Categories: DICAS E TUTORIAIS

Como cuidar do cabelo com química: 5 dicas para o cronograma capilar

Tempo de leitura: 4 minutos

Alisamento, tintura, descoloração, matização e permanente são alguns tratamentos químicos que mudam a estrutura dos fios. Como eles podem danificar a fibra capilar, é essencial saber como cuidar do cabelo com química para reduzir os impactos e melhorar a aparência. 

Com alguns cuidados simples na rotina de autocuidado, os fios tornam-se fortes e saudáveis novamente, podendo até mesmo ser submetidos a outras químicas com segurança. Veja, a seguir, as dicas da Creamy para dar um up no cronograma capilar e ter resultados surpreendentes no cabelo com química sem precisar ir ao salão de beleza!

Como melhorar os cuidados do cabelo com química?

Se você procura saber como cuidar do cabelo com química, saiba que o processo não é difícil! O cuidado com os fios quimicamente tratados é tranquilo, mas precisa ser direcionado para alcançar bons resultados com poucos produtos. Para não ter dúvidas, siga as dicas abaixo.

1. Invista na reconstrução

Para quem não sabe como cuidar do cabelo com química, a reconstrução capilar é o principal tratamento. Ela repara as camadas internas da fibra para que as mais externas voltem a ter uma aparência saudável, alinhada e sem sinais de ressecamento. 

Os primeiros sinais que indicam a necessidade de reconstrução são: pontas duplas, frizz, porosidade, fragilidade, opacidade e ressecamento, mesmo sem o uso de fontes de calor. Esses fatores mostram que o fio está fraco e que tudo pode deixá-lo mais danificado. Por isso, ele precisa de ativos que reponham os nutrientes e fechem as cutículas.

Geralmente, essa etapa pode ser feita com máscaras de ação longa e leave-ins com aplicação rápida, que são mais práticos para o dia a dia. As fórmulas têm ativos que penetram na fibra capilar e restauram a estrutura interna do fio, e você percebe os resultados desde as primeiras aplicações. 

2. Proteja os fios da alta temperatura

Muitas vezes, a chapinha e o secador fazem parte da rotina diária de autocuidado para manter os cabelos alinhados e modelados. Se esse é o seu caso, é essencial usar um protetor térmico como finalizador. Ele cria uma barreira nos fios para evitar que o calor queime a estrutura e, inclusive, manche a coloração. 

Sem esse produto, o uso contínuo das fontes de calor deixa os fios ressecados, opacos e com pontas duplas. Como o cabelo com química já está danificado, ele precisa de uma proteção maior ainda, e o ideal é utilizar secador e chapinha com menos frequência. 

Os banhos quentes e a exposição ao sol também contam como fontes de alta temperatura, viu? Ambos danificam as madeixas, que não conseguem manter a umidade e a hidratação. Portanto, dê preferência para lavar os cabelos em água morna ou fria e use produtos específicos para piscina e mar quando necessário. 

3. Reforce a hidratação

Com a exposição dos fios a diferentes químicas, temperaturas e agentes externos, é normal que eles percam nutrientes essenciais. É muito importante repô-los por meio da alimentação e de produtos de tratamento, como máscaras, ampolas e leave-ins, que têm diferentes finalidades.

Na hidratação para cabelo com química, por exemplo, a reposição melhora a retenção de água nos fios para que eles não fiquem ressecados, quebradiços e sem brilho. Se você fizer esse tratamento constantemente, melhora até mesmo a definição do cabelo, pois a estrutura capilar se mantém forte. 

Para complementar, invista também nas etapas de nutrição e reconstrução do cronograma capilar. Elas são feitas com os mesmos tipos de produto, mas em dias diferentes, para que uma reforce a outra. Faça a reparação em apenas duas semanas do mês.

4. Use produtos específicos para cabelo quimicamente tratado

Essa é outra dica perfeita para quem não sabe como cuidar de cabelos com química! Os produtos feitos especificamente para fios alisados e tingidos, como shampoos específicos, têm nutrientes e ativos que não ressecam. 

Na hora de escolhê-los, veja a indicação da embalagem e confira se há resultados comprovados no site do fabricante ou em feedbacks de clientes. Essa é uma forma de saber a opinião de quem já testou para ter mais segurança ao realizar a compra.

5. Aposte na umectação noturna

Para finalizar, o cabelo danificado por química pode receber mais uma dose de hidratação com a umectação. Ela consiste no uso de óleos vegetais no comprimento do fio. Deixe agir por pelo menos duas horas e, depois, lave com shampoo para retirar os resíduos. 

Óleo de abacate, de argan, de coco e de girassol são os favoritos para os fios com química e ressecados. O ideal é que eles sejam usados em fórmulas naturais, a cada dez dias, e retirados por completo para evitar a oleosidade. 

Saiba tudo sobre cuidados capilares na Creamy!

Agora que já sabe como cuidar do cabelo com química, siga as dicas para se surpreender com a melhora dos fios. Na Creamy, você tira todas as suas dúvidas de autocuidado e adquire produtos com fórmulas inteligentes para a sua rotina!

Creamy

Recent Posts

Espinha no peito: o que causa e quais os tratamentos

Você está se preparando para um evento e, de repente, ao se olhar no espelho,…

11 horas ago

Guia definitivo para cuidados com o cabelo no inverno

Ah, o frio... o clima de roupas aconchegantes, bebidas quentes e, infelizmente, das madeixas ressecadas…

2 semanas ago

Protetor solar no inverno: qual é a importância do produto na estação mais fria do ano?

Quando as temperaturas caem e as folhas começam a mudar de cor, é fácil esquecer…

3 semanas ago

Desvendando a acne grau 5: quando a pele precisa de ajuda extra

As inflamações acneicas severas são mais do que apenas algumas espinhas irritantes. Elas afetam a…

4 semanas ago

Saiba como finalizar cabelo ondulado de diferentes maneiras

Quem tem ondulações nas madeixas nem sempre sabe como lidar com o volume e a…

1 mês ago

Saiba tudo sobre a acne grau 4 e os tratamentos adequados

Cravos e espinhas podem acometer a pele de diferentes formas, variando o tipo de inflamação,…

1 mês ago