Sabia que grande parte dos brasileiros enfrenta a oleosidade facial? Com as altas temperaturas presentes na maior parte do país, controlá-la se torna um desafio que, muitas vezes, não traz resultados satisfatórios. Por isso, é preciso saber quais são os cuidados com a pele oleosa e realizá-los diariamente.
Quem tem a pele negra pode sofrer ainda mais com a produção de sebo, já que ela costuma apresentar glândulas sebáceas maiores, o que aumenta a oleosidade do rosto. Porém, isso pode ser amenizado com uma rotina de skincare para pele oleosa.
Então, se você ainda tem dúvidas sobre os produtos e os hábitos que mudam a saúde do seu rosto, a Creamy vai ajudar! A seguir, confira 5 dicas de cuidados com a pele oleosa que podem trazer mudanças significativas!
1. Mantenha o skincare em dia
A principal característica da pele oleosa é a produção de lipídios (sebo) em excesso. Porém, com a rotina de cuidado direcionada para essa característica, ela se torna mais saudável, com a atividade equilibrada das glândulas sebáceas e sem alterar a textura do rosto ao longo do dia.
Alguns ativos contribuem para esse tipo de pele, como o ácido salicílico. Na solução tônica desenvolvida pela Creamy, esse composto vem combinado com tea tree (melaleuca), para ter uma ação anti-inflamatória e antimicrobiana, que diminui o aparecimento de cravos e espinhas.
Por promover uma esfoliação química, esse BHA foi pensado para vir depois da higienização nos cuidados com a pele oleosa. Após a completa absorção, é necessário seguir para as próximas fases do skincare: hidratação e proteção.
Ainda que muitas pessoas acreditem que hidratar a pele oleosa aumenta o aspecto brilhoso, existem produtos que não causam esse efeito. Opte por fórmulas oil-free, texturas aquosas e leves, e rápida absorção, para a experiência sensorial ser positiva ao longo do dia.
2. Hidrate-se por dentro e por fora
Ainda há muitas dúvidas sobre como hidratar o rosto oleoso, mas basta investir em fórmulas com aceitabilidade para esse tipo de pele. O Sérum Hidratante Facial da Creamy é ideal para isso, pois tem uma fórmula leve que é rapidamente absorvida.
Na rotina noturna, a hidratação pode ser feita com um sérum renovador. Componentes que favorecem os cuidados com a pele oleosa são o ácido lático e a niacinamida. Em conjunto, eles promovem uma esfoliação química para controlar o brilho, a aparência dos poros e o surgimento de acne.
Além disso, é preciso hidratar o corpo de dentro para fora, ao ingerir pelo menos dois litros de água por dia. Caso você tenha dificuldade, aposte em águas saborizadas e sucos naturais até se acostumar ou utilize aplicativos com lembretes, que indicam os momentos de ingestão e a quantidade restante.
Também é interessante evitar alimentos muito gordurosos e priorizar aqueles que contribuem para a saúde do organismo, como os ricos em antioxidantes. Eles ajudam a pele a se regenerar e agem contra o envelhecimento precoce, potencializando os produtos de cuidados com a pele oleosa.
3. Use a make a seu favor
A maquiagem pode ser uma aliada nos cuidados com a pele oleosa. Os primers, utilizados na preparação antes da base, o corretivo e os demais produtos em pó diminuem o brilho através do efeito blur e ajudam a manter o rosto matte.
O filtro solar, a base e o BB cream também podem conter substâncias que ajudam a equilibrar a produção de óleo ou aumentá-la. Por isso, dê preferência para as fórmulas indicadas para a pele oleosa, pois elas são oil-free e desenvolvidas com compostos que contribuem para o controle da oleosidade, como o ácido salicílico.
Para um toque mais seco, faça uma selagem com pó compacto com cor ou translúcido. Alguns possuem fator de proteção solar e podem ser aplicados ao longo do dia, para reforçar o filtro UV e evitar o brilho excessivo em dias de calor.
4. Evite passar a mão no rosto sem necessidade
As mãos podem aumentar a oleosidade ao levar sujeira e gordura dos dedos para o rosto. Pode ser difícil deixar esse hábito para trás, já que o brilho excessivo faz as pessoas mexerem no rosto em uma tentativa de secar a pele. Isso pode ter um efeito temporário, mas superficial, e retirar a camada de protetor solar.
Outra dica interessante é evitar as franjas por longos períodos, porque o contato do cabelo na testa pode abafar a pele, reter a oleosidade e aumentar a acne da região. Nesse caso, um shampoo a seco pode ser utilizado para diminuir o brilho das madeixas. Em momentos de descanso, tiaras, presilhas e faixas ainda ajudam o rosto a respirar.
5. Não lave o rosto com água muito quente
A água quente é um dos inimigos da pele, principalmente da oleosa, pois remove a camada protetora de lipídios, deixando-a mais propensa a irritação, ressecamento, dermatites e até piora da acne. Ao retirar essa proteção, o rosto tende a produzir mais sebo para se manter hidratado, o que piora a oleosidade.
Portanto, priorize a água morna durante o banho no inverno e a fria quando for higienizar o rosto na rotina de cuidados com a pele oleosa. Para secar o rosto, use toalhas com cerdas macias e não esfregue nem friccione o tecido.
A Creamy deixa o cuidado com a pele do rosto oleosa muito mais fácil!
Com as fórmulas inteligentes da Creamy, os cuidados com a pele oleosa ficam mais simples e apresentam resultados satisfatórios desde as primeiras aplicações. Confira a rotina indicada no site e monte seu skincare com ativos potentes e seguros!
comentários