A acne pode gerar diversos incômodos, desde estéticos até desconfortos físicos na região. As espinhas por estresse são bastante comuns. Contudo, você sabe como as duas coisas se relacionam?
Para tirar todas as suas dúvidas, preparamos um conteúdo repleto de dicas para você entender as espinhas por estresse. Aproveite para anotar nossas indicações e ficar livre de uma vez por todas da acne e dos cravos que podem incomodar na rotina do dia a dia.
Como surgem as espinhas?
Em grande parte dos casos, as espinhas no rosto se desenvolvem por causa da obstrução dos poros da pele, geralmente ocasionada pelo aumento de oleosidade na pele. Além disso, outros fatores podem influenciar o aparecimento, como o aumento ou a diminuição dos níveis hormonais.
As espinhas com pus acontecem quando há um crescimento bacteriano no interior do folículo, causando o aspecto esbranquiçado na acne. Elas podem surgir em diversas regiões do corpo, mas as áreas mais afetadas são rosto, costas, ombros e peito.
Além disso, a acne influencia o aparecimento dos comedões, ou seja, cravos abertos ou fechados. Você pode diferenciá-los com uma simples dica: os abertos contam com pontinhos brancos e os fechados com pontinhos pretos.
As manifestações da acne também incluem cistos e nódulos, lesões que alcançam as camadas mais profundas da pele. Para diferenciá-los, é preciso consultar um dermatologista de sua confiança.
Como o estresse influencia o aparecimento de espinhas?
Quando passamos por alguma situação estressante no dia a dia, o organismo produz em excesso alguns hormônios que influenciam a aparição da acne, como o cortisol. Em alto nível no organismo, essa substância favorece a espinha regular, sem comedões.
Aprofundando um pouco mais, a alteração hormonal, ou seja, o aumento do cortisol no organismo estimula a produção de outros hormônios, os androgênios. Eles influenciam diretamente o aumento das glândulas sebáceas, que trazem a oleosidade da pele.
Além disso, há outro hormônio que pode influenciar a acne por estresse. A corticotrofina também é produzida no organismo quando passamos por momentos estressantes.
Como tratar espinha por estresse?
Como as espinhas por estresse causam aumento de hormônios no corpo, é preciso ter acompanhamento médico para tratá-las, principalmente quando ocorrem aparições com regularidade. Contudo, há produtos próprios para acne que podem minimizar essas lesões na pele.
Nossa linha de produtos antiacne pode ajudar você a minimizar e suavizar a acne emocional. Entre os itens queridinhos, estão: Ácido Mandélico, Ácido Salicílico e Ácido Lático.
Ácido Mandélico
Além de combater a formação da acne e controlar a oleosidade, o Ácido Mandélico ajuda no clareamento de manchas de espinhas, do melasma e manchas solares. Com potentes componentes, ele deve ser utilizado em rotinas de skincare noturnas.
Ácido Salicílico
Para diminuir a oleosidade no rosto, o Ácido Salicílico é uma excelente opção. Ele evita o aparecimento de cravos e espinhas, ajudando a suavizar a acne por estresse. Ele pode ser usado sozinho ou em conjunto com demais tratamentos, tanto de dia quanto à noite, sendo um verdadeiro coringa do skincare.
Ácido Lático
Outro aliado para controlar a oleosidade é o Ácido Lático. Ele ajuda a reduzir a incidência de acne e melhorar a aparência dos poros. Com rápida absorção, ele pode ser utilizado no skincare noturno, promovendo uma maior hidratação na pele.
Dicas para diminuir o estresse
Como vimos, o aparecimento de algumas espinhas está diretamente ligado ao estresse passado em alguns momentos. Pensando nisso, que tal colocar em prática algumas dicas para diminuí-lo?
Praticar exercícios físicos
Ao colocarmos o corpo em movimento, diminuímos a quantidade de cortisol no organismo, que influencia diretamente o aparecimento de espinhas por estresse. Além disso, ao nos exercitarmos, liberamos endorfina, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar.
Descansar
Outra dica para diminuir os momentos estressantes é ter os horários separados para o descanso. Isso porque não dormir o tempo adequado pode gerar mais momentos estressantes ao longo da rotina.
Administrar melhor o tempo
Por último, outra recomendação para amenizar o estresse é administrar a sua rotina. Uma ótima dica é separar por horários as tarefas diárias e fazê-las ao longo do dia. Assim, você terá tempo para descansar e fazer as demais demandas.
Potencialize sua rotina de skincare
Outra dica para amenizar as manchas de espinhas por estresse e deixar sua pele mais macia, bonita e saudável é potencializar sua rotina de skincare. Para isso, é preciso optar pelos produtos ideais para sua pele, já que itens para peles mistas não são os mesmos recomendados para as secas, por exemplo.
Lembre-se de colocar em prática os quatro pilares do skincare: limpar, esfoliar, hidratar e proteger. Feitos de maneira correta, eles ajudam a potencializar seu skincare diário.
Skincare é com a Creamy!
Após saber um pouco mais sobre espinhas por estresse, que tal aproveitar e conferir um pouco mais sobre nossas dicas? Aqui no blog da Creamy, você encontra os melhores conteúdos para cuidar da sua pele. Veja mais!
comentários