Como usar niacinamida: descubra como adicioná-la ao seu skincare

Como usar niacinamida: descubra como adicioná-la ao seu skincare

Atualizado em Jul 21, 2021 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 5 minutos

Muito conhecida como vitamina B3, a niacinamida é utilizada em tratamentos dermatológicos, garantindo muitos benefícios à pele. Não à toa, esse ingrediente está presente na composição de inúmeros cosméticos. Para que seu rosto fique com o visual dos sonhos, saber como usar niacinamida é fundamental.

Um dos maiores benefícios desse composto é sua versatilidade, já que ela pode ser aplicada em diferentes tipos de pele, inclusive nas sensíveis. Quer descobrir como usar niacinamida na sua rotina de skincare? Acompanhe as dicas que nós, da equipe Creamy, separamos para você!

Onde encontrar a niacinamida?

Para nos ajudar a entender melhor esse ingrediente, nosso médico pós-graduado em dermatologia, Dr. Luiz Romancini, explica o seguinte: “A niacinamida é um ingrediente multifuncional que está presente em inúmeros cosméticos, desde hidratantes e sabonetes até filtros solares e esfoliantes químicos”.

Além disso, ele também explica que esse composto é versátil e compatível com praticamente todas as formulações cosméticas. Dessa forma, fica ainda mais fácil encontrar produtos eficientes para adicionar ao seu skincare. Mas vale lembrar que é importante contar com opções específicas para seu tipo de pele.

Pode usar niacinamida com vitamina C? Sim, e isso só é possível porque esse ingrediente não apresenta incompatibilidade com praticamente nenhum outro ativo. Essa qualidade ajuda a aumentar sua segurança durante os cuidados com a pele, evitando irritações ou inflamações indesejadas.

A niacinamida pode ser aplicada em todo tipo de pele?

De acordo com Romancini, esse ingrediente é bem tolerado e seguro, pois se trata de uma forma de vitamina B3. Por se tratar de um ativo que ocorre naturalmente em nosso organismo, as chances de ele causar alergias são bem pequenas. Sendo assim, as reações dependem apenas da fórmula do cosmético. 

“Vale ressaltar que as concentrações que se mostraram seguras e eficazes na literatura variam de 1 a 5%, no máximo. Concentrações superiores não foram bem avaliadas, não oferecem potencial terapêutico melhor e podem aumentar a chance de irritação”, explica o especialista.

A niacinamida pode ser usada na gravidez também. Por ser uma vitamina fornecida pelo nosso próprio organismo, não há nenhuma contraindicação para o uso durante esse período. Porém, antes de aplicar qualquer cosmético, é muito importante consultar um médico. Ele irá verificar as condições da mulher e indicará a melhor opção. 

Outra dúvida comum é se pode usar niacinamida durante o dia. A resposta para isso é bem simples: depende da formulação do produto adquirido. No caso dos ácidos, o recomendado é que sejam utilizados à noite, pois a exposição solar pode acabar irritando a pele. Na dúvida, sempre consulte a orientação do fabricante, ou seu dermatologista.   

Por que usar niacinamida?

Saber como usar niacinamida durante o tratamento diário da pele pode trazer diversos benefícios, como o estímulo da síntese de ácidos graxos e ceramidas. Mas não para por aí, já que ela também promove a produção de queratina e filagrina, melhorando a hidratação da pele. 

Essa vitamina também é uma boa aliada para quem tem a pele oleosa e acneica. Por ter ação anti-inflamatória, ela melhora a textura da pele e regula a produção de sebo, diminuindo a oleosidade. Ela também pode atenuar aquelas manchas indesejadas que surgem após a cicatrização da acne. 

Outra vantagem dessa vitamina é sua atuação positiva na diminuição dos sinais de envelhecimento, como rugas e linhas finas. Isso acontece porque ela ajuda no aumento da produção de elastina e colágeno, resultando em uma pele bem mais firme e viçosa. 

Além disso, é uma aliada para melhorar a pigmentação amarelada que a pele adquire com a idade, devido a aplicação de proteínas da matriz extracelular, processo inerente ao envelhecimento.

como usar niacinamida

Como adicionar a niacinamida no skincare?

Afinal, como usar a niacinamida? Essa vitamina pode vir na composição de diversos produtos, tais como hidratantes, sabonetes, filtros solares e esfoliantes químicos. Para adicioná-la na sua rotina de skincare, basta encontrar uma opção que atenda às necessidades da sua pele.

Na Creamy, você encontra esse ingrediente nos seguintes produtos: solução de ácido tranexâmico, creme de ácido glicólico e sérum de ácido lático. A primeira opção, a solução de ácido tranexâmico, é perfeita para quem quer uniformizar o tom da pele, prevenir e clarear a hiperpigmentação e promover a renovação celular. É uma solução aquosa, que pode ser combinada com outros produtos e também pode ser utilizada pela manhã. 

O segundo produto, o ácido glicólico, atua na uniformização da textura da pele, pois é um poderoso esfoliante químico que estimula a produção de colágeno e reduz a aparência dos poros

Por fim, o sérum de ácido lático é uma opção para esfoliação química suave, com propriedades calmantes que hidratam e produzem ceramidas, além de combater e controlar a acne e a oleosidade. Esses ácidos, conhecidos como alfa hidroxiácidos, devem ser usados apenas à noite.

Como dissemos anteriormente, a niacinamida pode ser usada com vitamina C. Essa mistura aumenta a possibilidade de clareamento da pele no tratamento do melasma, combate os radicais livres e potencializa a produção de colágeno. As duas também ajudam a reparar o rosto de forma muito eficaz. 

Uma combinação efetiva é usar a solução de ácido tranexâmico como primeiro passo da rotina, aplicar a Vitamina C em seguida e finalizar sua rotina diurna com um bom filtro solar. 

Acompanhe o blog da Creamy!

Agora que você já sabe como usar niacinamida, que tal continuar descobrindo o mundo do skincare? Aqui, no blog da Creamy, temos diversos artigos completos relacionados aos cuidados com os diferentes tipos de pele. Acompanhe nossas novidades e saiba como conquistar o visual dos sonhos!

(Visited 3.282 times, 3 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © Creamy 2022. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#