Descubra como tirar mancha de espinha do rosto de forma segura

Descubra como tirar mancha de espinha do rosto de forma segura

atualizado em publicado em 4 de julho de 2023 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

A espinha é uma doença inflamatória da pele, muitas vezes crônica, que se apresenta em graus clínicos variados. Após cicatrizar por completo, ela pode deixar marcas, o que leva as pessoas a se perguntarem como tirar mancha de espinha do rosto

O dano não é apenas estético, pois uma pele acneica pode causar problemas emocionais e baixa autoestima. Para você evitar isso e tratar a pele com manchas corretamente, a Creamy preparou um conteúdo exclusivo a seguir! 

O que sabemos sobre as espinhas?

Antes de saber como tirar mancha de espinha do rosto, é importante entender como elas se formam. Apesar de muitas pessoas pensarem que ela só é caracterizada pela presença de secreção, há outras apresentações. Chamamos de “pápula” quando surge apenas uma bolinha avermelhada, e “pústula” quando ela apresenta pus. 

Em outros casos, a espinha também pode formar nódulos e cistos. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), essas lesões são maiores que os dois tipos mais comuns, ficam inflamadas e se expandem pelas camadas mais profundas da pele. Esse processo pode ser doloroso e deixar cicatrizes, como uma mancha no rosto

Apesar de surgirem principalmente na adolescência, afetando cerca de 85% dos indivíduos nessa fase, as espinhas podem aparecer em adultos. De acordo com um artigo sobre acne na mulher adulta publicado na Surgical & Cosmetic Dermatology, a revista científica da Associação Brasileira de Dermatologia, 12% das mulheres e 3% dos homens apresentam acne nessa faixa etária.

Tais inflamações aparecem por motivos diversos, incluindo desordem alimentar, ciclos menstruais irregulares, hereditariedade, estresse, exposição à radiação ultravioleta, obesidade, cigarro, entre outras doenças endócrinas, como síndrome dos ovários policísticos. Porém, nem todas as causas foram desvendadas e cada caso deve ser avaliado individualmente.

Alguns períodos também podem levar ao aparecimento da acne: pré-menstruação, pré-menopausa, gravidez e uso de contraceptivos progestágenos, entre outros medicamentos ou suplementos alimentares ricos em aminoácidos.

Tratando as manchas da pele

Ao final da cicatrização, a espinha pode deixar uma marca ou mancha na pele. As cicatrizes são chamadas “depressões dérmicas” quando ocorre uma degradação do colágeno. Enquanto algumas são pequenas, outras possuem tonalidade mais escura, o que as tornam mais aparentes e incômodas.

Se você quer saber como evitar que elas se intensifiquem e como tirar mancha de espinha do rosto, siga uma dica valiosa: não mexa na pele durante a cicatrização. Isso porque, ao estourar uma espinha ou cutucar a região, a inflamação aumenta, devido à presença de bactérias que entram em contato com a lesão. 

Além disso, há tratamentos médicos utilizados para tratar cicatrizes, como peelings químicos. Nesse procedimento estético, por meio de múltiplas sessões, a pele é submetida ao uso de ácidos, como o retinoico e o glicólico, que estimulam a renovação celular e causam a descamação superficial do rosto. 

Outra forma de tirar mancha de espinha do rosto é usar produtos próprios para essa finalidade. Para isso, é necessária a orientação de um dermatologista, pois alguns componentes demandam receita médica, causam efeitos colaterais e só podem ser usados por um período limitado.

mulher olhando espinhas no espelho

Quais produtos servem para clarear as manchas de espinha?

Se você tem dúvida sobre como tirar mancha de espinha do rosto, provavelmente está procurando pela indicação de produtos específicos para o tratamento. No entanto, para cuidar destas marcas e evitar novas inflamações, é importante realizar todas as etapas do skincare com ativos eficazes. 

Na limpeza e na tonificação, por exemplo, a pele acneica pode se dar bem com o ácido salicílico, que ajuda a controlar a acne e reduzir a oleosidade, porque desobstrui os poros. Na fórmula da Creamy, ele é combinado com o óleo de melaleuca, ou tea tree, responsável por uma ação bactericida e antifúngica.

Para o tratamento, outro produto do catálogo pode ser utilizado: o ácido mandélico. Composto também por alfa-arbutin, esse gel clareador de uso noturno esfolia enquanto uniformiza a pele e combate a formação da acne. A eficácia de ambos no clareamento de manchas escuras, inclusive do melasma, já foi comprovada cientificamente e tem o crivo dos clientes da Creamy.

Além disso, ao se perguntar como tirar mancha de espinha, lembre-se da etapa de proteção do skincare. Com a dupla vitamina C e Protetor Solar FPS 60 Watery Lotion, a pele se mantém protegida, o que evita a formação de novas manchas e a intensificação das antigas. 

A ação antioxidante dessa vitamina ajuda a reforçar a proteção do filtro, pois neutraliza os radicais livres — substâncias nocivas que causam o fotoenvelhecimento, aumentam as rugas, a flacidez, as manchas de espinha e o melasma. O uso contínuo leva à uniformização da tonalidade e da textura do rosto. 

Melhore a aparência da pele com a Creamy!

Já sabe como tirar mancha de espinha do rosto e quer fazer esse processo de forma segura? Com as fórmulas inteligentes da Creamy, cada etapa do seu skincare diário pode ter ativos eficientes, que promovem o clareamento e a uniformidade que você tanto deseja. 

Ao selecionar os produtos, atente-se às recomendações para cada tipo de pele e aos cuidados indicados pelo seu dermatologista. Assim, sua pele se mantém saudável e os resultados do tratamento são satisfatórios!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Jess Carvalho

Jess Carvalho

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento