estrelam os rótulos de produtos antissolares. Para você entender o que ele significa e nunca mais se confundir na hora de escolher o seu FPS, a Creamy preparou um conteúdo completo. É só continuar a leitura!

A radiação UVB

Você saiu para almoçar com os seus amigos em um dia de sol e, quando percebeu, estava com o rosto todo avermelhado. Essa reação da sua pele se deve à ação dos raios ultravioleta B, cujos efeitos são quase imediatos. 

Além dos raios UVB, o sol também emite UVA e UVC, bem como outros tipos de radiação, como a luz visível e a infravermelha. A questão é que, por ter um efeito mais agudo na pele, a radiação UVB costuma ter maior atenção das pessoas — mesmo que não seja a única que traz danos.

Esse tipo de radiação está presente durante as horas mais quentes do dia (entre as 10h e 16h) e causa queimaduras, vermelhidão e descamação. No entanto, ela também tem efeitos cutâneos contínuos e, se não a evitarmos corretamente, pode até causar câncer de pele.

É aí que destacamos o que é FPS. A função dele é proteger a nossa pele contra os danos causados pelos raios UVB, evitando tanto os efeitos negativos instantâneos da radiação quanto os crônicos. 

FPS e PPD

Nesse momento, você deve estar se perguntando: então, quando uso um produto com FPS, eu não estou me protegendo do sol? A resposta pode ser um pouco mais complexa do que você imagina. 

Aplicando um produto com FPS, você está, sim, protegendo-se do sol, mas não de maneira completa. Como explicamos anteriormente, não são só os raios UVB que podem danificar a nossa pele. Portanto, se preservar a sua pele apenas contra eles, você não está completamente protegido.

A radiação UVC não é necessariamente uma preocupação para nós, mesmo sendo a mais perigosa das três. Isso porque, por ter um comprimento de onda menor, ela é completamente filtrada pela camada de ozônio terrestre. Por outro lado, a ozonosfera absorve 90% dos raios UVB e quase não nos protege contra o UVA.

Então, é muito importante utilizar um produto que combata tanto a radiação UVB quanto a UVA todos os dias. O fator de proteção UVA, chamado de FPUVA ou PPD, por lei, deve ser, no mínimo, um terço do FPS que um protetor solar apresenta.

mulher aplicando protetor solar com fps no ombro.

Se você está utilizando um protetor solar com FPS 60, o PPD desse produto deve ser de, pelo menos, 20. Esse é um critério importante para diferenciar quais cosméticos têm apenas FPS e quais são realmente protetores solares (que oferecem proteção UVA e UVB).

Protetor solar X cosmético com FPS

“Qualquer preparação cosmética destinada a entrar em contato com pele e lábios, com a finalidade exclusiva ou principal de protegê-la contra a radiação UVB e UVA, absorvendo, dispersando ou refletindo a radiação.”. É assim que a resolução RDC nº 30 do Ministério da Saúde descreve os protetores solares.

Isso significa que, para ser considerado um filtro solar, um produto deve apresentar níveis de proteção contra tanto a radiação UVA (PPD) quanto a UVB (FPS). Dessa maneira, se um cosmético tem um tipo de proteção, mas não o outro, ele não pode carregar o título de protetor ou filtro solar no rótulo.

Por exemplo, usando uma base com FPS 30 para se maquiar diariamente, você está recebendo apenas um tipo de proteção solar. Por isso, mesmo utilizando produtos com FPS em nossa rotina, não podemos deixar o protetor solar de lado.

Cuidados ao utilizar FPS

Agora que você já sabe o que é FPS, lembre-se de que, mesmo sendo muito útil para a proteção solar: quanto mais tempo você ficar exposto ao sol, menor proteção ele oferece. Por isso, é muito importante reaplicar o produto a cada duas ou três horas para garantir que a radiação não atinja a pele. 

Outros fatores como umidade e presença de óleos também podem afetar como o protetor se comporta. Por isso, deve ser reaplicado sempre que ocorrer suor excessivo ou banhos de piscina. Caso qualquer uma dessas condições esteja presente, reaplique o produto conforme for necessário.

A escolha do FPS de acordo com o seu tipo e seu fototipo cutâneo é outro ponto a ser considerado. Peles mais claras, por exemplo, exigem um fator de proteção mais alto. Para ter a segurança de que está utilizando o produto correto para sua pele, consulte um dermatologista.

Cuidado com a pele é com a Creamy!

Gostou de descobrir o que é FPS e a importância dele em nosso dia a dia? Então não deixe de obter outros cuidados com a pele aqui na Creamy! Temos cosméticos de tratamento, limpeza e hidratação para você fazer a sua revolução skincare!

REFERÊNCIAS

BALOGH, Tatiana Santana et al. Ultraviolet radiation protection: current available resources in photoprotection. Anais brasileiros de Dermatologia, v. 86, n. 4, p. 732-742, 2011.

Juchem PP, Hochberg J, Winogron A, Ardenghy M, English R. Riscos à Saúde da Radiação Ultravioleta. Rev. Bras. Cir. Plást.1998;13(2):31-60

DE ARAÚJO, T. S.; DE SOUZA, S. O. Protetores solares e os efeitos da radiação ultravioleta. Scientia plena, v. 4, n. 11, 2008.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento