Clarear manchas de acne: qual é o melhor método para isso?

Clarear manchas de acne: qual é o melhor método para isso?

atualizado em publicado em 3 de agosto de 2021 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

Quem teve as temidas espinhas durante a adolescência ou convive com elas na fase adulta sabe como isso é difícil. Mesmo após o desaparecimento delas, pode ser que você precise clarear manchas de acne.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo exclusivo, com algumas dicas que vão ajudar a melhorar suas manchas na pele. Acompanhe e aprenda quais produtos são melhores nesse processo!

O que são as acnes?

Antes de aprender como clarear manchas de acne, você precisa entender o que elas são. As mais conhecidas são as espinhas e os cravos, dependendo de sua forma. Esse é um tipo de inflamação na pele que acomete as glândulas sebáceas e os folículos. 

Segundo o Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia, essa é uma doença multifatorial que tem origem genética. “A acne também pode sofrer influências da alimentação, estilo de vida e alterações hormonais, como o uso de contraceptivos”, explica.

Por que as acnes podem causar manchas?

As manchas de acne são resultado da própria inflamação que as causam. “As lesões acabam manchando a pele no processo de hiperpigmentação pós-inflamatória. É esse processo que ativa os melanócitos, que são as células responsáveis por produzir melanina”, diz o especialista.

Dessa forma, uma inflamação causada por uma acne tende a induzir a produção de melanina no local. No entanto, o Dr. Luiz ressalta uma informação importante: “O efeito causado pela produção de mais melanina no local da espinha varia de acordo com o tipo de pele da pessoa. Algumas têm mais propensão a manchas, outras menos”.

O que pode piorar o aparecimento das manchas?

De acordo com o Dr. Luiz, existem alguns fatores que podem piorar o aparecimento das manchas causadas pela acne. São eles:

  • Uso de produtos agressivos na área lesada;
  • Manipulação ou tentativa de extração das acnes (estourar as espinhas e remover os cravos inadequadamente).

Essas duas atitudes podem acabar gerando ainda mais inflamação na pele, deixando as temidas manchas e cicatrizes no local. Além do protetor solar diário, o principal ponto para o tratamento para manchas de acnes é a prevenção. 

Como tratar as manchas causadas por acnes?

Algumas dicas são muito importantes para clarear manchas de acnes na pele. “O uso do filtro solar é a primeira medida a se tomar para evitar a formação das manchas”, orienta o médico.

clarear manchas de acne

Mesmo se elas insistirem em surgir e você ainda não descobriu a causa do aparecimento delas, não se desespere. Ainda existem algumas formas de evitar que a inflamação se agrave e deixe cicatrizes.  

Cuidados com as espinhas e cravos

Depois de investigar a causa e descobrir porque as espinhas e cravos estão aparecendo em sua pele, invista em uma boa limpeza no rosto. Existem alguns tipos de ácidos, como o mandélico da Creamy, que ajuda a reduzir o processo inflamatório e a evitar o surgimento das acnes. 

Com uma limpeza de pele profunda e adequada, os poros ficarão desobstruídos. Além disso, você pode encontrar a rotina de skincare perfeita para eliminar a oleosidade da região. Lembre-se de que lavar o rosto demais também pode trazer problemas, ou seja, é necessário fazer tudo na medida certa.

Cuidados com as manchas

O filtro solar é um dos principais produtos para evitar manchas de acne. É ele quem protege dos raios solares que fazem mal. Por isso, seu uso é recomendado diariamente. Existem algumas fórmulas que contêm substâncias que ajudam no tratamento para reduzir as manchas. 

Além dele, após a limpeza diária da pele, você pode apostar em produtos para clarear manchas de acne e prevenir o surgimento de novas espinhas. O ácido mandélico, citado anteriormente, tem em sua fórmula ingredientes que contribuem para esses benefícios. 

Além do ácido mandélico, a Creamy tem a solução de Ácido Tranexâmico para potencializar o efeito antimanchas do seu skincare. Ela é líquida, bem aquosa de rápida absorção, e deve ser usada como primeiro passo da rotina após a limpeza da pele, tanto diurna quanto noturna, antes de aplicar outros produtos. 

O Ácido Tranexâmico tem ingredientes poderosos que vão ajudar tanto a prevenir quanto a tratar manchas castanhas, uniformizando o tom da pele. A dupla de Creamys rosinha + verdinho é imbatível no cuidado da pele acneica e com tendência a manchas. 

Não pare quando os primeiros resultados começarem a aparecer

Em todo tratamento que apresenta resultados incríveis e, preferencialmente, rápidos, é normal sentir vontade de parar e achar que está tudo resolvido. Isso não deve ser feito com as manchas e com a acne.

É preciso garantir que não haverá o surgimento de novas manchas causadas pela inflamação na pele, como uma cicatriz. E é o tratamento que vai ajudar nessa missão. 

Contudo, para um tratamento eficaz, é importante que você consulte um dermatologista. O médico te auxiliará com produtos ideais para o seu tipo de pele e problema. 

Conheça a Creamy e faça uma revolução no seu skincare!

Com fórmulas inteligentes, os produtos da Creamy proporcionam muitos benefícios para a pele. Clarear as manchas de acne será muito mais fácil sem danificar o seu rosto com ácidos agressivos. Confira nosso catálogo e aproveite as opções disponíveis para cada tipo de necessidade!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento