Exposição solar: confira os benefícios e os malefícios

Exposição solar: confira os benefícios e os malefícios

atualizado em publicado em 16 de janeiro de 2023 nenhum comentário CIÊNCIA
Tempo de leitura: 4 minutos

A exposição solar pode trazer tanto benefícios quanto malefícios à nossa pele. O que diferencia as vantagens dos efeitos prejudiciais é o período em que ficamos em contato direito com os raios solares. Você já pensou nisso?

Em pequenas quantidades e em horários adequados, a exposição solar pode ser muito benéfica para seu organismo. Por isso, para você ficar por dentro de tudo sobre o assunto, nós, do time da Creamy, desenvolvemos um guia exclusivo sobre os pontos positivos e negativos de se expor aos raios solares. Confira!

Benefícios da exposição solar

Apesar de sempre ouvirmos falar que a exposição solar prolongada e sem proteção pode trazer efeitos prejudiciais à pele e à saúde como um todo, com os cuidados adequados, os raios solares podem apresentar diversos benefícios. Separamos alguns deles a seguir.

Vitamina D

Receber luz solar é uma das principais formas de sintetizar vitamina D no organismo. É justamente por meio da exposição ao sol, mais precisamente dos raios ultravioletas B, que o organismo consegue sintetizar esse hormônio esteroide.

Além disso, é importante manter o nível adequado de vitamina D no corpo. Isso porque ela tem como principal função regular a homeostase, a formação e reabsorção óssea do cálcio. Portanto, para ter ossos fortes, é preciso ter a quantidade adequada da vitamina no corpo.

Melhora do humor

A exposição à luz solar também está diretamente relacionada com a melhora do humor. Quer saber como isso é possível? Ao tomarmos sol na quantidade e nos horários recomendados, aumentamos a produção de serotonina no organismo, substância responsável por melhorar o humor.

Melhora do sono

O sol ainda influencia uma substância no organismo chamada melatonina, um hormônio que regula os ciclos do sono. Quando o nível de melatonina no corpo aumenta, o estímulo do sono também se eleva. 

Maléficos da exposição solar

A exposição prolongada ao sol pode trazer alguns malefícios à pele e à saúde em geral. Para você ficar por dentro dos principais efeitos prejudiciais do sol, separamos quatro deles.

Envelhecimento precoce

A radiação solar aumenta os níveis dos radicais livres do organismo, responsáveis pela aparição precoce dos sinais da idade, como rugas, linhas finas e muitos outros. Além disso, a exposição prolongada aos raios solares danifica as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza e pela sustentação da pele. 

Manchas

A exposição excessiva aos raios solares ainda pode causar a irritação dos melanócitos (células que produzem a melanina). Uma consequência disso é uma produção exagerada de melanina, que resulta em uma hiperpigmentação na pele. Além disso, a formação de manchas no rosto e no corpo pode acontecer por outros desequilíbrios do organismo.

Queimaduras

As queimaduras solares são provocadas pela exposição solar sem proteção, principalmente entre 10h e 16h. Alguns sinais de queimaduras causadas pela exposição excessiva ao sol são: vermelhidão, ardência, coceiras, sensibilidade e descamação. 

Câncer de pele

Algumas doenças podem ser causadas pela exposição UV em excesso ao longo da vida, como o câncer de pele. Ele é provocado pelo desenvolvimento anormal de células que fazem parte da pele, e a radiação solar é um dos principais fatores responsáveis por esse crescimento.

Como tomar sol da forma correta?

O horário ideal para tomar sol sem prejudicar a pele e a saúde é antes das 10h e depois das 16h. Nesses períodos, a incidência solar é menor. Lembre-se de que é essencial aplicar o protetor solar em todo o corpo e rosto, além de repassá-lo a cada 2h ou após sua pele entrar em contato com água e suor.

Também é recomendado que você inclua o protetor solar na sua rotina diária de skincare e bodycare. Esse produto deve ser o último passo dela, ou seja, vir depois da limpeza e da hidratação da pele.

Para a maior proteção contra os efeitos nocivos dos raios solares, o protetor solar deve ser usado mesmo se você não sair de casa. Isso porque os raios solares podem atingir a pele através das janelas, por exemplo.

Vale lembrar que o uso do filtro solar não atrapalha em nada os benefícios do sol como a produção de vitamina D. A radiação solar que recebemos indiretamente nas áreas expostas, mesmo com uso do filtro solar, é suficiente para estimular a produção dessa vitamina. 

Conheça mais sobre as fórmulas inteligentes da Creamy!

A Creamy conta com um incrível catálogo, repleto de fórmulas inteligentes e inovadoras para todos os tipos de pele. Com a combinação dos nossos eficientes produtos, você pode ter uma rotina de skincare completa e repleta de benefícios. Que tal adicionar seus dermocosméticos preferidos no carrinho e recebê-los no conforto do seu lar?

Após saber sobre os benefícios e os malefícios da exposição solar, não deixe de explorar nossos outros conteúdos exclusivos. Temos diversos posts com as melhores dicas e recomendações para você incluir no seu dia a dia de cuidados com a pele. Venha conferir!

Referências:

MERA, Marina Revaliente; ORTEGA, María Ángeles Muñoz. Sol, Beneficios y Peligros. 2011.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento