Radicais livres: confira o que são e como combatê-los?

Radicais livres: confira o que são e como combatê-los?

atualizado em publicado em 30 de junho de 2023 2 comentários CIÊNCIA
Tempo de leitura: 4 minutos

Você já se perguntou o que causa rugas, linhas de expressão e demais marcas do envelhecimento precoce no rosto? É um processo natural do organismo ocasionado pelos radicais livres. Porém, alguns fatores podem influenciá-los e promover um aumento na ação deles.

Para você aprender como ocorre a formação de radicais livres, como prevenir os efeitos nocivos e o que pode favorecê-los, a Creamy desenvolveu um conteúdo completo para esclarecer suas dúvidas. Afinal, é importante estar por dentro dos principais causadores do envelhecimento precoce, para evitá-los e cuidar melhor da pele!

O que são os radicais livres?

Se você está se perguntando o que são os radicais livres, saiba que eles são moléculas do organismo em constante reação química. Eles são desenvolvidos naturalmente pelo corpo e atuam como agentes oxidantes ou redutores que podem receber elétrons ou doá-los.

Os radicais livres no organismo podem ser considerados tóxicos, já que reagem, de forma negativa, com proteínas, lipídios, açúcares e o próprio DNA. Essa instabilidade pode levar ao aparecimento de sinais do envelhecimento precoce ou outras doenças.

Além disso, alguns fatores externos podem favorecer a ação de radicais livres na pele e, consequentemente, levar ao aparecimento de rugas, linhas de expressão e marcas no rosto de maneira precoce.

Quais fatores externos favorecem a ação dos radicais livres?

Agora que você conhece os principais efeitos nocivos dos radicais livres na pele, é preciso se atentar aos fatores externos que podem intensificá-los. Afinal, é importante evitar hábitos que podem prejudicar a saúde da pele e favorecer o envelhecimento precoce.

O principal fator externo é a exposição excessiva à radiação solar, principalmente aos raios UVA, que penetram em camadas profundas da pele. A partir disso, há o processo de fotoenvelhecimento, marcado por ressecamento, perda do brilho, diminuição da elasticidade, surgimento de manchas, rugas e linhas finas.

Outros fatores externos como o consumo de álcool, o tabagismo, o estresse e até a poluição podem contribuir para o aumento dos radicais livres no organismo. Sendo assim, se alguns deles fazem parte da sua rotina, procure diminuí-los aos poucos, para ter mudanças significativas.

Como combater os radicais livres?

A interação entre radicais livres e antioxidantes é responsável por neutralizar essas moléculas que oxidam e degradam as células da pele. Com a oxidação controlada, a elastina e o colágeno são preservados, e o rosto não perde a tonicidade e a elasticidade. 

O próprio corpo produz antioxidantes naturais, que são chamados de enzimáticos. Contudo, existem os não enzimáticos, produzidos em quantidades menores pelo organismo. Para mantê-los em níveis adequados, é necessário inseri-los na rotina por meio da alimentação, de medicamentos manipulados e prescritos por médicos, e dos produtos de beleza. 

mulher analisando sua pele

Alimentos com potencial antioxidante costumam apresentar vitamina C (laranja, limão, acerola e goiaba), vitamina E (abacate, nozes e azeite de oliva) e betacaroteno (cenoura e mamão). Ao ingeri-los diariamente, é possível perceber a melhora na saúde da pele, devido à ação anti-inflamatória e à prevenção do envelhecimento celular. 

Além do cuidado com a alimentação, é preciso diminuir a exposição aos fatores externos mencionados anteriormente. Para isso, uma dica fundamental é usar protetor solar diariamente. Então, inclua-o como hábito na sua rotina de skincare diurna e se lembre de usá-lo até se não for sair de casa, devido à luz solar indireta, e nos dias não ensolarados. 

Produtos de beleza com potencial antioxidante

Incluir produtos de skincare com antioxidantes é outra dica que vai fazer toda a diferença na sua pele. Para isso, consulte o dermatologista de sua confiança e opte por cosméticos adequados para seu tipo de pele.

O ativo antioxidante queridinho das rotinas de beleza é a vitamina C. Isso porque ela apresenta uma ação potente no seu skincare e traz diversos benefícios para a pele, desde a regeneração celular até o controle dos sinais de envelhecimento.

Antioxidantes da Creamy

Desenvolvida com uma fórmula inteligente para seu rosto aproveitar todos os benefícios dos antioxidantes, a Vitamina C pode mudar sua rotina de autocuidado. Além de combater os radicais livres, ela uniformiza o tom da pele, previne manchas e rugas finas.

Já o Retinol, presente no catálogo da Creamy, é mais um dermocosmético com ação antioxidante. Ele ajuda a diminuir rugas e linhas finas, estimular a produção de colágeno, melhorar a aparência da pele e muito mais. Tudo isso vem com uma textura leve e ingredientes calmantes, para evitar irritações nesse tratamento intenso.

Proteja sua pele com a Creamy!

Para combater e prevenir os radicais livres, além de manter sua pele saudável de dentro para fora, basta contar com os produtos da Creamy. Desenvolvidos sem testes em animais, eles contêm fórmulas inteligentes, que prezam pela saúde da pele e pela melhora dos sinais indesejados. 
Caso você tenha dúvidas sobre quais produtos podem contribuir para sua rotina de skincare, faça o quiz disponível no site. Ao responder quais são as características e o tipo da sua pele, você confere uma sugestão de produtos para cada etapa do seu autocuidado diurno e noturno. Faça o teste em poucos instantes e descubra!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Avatar for Wilson Pavani
Wilson Pavani 02/09/2022

Boa tarde gostaria de mais informação, sobre o creme para reduzir as rugas do rosto, como posso esta usando , preciso usar durante o dia

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 07/07/2023

Oi, Wilson! Para usar durante o dia, e à noite, nós temos o Peptide Cream, um anti-aging ultratecnológico formulado com um complexo inédito de peptídeos. Você pode conferir mais informações e garantir o seu aqui!

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento