Colágeno da pele: saiba o que é e como preservá-lo

Colágeno da pele: saiba o que é e como preservá-lo

Atualizado em Jun 7, 2022 nenhum comentário CIÊNCIA
Tempo de leitura: 4 minutos

Responsável por garantir a firmeza e a elasticidade do rosto e do corpo, o colágeno da pele é um grande aliado para combater o envelhecimento precoce. Encontrado no organismo, nas comidas e em produtos de beleza, ele é uma proteína que, muitas vezes, pode fazer parte do seu dia a dia sem você perceber.

Proteína fibrosa presente nos tecidos conjuntivos do corpo, o colágeno da pele contribui para a resistência e a elasticidade dos demais tecidos. Para você ficar por dentro de tudo sobre o assunto, desenvolvemos um guia completo com as melhores dicas. Confira!

Afinal, o que é colágeno?

Apesar do que muitos pensam sobre o que é colágeno, ele não está somente presente na pele. Também podemos encontrá-lo nas unhas e nos cabelos, fortalecendo-os, deixando-os bonitos e saudáveis. Na pele, ele traz elasticidade, hidratação, firmeza e regeneração.

Além disso, o colágeno é encontrado nos tecidos conjuntivos do corpo, tais como ossos, tendões, cartilagens, vasos e dentes, contribuindo para a integridade estrutural dos lugares em que está presente. 

Ele é a proteína mais abundante no organismo. Porém, com o passar dos anos, os níveis de produção de colágeno diminuem, assim precisamos utilizar produtos que o contêm, estimulando sua produção e prevenindo sua degradação.

Como preservar o colágeno?

Para garantir a elasticidade da pele, prevenindo linhas de expressão, rugas e outras marcas no rosto, é preciso manter os níveis de colágeno no organismo altos. Então, como fazer isso? É necessário preservá-lo e inserir na rotina ingredientes que contribuem estimulando sua produção e retardando sua degradação.

Protetor solar

O filtro solar é essencial para prevenir doenças de pele, mas também é muito importante para manter a firmeza e a elasticidade. A ação do protetor solar serve para todas as camadas da pele, preservando também o colágeno.

Por isso, se você ainda não tem o hábito de incluí-lo em sua rotina de skincare, esse é o momento. Afinal, ele é um dos cremes antienvelhecimento mais importantes. Lembre-se de também passá-lo na região do pescoço e nas partes do corpo que a roupa não cobrir.

Duas mulher com o rosto uma do lado da outra.

Alimentação

Para garantir altos níveis de colágeno no organismo, é preciso consumir alimentos ricos em proteínas. Consuma folhas, vegetais, frutas e outras comidas ricas em antioxidantes, porque eles evitam os danos que os radicais livres causam no colágeno.

Alguns alimentos ricos em antioxidantes são: aveia, azeite de oliva, linhaça, framboesa, alho, morango, nozes, mirtilo, uva, batata-doce, cacau, laranja, salmão, brócolis, tomate, maçã, kiwi e muitos outros.

Como vimos, para aumentar o colágeno no organismo, não é necessário ingerir somente a proteína. Isso porque o alimento passa por um processo dentro do organismo.

Exercícios físicos

Praticar atividades físicas aumenta o fluxo do sistema arterial, levando mais nutrientes para todos os tecidos, como a pele, que fica mais hidratada e viçosa.

Além disso, ao praticar exercícios físicos, temos o aumento de antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e, consequentemente, preservar o colágeno no organismo.

Produtos à base de retinol

Outra forma de aumentar os níveis do colágeno da pele é utilizar produtos de skincare à base de retinol. Isso porque eles estimulam a renovação celular e aumentam a produção da proteína.

Lembre-se de que também é importante conversar com o dermatologista de sua confiança para ele indicar o melhor produto à base de retinol para seu tipo de pele. Aproveite a consulta e tire todas as suas dúvidas com o profissional.

Retinol da Creamy

A fórmula do Retinol da Creamy contém, junto à vitamina A pura, nanopartículas de ativos antioxidantes que combatem radicais livres. Ela também conta com ativos hidratantes e calmantes, tudo que você precisa em um só produto!

Além disso, outros ativos que estimulam a produção de colágeno são o ácido glicólico e peptídeos. 

Suplementos de colágeno funcionam?

Há diversos suplementos de tipos de colágenos à disposição no mercado. Contudo, pouco se sabe se eles funcionam de fato, de maneira a refletir na aparência da pele. Então, não podemos dizer ao certo se a qualidade da pele melhora com suplementação de colágeno e se a suplementação de outras proteínas não poderia ter o mesmo efeito na pele.

Todas as proteínas, inclusive o colágeno, passam pelo processo de digestão. São quebrados em vários pedaços menores antes de serem absorvidos. Assim, o colágeno ingerido não vai diretamente para a pele. 

Skincare é com a Creamy

Além dos cuidados e dicas citadas acima, para manter sua pele saudável, bonita e viçosa, é essencial seguir todos os passos do skincare. Por isso, deixe a preguiça de lado e cuide do seu rosto e do seu corpo.

Lembre-se de que, para ter um skincare eficaz, há três passos básicos: hidratar, limpar e proteger. Para isso, conte com produtos de alta qualidade, como os da Creamy. São diversos itens para os diferentes tipos de pele. Basta escolher o ideal para você.

Fique por dentro das novidades com a Creamy

Após saber um pouco mais sobre o colágeno da pele, que tal ficar por dentro de outros conteúdos incríveis como este? Aqui no blog da Creamy, você encontra tudo o que precisa para cuidar da saúde de sua pele. Aproveite a visitae conheça nossas dicas!

Retinol.
(Visited 130 times, 2 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © Creamy 2022. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#