Passar vinagre de maçã no rosto faz bem para a pele? Confira

Passar vinagre de maçã no rosto faz bem para a pele? Confira

atualizado em publicado em 25 de janeiro de 2022 1 comentários DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 3 minutos

O vinagre de maçã é muito utilizado na cozinha das nossas casas para diversos preparos culinários. Além disso, muitas pessoas o utilizam nos cabelos e no rosto com finalidades estéticas. Porém, será que o uso do vinagre de maçã no rosto traz tantos benefícios assim como na cozinha? 

Todo mundo que frequenta constantemente o mercado já deve ter se deparado com o produto em alguma prateleira e ter ouvido sobre inseri-lo na alimentação do dia a dia, porque ele ajuda, por exemplo, a reduzir o colesterol. 

Contudo, apesar de existirem diversas hipóteses sobre os benefícios do uso, fica aquela dúvida se realmente pode passar vinagre de maçã no rosto. Vamos desmistificar todas essas questões que giram em torno dessa nova tendência?

O consumo do vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um produto que, a partir da fermentação da maçã, retira o principal componente dele: o ácido acético. Tal ácido é o responsável por trazer o sabor azedinho que ele possui. 

Além disso, o vinagre de maçã tem a pectina na composição, uma fibra solúvel que auxilia a diminuir a absorção de carboidrato no intestino e controlar os picos de glicemia. Dessa forma, ela ajuda na perda de peso, no controle de diabetes e na melhora da nossa digestão.

Nesse sentido, o vinagre ainda possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas. Por conta disso, ele garante alguns benefícios para a nossa saúde e o nosso bem-estar, como prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares e proteger o nosso fígado. 

Os perigos do vinagre de maçã como cosmético

O  uso do vinagre de maçã no rosto tem sido um mito na nossa sociedade desde a época das nossas avós. Muitas delas falam sobre os benefícios do vinagre de maçã no rosto e recomendam, por exemplo, passar o produto antes de dormir para garantir um melhor aspecto da pele.

Porém, passar vinagre de maçã no rosto pode se tornar o inimigo número 1 da sua rotina de skincare. Independentemente de sua pele ser oleosa ou seca, ele não é indicado para passar no rosto. 

Há muitas pessoas que acreditam que ele ajuda a tratar a acne, melhorar os poros, reduzir as manchas e o melasma. Tais benefícios são ilusórios, pois o vinagre de maçã no rosto pode piorar a acne

mulher passando a mão pelo rosto.

Você deve estar se perguntando o motivo disso, afinal, sendo um ácido, ele deveria ajudar na redução da oleosidade e das espinhas. Isso é verdade, porém, quando se aplica vinagre no rosto (mesmo diluído em água), ele pode alterar o pH da nossa pele. Assim, além de poder piorar o quadro de acne, algumas manchas, irritações e alergias podem surgir por causa do produto. 

Na internet, há receitas que falam para diluir o vinagre de maçã em água e passar no rosto. Entretanto, mesmo fraco, o vinagre de maçã queima o rosto, já que continua ácido. Para tratar manchas, acne e afins, sempre é indicado utilizar produtos específicos para a pele e buscar a ajuda de um dermatologista, porque somente ele sabe recomendar o que é melhor para você. 

Algumas curiosidade do uso do vinagre de maçã

Apesar de não ser recomendado passar vinagre de maçã no rosto, ele é uma excelente fonte de vitaminas e minerais na alimentação. Por causa dessa propriedade, ele oferece muitos benefícios à nossa saúde, principalmente ajudando a fortalecer o nosso sistema imunológico. 

Porém, é importante sempre se lembrar de consultar um médico antes de fazer qualquer tratamento. Há ainda quem utiliza o vinagre no couro cabeludo, porque ele auxilia na limpeza e redução do frizz. Além disso, o ácido ajuda a diminuir caspas, coceiras e irritações no couro cabeludo. 

Essa prática não é indicada. Consulte um dermatologista para uso de produtos adequados ao couro cabeludo. A aplicação de alimentos na pele e no couro cabeludo pode trazer consequências imprevisíveis. 

Monte sua rotina com os nossos coloridinhos 

Como vimos, passar vinagre de maçã no rosto pode ser perigoso. Por isso, se quiser o melhor tratamento para a sua pele, você pode contar com os nossos ácidos! Os produtos da Creamy possuem os ingredientes essenciais para tratá-la a fundo. 

Gostou deste conteúdo? Aqui, em nosso blog, você vai encontrar muitas outras dicas de cuidado com a pele! Leia outros artigos e aprenda cada vez mais como deixá-la perfeita e saudável. 

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentários

Avatar for Gislaine
Gislaine 27/09/2023

Viagem de maçã é vida, se for orgânico melhor ainda!!!

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento