Pele ressecada: 5 perguntas frequentes respondidas

Pele ressecada: 5 perguntas frequentes respondidas

Atualizado em Aug 4, 2022 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

A pele ressecada surge com muitas hipóteses: será que é falta de hidratação, fator genético ou outra questão desconhecida? Essa é apenas uma das perguntas que circundam esse tema.

Pensando nisso, o blog da Creamy desenvolveu um artigo com perguntas comuns sobre pele ressecada no rosto e no corpo. Assim, você terá as respostas para as suas dúvidas e poderá aprender ainda mais sobre o assunto. É só continuar a leitura!

O que é considerada uma pele ressecada?

É bastante comum que haja confusão entre pele seca e ressecada. No entanto, elas são diferentes: enquanto a primeira é um tipo, a segunda é uma condição. Apesar da secura levar ao ressecamento com mais facilidade, essa não é uma regra.

Isso pode ser evitado com o uso correto de cremes para pele seca com alto poder de hidratação. O motivo é que o ressecamento cutâneo é um estado em que há muito mais que a falta de hidratação.

Nesse caso, a pele fica sensível, avermelhada e descamando. Quadros graves de pele muito ressecada podem até desencadear o aparecimento de feridas com sangramento. Por outro lado, a pele seca sofre apenas com descamações leves, um dos sinais de que é preciso aumentar o nível de hidratação.

É possível ter pele oleosa e ressecada ao mesmo tempo?

Outro mito é que a pele oleosa não fica ressecada. No entanto, pessoas que têm maior produção de sebo no rosto não estão livres dessa condição — muito pelo contrário.

A explicação principal para isso é que é comum que pessoas com pele oleosa evitem passar cremes hidratantes no rosto para agir contra a produção de sebo. É essencial saber que a oleosidade produzida naturalmente não possui propriedades hidratantes, ou seja, um reforço na hidratação ainda é necessário. 

Por isso, é normal ver alguém com o rosto ressecado e oleoso ao mesmo tempo. Existem produtos hidratantes que evitam que isso aconteça. Procure cosméticos de texturas leves, como séruns e géis, absorvidos facilmente pela pele e que não deixam aquela aparência “brilhosa”.

O que leva a pele a ficar ressecada?

Apesar de a causa central de uma pele ressecada sempre ser a falta de hidratação, existe uma série de fatores que podem causar essa condição. Alguns são controláveis e podem ser revertidos com cuidados, enquanto outros podem ser apenas combatidos. Alguns exemplos são:

  • banhos muito quentes;
  • mudanças bruscas de temperatura;
  • falta de ingestão de líquidos;
  • sabonetes muito fortes;
  • excesso de esfoliação;
  • envelhecimento;
  • uso de certos medicamentos.

Se você se identifica com alguns desses possíveis causadores e está sentindo algum nível de ressecamento cutâneo, procure um dermatologista. O profissional vai te orientar em relação às mudanças de hábitos ou possíveis tratamentos para ajudar sua pele a voltar à saúde plena.

É permitido “descascar” a pele?

Se você está com a pele ressecada, descamando e coçando, nunca a descasque nem coce. Isso pode causar ainda mais irritação e, em casos de feridas abertas, levar à contaminação e à infecção da área. Mesmo com a casquinha já formada, deixe que ela se desprenda da pele naturalmente.

Constante atrito contra a pele pode deixar as feridas cada vez mais profundas e até causar marcas permanentes. Isso também vale para a coceira, resultado do enfraquecimento da barreira cutânea. Quanto mais você coçar a área, mais vai lesioná-la. 

Para essa situação, o recomendado é utilizar produtos que ajudem a diminuir a coceira e restabelecer a barreira cutânea. Lembre-se de sempre consultar o dermatologista de sua confiança antes de começar qualquer tratamento!

É normal ter a pele do rosto saudável, mas a do corpo ressecada?

Se a pele do seu rosto está saudável, mas você consegue perceber descamação pelo seu corpo, não se preocupe. Isso é normal por motivos que você provavelmente não imagina.

De fato, as glândulas sebáceas estão concentradas principalmente no rosto e no couro cabeludo. Por esse motivo, é comum encontrar pessoas que sofrem com pele oleosa na fase e no cabelo. 

Por outro lado, não há glândulas sebáceas nas palmas dos pés e das mãos. Assim, é habitual ver essas partes ressecadas, mesmo em pessoas que têm a pele saudável no resto do corpo. Em outros casos, o corpo todo pode sofrer de ressecamento, mas o rosto e o cabelo permanecerem saudáveis. 

No entanto, há outra possibilidade: muitas pessoas podem acreditar que a pele do rosto está saudável por conta da produção de sebo, mas como explicamos, não há ligação nisso. Então, por vezes, ambas as áreas estão ressecadas, só que uma passa despercebida.

Garanta os cuidados com a sua pele ressecada na Creamy!

Se você está sofrendo com o ressecamento cutâneo, seus problemas acabaram! Aqui, na Creamy, temos uma linha de hidratantes com opções para peles secas, sensíveis, normais, mistas e oleosas. Assim, todo mundo pode aproveitar o melhor da hidratação com as nossas fórmulas inteligentes!

Produtos Creamy.
(Visited 87 times, 1 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © Creamy 2022. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#