Tipos de pele do rosto: descubra qual é o seu!

Tipos de pele do rosto: descubra qual é o seu!

atualizado em publicado em 24 de junho de 2022 8 comentários DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 5 minutos

O primeiro passo na busca de uma pele mais saudável é identificar quais dos tipos de pele do rosto é o seu. Conhecer seu tipo de pele é essencial para escolher os produtos certos e suprir as necessidades do seu rosto.

Isso pode ser uma tarefa mais fácil para uns que para outros, por isso conversamos com o Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia, para tirar todas as suas dúvidas sobre os tipos de pele do rosto.

Quais são os tipos de pele?

Os tipos de pele do rosto são divididos em quatro: normal, misto, seco e oleoso. Todos podem ser saudáveis quando são cuidados com os produtos certos, por isso é muito importante sempre consultar um dermatologista.

O tipo também pode mudar conforme os anos passam. Por exemplo, é comum termos a pele do rosto mais oleosa na adolescência e mais áspera quando chegamos próximos da melhor idade. Então, observar sempre seu corpo e buscar orientação profissional é essencial para manter a pele naturalmente bonita.

Nos próximos tópicos, o Dr. Luiz explica detalhadamente quais são as características de cada um dos tipos de pele do rosto e os produtos indicados para tratá-los com a segurança de um resultado magnífico.

Como identificar a pele normal?

Na pele normal, os poros costumam ser finos e quase imperceptíveis, a textura da pele é aveludada e firme, sem manchas ou acne. A principal característica da pele normal é ser balanceada, nem oleosa, nem seca, mas isso pode variar.

“A pele normal pode apresentar uma leve tendência ao ressecamento ou à oleosidade, sobretudo nas mudanças de estação. Esse fenômeno também pode ocorrer com o uso de produtos não adequados a esse tipo de pele”, pontua Romancini.

O doutor ainda ressalta que “uma pele normal dificilmente tem problemas de irritação após o uso de cosméticos, apresenta uma maior tolerância a diversas modalidades de produtos, desde géis e cremes até séruns e loções cremosas”.

Como identificar a pele oleosa?

A pele oleosa se caracteriza por produzir mais lipídios que o normal, portanto perde menos água. Apesar disso, é muito importante manter a pele oleosa hidratada com dermocosméticos oil-free. Outra dica é evitar limpá-la mais que o necessário.

“Não lave o rosto mais que duas vezes ao dia, sobretudo se o sabonete ou gel de limpeza contiver ácido na formulação. O excesso de limpeza provoca uma irritação e uma perda da função de barreira da pele. Isso pode favorecer o aparecimento de irritações, dermatites ou mesmo piorar a acne”, explica Dr. Luiz.

A pele oleosa possui muito brilho, poros visíveis e textura mais grossa. É nela também que cravos e espinhas surgem em maior frequência e número. Para evitar isso, escolha seus produtos com cuidado.

O médico completa: “O uso isolado de sabonetes antioleosidade, sem uma rotina completa que contemple tonificação, hidratação e proteção solar, pode piorar o quadro de acne, favorecendo o aparecimento de manchas. Géis secativos também podem causar dermatite de contato se forem usados de forma incorreta”.

Para uma revolução de skincare da pele oleosa, o especialista recomenda a utilização de produtos não comedogênicos: prefira géis, géis-creme ou séruns. Esses tipos de produtos são mais leves e proporcionam o equilíbrio que a pele precisa.

Como identificar a pele seca?

Se você sente seu rosto sempre “repuxando”, provavelmente, ele tem uma pele seca. Esse tipo não consegue reter a hidratação necessária, por isso se torna mais sensível às condições exteriores. Para testar, preste atenção em como a pele responde a apenas uma higienização leve: se ficar mais sensível, provavelmente ela é seca.

Por isso, ela precisa de uma hidratação mais potente para criar uma barreira eficaz contra agentes externos. O Dr. Luiz conta que “ao contrário do que se acredita, a pele seca pode receber tratamentos à base de ácidos, inclusive em gel”.

Porém, ele faz uma ressalva: “é possível que ela resseque transitoriamente, por isso é recomendada a aplicação prévia de um hidratante, a fim de proteger as áreas mais expostas e ressecadas da pele, minimizando o efeito colateral”.

Para evitar efeitos adversos, “aplique o ácido em pequenas quantidades, em noites alternadas, e vá aumentando a frequência de acordo com a sua tolerância”, ensina o especialista.

Mulher se olhando no espelho.

Como identificar a pele mista?

Como já conseguimos adivinhar pelo nome, a pele mista reúne características de outros tipos de pele do rosto: seca e oleosa. Normalmente, o rosto com pele mista apresenta a zona T (região da testa, do nariz e do queixo) oleosa e a zona das bochechas mais ressecadas.

A boa notícia é que, se você tem pele mista, produtos com quase qualquer textura funcionam em seu tipo de pele do rosto. Porém, é importante manter uma rotina de skincare que promova o equilíbrio da sua pele.

“O gel-creme é a textura intermediária entre peles secas (que preferem o creme) e peles oleosas (que se dão melhor com géis), mas não é a única recomendada: a combinação de produtos que deixem a pele balanceada pode ser uma boa saída para quem está conhecendo o próprio tipo”, sugere Romancini.

Ainda não sabe seu tipo de pele?

Se você ainda não tem certeza sobre seu tipo de pele, a Creamy preparou um quiz para ajudar a descobrir quais são os produtos ideais para sua rotina de skincare. Assim, você fica preparada(o) para arrasar, seja qual for seu tipo de pele do rosto!

Se você faz parte do time que sabe o que sua pele precisa, nosso Kit Rosinha e Verdinho atende a necessidade de quase todos os tipos de pele. A combinação de Ácido mandélico + Ácido tranexâmico traz uniformidade e luminosidade para uma pele saudável e incrível.

A Creamy conta com produtos para todos os tipos de pele!

A Creamy nasceu para descomplicar a rotina de skincare, por isso tem produtos para cada um dos tipos de pele do rosto, proporcionando um cuidado profundo com poucas etapas. Acesse nosso catálogo e confira todas as opções.

* Artigo original por Jess Carvalho

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Comentários

Avatar for Selma Alves
Selma Alves 20/10/2021

Tenho a pele oleosa e com cravos , as vezes espinha , qual o creamy eu posso usar ?

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 26/10/2021

Oi, Selma!
Temos 4 Creamys com propriedades seborreguladoras e antiacneicas: os AHAs Mandélico, Lático e Glicólico; e o BHA de ácido salicílico. Para escolher, é necessário considerar as necessidades da sua pele. Se o objetivo é reduzir a oleosidade e a acne, recomendamos usar o BHA salicílico + AHA de sua preferência na rotina noturna. 😍 Vale lembrar que antes de iniciar qualquer tratamento com ácidos, é importante consultar um(a) dermatologista. 😘

Avatar for Inglith
Inglith 22/10/2021

Muita bom

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 26/10/2021

🥰😍😘

Avatar for Virginia
Virginia 05/11/2021

Como cuidar da pele do pescoço?

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 10/11/2021

Oi, Virginia! 💖
Todos os cuidados recomendados para o rosto se aplicam à pele do pescoço também.
Vitamina C, ácidos, hidratante e filtro solar são indicados para essa região. 🥰

Avatar for Maria teresinha beringer
Maria teresinha beringer 19/02/2022

Como cuidar de minha pele diariamente com todos os vossos produtos, começando pela limpeza, o que usar diariamente.
Tenho 70 anos e nunca fiz nenhum tratamento.

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 09/03/2022

Oi, Maria Teresinha!
Vamos deixar aqui uma sugestão de rotina de skincare com Creamys para você:
Dia – limpeza da pele (Emulsão ou Gel de limpeza) > tranexâmico > vitamina C > hidratante Calming Cream + protetor solar
Noite – limpeza da pele (Emulsão ou Gel de limpeza) > tranexâmico > hidratante Calming Cream > alternar uso do retinol e glicólico
Para mais informações sobre nossas fórmulas, entre em contato pelo e-mail: sac@creamy.com.br
Não deixe de conversar com o seu dermatologista para entender quais são os produtos ideais para a sua pele, bem como a melhor forma de usá-los. 🥰

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento