3 dicas práticas para reduzir poros dilatados

3 dicas práticas para reduzir poros dilatados

atualizado em publicado em 12 de setembro de 2022 2 comentários CIÊNCIA
Tempo de leitura: 5 minutos

Reduzir poros dilatados é o desejo de muitas pessoas que estão em busca de uma pele mais uniforme e um visual livre daqueles “furinhos” que incomodam. A boa notícia é que, com alguns cuidados básicos na sua rotina de skincare, é possível melhorar a aparência deles de forma significativa.

Algumas das práticas para diminuir poros dilatados consistem em fazer uma limpeza profunda e apostar em tratamentos como a esfoliação química. Para ajudar você a entender mais sobre tudo isso, nós da Creamy separamos dicas sobre como incrementar seus cuidados com a pele.

Por que os poros dilatam?

De acordo com o Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia da Creamy, os poros dilatam “devido à produção excessiva de sebo que se acumula dentro do folículo e deixa o poro com aparência dilatada”. Por conta disso, é mais comum que isso esteja presente em peles mistas e oleosas.

Segundo ele, o quadro é proeminente na “zona T” do rosto – o nariz, a testa e o queixo. Além disso, de acordo com o especialista, o envelhecimento natural da pele contribui para os poros ficarem ainda mais evidentes, porque há perda de elasticidade com o passar dos anos.

A limpeza inadequada é outro fator que pode afetar a dilatação dos poros do rosto, pois os resíduos de maquiagem, impurezas e produtos se acumulam, aumentando o tamanho deles. É importante ressaltar que também é comum algumas pessoas terem esse quadro na pele por questões genéticas.

Como reduzir os poros dilatados?

Então, o que fazer para diminuir os poros dilatados? Criar uma rotina de cuidados diários com a pele é uma excelente ideia para uniformizar o tom e a textura. Assim, você deixa seu visual bem-cuidado, limpo, mais bonito e nitidamente mais harmonioso.

Como limpar corretamente a pele de acordo com o tipo dela? Quantas vezes por dia fazer isso e com quais produtos? Para ajudar nessa missão, separamos três dicas básicas que podem transformar seu skincare.

1. Limpe a pele diariamente

A limpeza diária é um dos passos que não podem faltar para reduzir poros dilatados. É importante que você remova todas as impurezas que pousam na pele durante o dia. Portanto, limpá-la de manhã e à noite é indispensável. Essa é a primeira etapa do processo, que prepara o rosto para as demais fases do skincare. 

Segundo o Dr. Romancini, o recomendado é limpar o rosto duas vezes por dia, pois o excesso de limpeza pode ressecá-lo. Isso prejudica a função da barreira cutânea e pode predispor irritações, dermatites ou até acne.

É importante lembrar que a limpeza para controlar os poros deve ser feita com água morna ou fria, antes de aplicar os demais produtos de tratamento e a maquiagem. É preciso evitar a água muito quente no banho, uma vez que a desidratação causada por ela contribui para o ressecamento excessivo e irritações da pele.

Também não se deve esquecer que, além de limpar profundamente a pele, durante o dia, é preciso aplicar o protetor solar. Ele vai proteger a região contra os raios UVA e UVB, prevenir manchas, sinais de envelhecimento precoce e doenças graves, como câncer de pele.

2. Adicione ácidos de tratamento na sua rotina

A esfoliação química também ajuda na redução de poros dilatados. Um exemplo de produto é o Ácido Glicólico, que atua na uniformização da pele, melhorando a textura e a cor. Enquanto reduz a aparência dos poros, ele estimula a produção do colágeno nas camadas mais profundas, contribuindo para a prevenção do envelhecimento precoce.

O Ácido Lático é outro produto maravilhoso para cuidar dos poros. Excelente no combate à acne e à oleosidade, ele hidrata enquanto promove a regeneração e o rejuvenescimento. Além disso, esse produto conta com propriedades calmantes, tornando-se uma excelente opção para quem nunca usou um ácido ou tem a pele sensível.

reduzir poros dilatados interna 2

Presente nos ácidos Glicólico e Lático da Creamy, a niacinamida é outro ativo poderoso para reduzir poros dilatados. Ela controla a oleosidade, induz a produção de ceramidas, uniformiza o tom da pele e, com isso, equilibra a hidratação dela.

Tanto no uso do ácido Glicólico quanto do Lático, é recomendado aplicar à noite, sobre o rosto previamente limpo, seco e hidratado. O ideal é que, durante os primeiros dez dias, isso ocorra em noites alternadas, para evitar reações alérgicas.

3. Hidrate a pele todos os dias

Além dos produtos para diminuir os poros do rosto, a hidratação é outra etapa importante. Assim como a limpeza, esse processo é essencial nos cuidados com a pele, e o ideal é fazê-lo diariamente. 

A hidratação ajuda a reestruturar a barreira protetora da pele, protegendo-a contra a poluição e os radicais livres. Deve-se utilizar o hidratante depois da limpeza, dos séruns e outros produtos. No geral, ele é aplicado duas vezes ao dia, uma pela manhã, antes do protetor solar, e outra à noite.

Além de reduzir poros dilatados, outras vantagens que o hidratante proporciona ao rosto são o controle do ressecamento e a prevenção do envelhecimento precoce. No rosto oleoso, ele contribui para a diminuição da produção de sebo, já que a pele entende que não precisa produzir mais óleo.

O melhor produto para fechar os poros dilatados do rosto é aquele que atende as necessidades da sua pele. Portanto, é importante verificar se a opção desejada conta com componentes que ajudam em seu tratamento. Para isso, basta consultar um dermatologista de sua confiança antes de aplicar o produto.

Acompanhe as novidades do blog Creamy!

Que tal conferir outros conteúdos como este, aqui no blog da Creamy? Temos diversos artigos completos relacionados aos diferentes tipos de pele, quadros e tratamentos. 

Aprenda a reduzir poros dilatados, diminuir desconfortos estéticos, amenizar olheiras e cuidar da saúde completa da sua pele. Acompanhe nossas novidades e mantenha seu visual sempre impecável!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Avatar for Marcos Kleiton
Marcos Kleiton 20/11/2021

Muito bom as dicas vou comprar um pois tenho a pele muito oleosa e poros delatados.

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 22/11/2021

Oi, Marcos!
Temos certeza que você vai adorar os Creamys. 🥰

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento