Um dos maiores desafios de quem lida com cravos e espinhas é evitar que eles formem marcas após a cicatrização. Quando o tom do rosto deixa de estar uniforme, começam a surgir dúvidas sobre como melhorar manchas de acne de forma segura e sem danificar a pele.
Será que é possível clarear tais regiões com apenas um produto? Qual é o mais indicado para cada tipo de pele? Como fazer o skincare em uma pele manchada? Estas são algumas perguntas frequentes que a Creamy vai responder a seguir, para ajudar você a entender como melhorar manchas de acne adequadamente!
O que pode causar manchas na pele?
Quando uma espinha surge no rosto, a maioria das pessoas costuma pensar em estourá-la, para desaparecer mais rapidamente. No entanto, é o principal erro cometido para piorar o quadro de acne! Fazendo isso, o poro que já estava obstruído não fica limpo, mas se torna alvo de mais bactérias, principalmente as presentes nas mãos.
Com a região exposta, a inflamação aumenta e a espinha ressurge ainda maior, mais dolorida e avermelhada. Isso causa uma lesão na pele que ativa a produção de melanina no processo de cicatrização, o que ocasiona o escurecimento e a mudança da textura, como se fosse um machucado.
A tonalidade da mancha pode se intensificar se houver persistência em espremer a espinha ou devido à retirada da camada externa que surge enquanto a pele cicatriza. Sem a devida proteção e o uso de dermocosméticos que tratem a lesão, ela também pode escurecer, e o tecido cutâneo leva mais tempo para ser regenerado.
As hiperpigmentações ainda podem surgir quando procedimentos estéticos são realizados de maneira inadequada. A limpeza de pele, por exemplo, deve ser feita somente por profissionais capacitados, para evitar que os instrumentos utilizados machuquem e deixem a pele com mancha.
Receitas caseiras funcionam?
Ao pesquisar sobre como melhorar manchas de acne na internet, diferentes receitas caseiras surgem como sugestões. Apesar disso, vale ressaltar que essas misturas podem não funcionar ou ter efeito contrário na pele, ocasionando outros problemas, como o aumento da oleosidade e do ressecamento.
Enquanto algumas pessoas relatam melhoras na pele, outras dizem que desperdiçaram produtos e não constataram nenhuma mudança. Isso acontece porque cada pele reage de maneira diferente aos dermocosméticos, de modo que somente um dermatologista pode avaliar e indicar os ativos mais adequados.
Para exemplificar, uma das misturas mais comuns em vídeos nas redes sociais leva vinagre de maçã e água. Engana-se quem pensa que essa combinação melhora a aparência do poro e reduz a hiperpigmentação. Na verdade, ela altera o pH da pele, pode piorar a acne e até queimar a região aplicada.
Caso você esteja em busca de alternativas mais naturais, evite misturas e opte por ingredientes naturais para complementar a rotina de skincare. A argila branca, por exemplo, pode ser aplicada como máscara facial, pois tem ação cicatrizante e antioxidante, que ajuda a clarear a mancha da acne.
Como clarear as manchas de forma segura
Agora que você já sabe como não piorar as marquinhas no rosto, é hora de conferir as dicas da Creamy sobre como melhorar manchas de acne sem agredir a pele!
Use produtos com ingredientes clareadores
O tratamento para acne deve ser selecionado pelo dermatologista de acordo com as particularidades de cada pele, a partir de ativos que clareiam sem causar reações adversas. Os mais comuns são: ácido glicólico (faz a renovação celular), tranexâmico (controla a produção da melanina), kójico e retinoico (ambos clareiam as manchas).
Não se esqueça do protetor solar
O protetor solar é o aliado de toda rotina de skincare de quem tem manchas na pele ou não. Ele as mantém protegidas, evita que se intensifiquem e impede o aparecimento de novos pontos de hiperpigmentação, pois os raios solares estimulam a produção de melanina.
Faça esfoliação facial semanalmente
Ao esfoliar o rosto com um produto próprio para a região, você retira as células mortas e estimula a renovação da pele. Assim, a textura e a tonalidade ficam mais uniformes. Com o Tônico Antiacne Esfoliante de Ácido Salicílico da Creamy, esse efeito vem junto à ação antiacne, que evita a formação de cravos e espinhas.
Use dermocosméticos antioxidantes
A vitamina C tem potencial antioxidante que ajuda a potencializar a proteção do filtro solar e clarear as manchas. Isso porque ela inibe a produção de melanina em excesso e, consequentemente, reduz as chances de novas hiperpigmentações surgirem.
Na Creamy, você encontra esse ativo em um sérum facial anti-aging de rápida absorção, que melhora a hidratação e a firmeza do rosto. Com uma fórmula que possui pH otimizado, ele pode ser utilizado por diferentes tipos de pele.
Evite cutucar espinhas e cravos
Ao notar os primeiros indícios de acne, não mexa, faça algo mais eficaz: aplique um dermocosmético que a trate de dentro para fora. O Ácido Mandélico da Creamy é uma das opções para isso, pois combate a formação de cravos e espinhas, controla a oleosidade e clareia as manchas.
Monte uma rotina de skincare com a Creamy!
Gostou de saber como melhorar manchas de acne e quer tratá-las de uma vez por todas? Com os produtos da Creamy, sua pele pode se tornar mais uniforme e saudável. Confira as opções para montar sua rotina de autocuidado!
comentários