Óleos vegetais para o rosto: saiba mais sobre os principais

Óleos vegetais para o rosto: saiba mais sobre os principais

atualizado em publicado em 20 de abril de 2023 nenhum comentário CIÊNCIA
Tempo de leitura: 4 minutos

Extraídos de folhas, sementes, caules ou frutos, os óleos vegetais para o rosto vêm ganhando cada vez mais espaço dentro das rotinas de skincare. Eles estão entre as matérias-primas naturais utilizadas nas formulações de alguns produtos, porque trazem diversos benefícios para a pele.

Os óleos vegetais para o rosto também podem ser usados de maneira pura e direta na pele, sempre em pequenas quantidades. Para você saber mais sobre eles, preparamos um conteúdo exclusivo. Continue a leitura e tire suas possíveis dúvidas sobre o assunto!

Conhecendo mais sobre os óleos vegetais

Os óleos vegetais são ingredientes de origem natural que contém cerca de 90% a 98% de triglicerídeos (gorduras presentes na corrente sanguínea). Ao entrar em contato com o rosto ou o corpo, os triglicerídeos presentes no óleo passam por processos de digestão, são quebrados e liberam os ácidos graxos no organismo.

Os ácidos graxos desempenham diferentes benefícios no corpo, como ajudar a aparência e a saúde da pele. Por isso, é comum encontrar o óleo vegetal nas rotinas de cuidados com o rosto. Conheça os cinco principais tipos de óleos vegetais e as propriedades de cada um.

Coco

Ideal para todos os tipos de pele, o óleo vegetal para o rosto de coco possui alta concentração de ácido láurico, substância com propriedades emolientes, anti-inflamatórias, antibacterianas, antifúngicas e muitas outras. Ele é um excelente aliado para pessoas com a pele mais seca.

Jojoba

Outro óleo muito utilizado na rotina de skincare, principalmente por pessoas que possuem o rosto oleoso, é o óleo vegetal para pele de jojoba. Ele possui uma composição mais leve, com rápida absorção, que ajuda a equilibrar o excesso de sebo produzido. 

Argan

Para todos os tipos de pele, o óleo vegetal de argan possui propriedades emolientes, ou seja, suaviza a textura do rosto e previne a perda de água. Além disso, ele conta com alta concentração de ácido oleico e linoleico, essenciais para a renovação celular. 

Calêndula

Muito utilizado no skincare devido às propriedades calmantes para a pele, o óleo para o rosto de calêndula pode ser aplicado em todas as rotinas de cuidados. Ele também apresenta ação anti-inflamatória, antifúngica e antibacteriana.

Semente de uva

Com propriedades antioxidantes, o óleo vegetal de semente de uva pode ser utilizado por todos os tipos de pele. Com toque seco, ele também é um excelente produto para completar a hidratação do rosto.

Recomendações dos óleos vegetais

Antes de utilizar o óleo vegetal, é muito importante conferir a informação do fabricante. Você jamais deve aplicar diretamente um óleo essencial aromático ou voltado para outra finalidade além da utilização na pele. 

Nunca utilize óleos fabricados para indústria alimentícia ou feitos com outras finalidades além do uso cosmético. Também consulte se o produto possui registro na Anvisa com essa finalidade. Na dúvida, pergunte ao fabricante ou ao seu dermatologista. 

Se você deseja inserir os óleos vegetais para o rosto na sua rotina de skincare, a utilização deve ocorrer apenas com o acompanhamento médico de um profissional de sua confiança.

Além disso, usar um óleo para pele presente em cosméticos oferece mais segurança, já que eles passam por diversos testes de eficácia, então são uma excelente escolha para a rotina de skincare. Caso você opte por isso, siga rigorosamente as instruções de uso presente na embalagem do dermocosmético.

Oclusão X Umectação 

A hidratação da pele é um passo fundamental do skincare e pode acontecer de diversas maneiras, como oclusão e umectação. Você sabe a diferença entre elas?

A hidratação por oclusão está diretamente ligada à utilização de produtos de skincare com emulsões cremosas e óleos vegetais na composição. Ela forma uma barreira de gordura na pele que impede que o líquido presente nas células evapore. 

Já na hidratação por umectação, os produtos de skincare utilizados retêm a umidade do ar e, consequentemente, trazem mais água para a pele. Os dermocosméticos com essa função apresentam composições mais aquosas, como os séruns.

Outra maneira de manter a pele hidratada é a combinação da oclusão e da umectação, um método chamado de hidratação ativa.

O melhor skincare está na Creamy!

Após conhecer os óleos vegetais para o rosto, que tal saber mais sobre os dermocosméticos da Creamy? Há diversos produtos para todos os tipos de pele, então escolha qual combina mais com as necessidades do seu rosto e adicione no carrinho de compras!

Referências:

SOUZA, Larissa Cardoso; SOUZA, Eden Silva; BRITO, Cátia Valéria dos Santos Passo; DINIZ, Michely Correia. Prospecção Tecnológica da Utilização dos Ácidos Graxos de Óleos Vegetais na Indústria de Cosméticos, 2021. 

CARVALHO, Ana Carolina de Oliveira. Características físico-químicas de óleos vegetais comestíveis puros e adulterados, 2017.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento