Radicais livres: confira o que são e como combatê-los

Radicais livres: confira o que são e como combatê-los

Atualizado em Apr 13, 2022 nenhum comentário CIÊNCIA
Tempo de leitura: 4 minutos

Você já se perguntou o que causa rugas, linhas de expressão e demais marcas do envelhecimento precoce no rosto? Este é um processo natural do organismo realizado pelos radicais livres. Contudo, alguns fatores podem influenciá-los e causar um aumento na ação deles.

Para você aprender como ocorre a formação dos radicais livres, como prevenir os efeitos nocivos deles e o que pode favorecê-los, desenvolvemos um conteúdo completo com estas informações. Afinal, é importante estar por dentro de um dos principais causadores do envelhecimento precoce!

O que são os radicais livres?

Se você está se perguntando o que são os radicais livres, saiba que eles são moléculas presentes no organismo, em constante reação química. Eles são desenvolvidos naturalmente pelo corpo, atuando como agentes oxidantes ou redutores, porque podem receber elétrons ou doá-los.

Os radicais livres no organismo podem ser considerados tóxicos, já que reagem, de forma negativa, com proteínas, lipídios, açúcares e o próprio DNA. Essa instabilidade no corpo pode levar ao aparecimento de sinais do envelhecimento precoce ou outras doenças.

Além disso, alguns fatores externos podem favorecer a ação de radicais livres na pele e, consequentemente, levar ao aparecimento de rugas, linhas de expressão e marcas no rosto mais precocemente.

Quais fatores externos favorecem a ação dos radicais livres?

Agora que você está ciente dos efeitos nocivos dos radicais livres na pele, é preciso se atentar aos fatores externos que podem promovê-los. Afinal, queremos retardar o envelhecimento precoce no máximo possível, certo?

O principal fator externo é a exposição excessiva aos raios solares, principalmente UVA. A partir disso, temos o que chamamos de “pele fotoenvelhecida”, que apresenta algumas características do envelhecimento, já que ficou desprotegida por muito tempo no sol.

Além disso, há outros fatores externos como o consumo de álcool e o tabagismo, além da poluição e do estresse. Sendo assim, se alguns deles estão inseridos de maneira excessiva na sua rotina, procure diminuí-los se deseja retardar o processo de envelhecimento da pele.

Descubra como combater os radicais livres

Como os radicais livres possuem um efeito oxidante nas células, para combatê-los, os antioxidantes devem agir no organismo. Porém, onde podemos encontrá-los?

O próprio corpo produz alguns antioxidantes naturais, chamados de enzimáticos. Contudo, também há os não enzimáticos, produzidos em quantidades menores pelo organismo. Assim, para mantê-los a níveis adequados no organismo, é necessário inseri-los em sua rotina pela alimentação ou pelos produtos de beleza.

Além disso, é preciso diminuir a exposição aos fatores externos que podem aumentar a ação deles. A primeira dica é usar protetor solar diariamente, então inclua-o como hábito na sua rotina de skincare e se lembre de usá-lo até mesmo se não for sair de casa, devido à luz solar indireta.

Produtos com antioxidantes

Incluir produtos de skincare com antioxidantes é outra dica que vai fazer toda a diferença na sua pele. Para isso, consulte o dermatologista de sua confiança e opte pelo produto ideal para seu tipo de pele.

mulher com a pele saudável e jovial.

O ativo antioxidante queridinho das rotinas de beleza é a vitamina C. Isso porque ela apresenta uma ação potente para seu skincare e traz diversos benefícios para a pele

Combinação poderosa

Para combater a ação dos radicais livres na nossa pele, uma ótima escolha é utilizar o produto antioxidante para seu tipo de rosto e, depois, vir com o protetor solar. Isso reforça a proteção contra os efeitos nocivos dos raios solares.

Antioxidantes da Creamy

Desenvolvida com fórmula inteligente para seu rosto aproveitar todos os benefícios do antioxidante, a Vitamina C é um produto queridinho da nossa marca. Isso porque, além de combater os radicais livres, ela uniformiza o tom da pele, previne manchas e rugas finas.

Além disso, temos também outro queridinho que é o Ácido Retinol. Ele possui ação antioxidante, ajudando a diminuir as rugas, linhas finas, além de estimular a produção de colágeno e trazer outros benefícios para nossa pele.

Cuidado diário

Para combater o envelhecimento por radicais livres e manter a pele saudável, bonita e viçosa, é preciso ter um cuidado diário com o rosto. Isso significa usar os produtos ideais para seu tipo de pele e fazer o skincare diário, sem preguiça.

Além disso, a alimentação é outro fator importante, porque pode interferir positiva ou negativamente na pele. Por exemplo, comer alimentos ricos em antioxidantes ajuda a combater os radicais livres.

Sendo assim, desde a escolha dos cosméticos até a alimentação, tudo isso faz parte dos cuidados para inibir os radicais livres e manter a pele saudável e bonita, prevenindo o envelhecimento precoce.

Os melhores cuidados com a pele são com os produtos Creamy

Para combater e prevenir os radicais livres, manter sua pele saudável e radiante, com um skincare de qualidade, basta contar com os produtos da Creamy. Desenvolvidos sem testes em animais, os itens da nossa marca contam com fórmulas inteligentes, levando todos os benefícios para seu rosto. Venha conferir!

radicais livres.
(Visited 113 times, 1 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © Creamy 2022. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#