Passar protetor solar no rosto: entenda esse cuidado fundamental

Passar protetor solar no rosto: entenda esse cuidado fundamental

11/10/2021 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 4 minutos

É muito comum ouvir falar que passar protetor solar no rosto é um passo essencial em uma rotina de skincare. No entanto, o porquê de esse cuidado ser tão importante e como fazê-lo da maneira correta podem passar despercebidos.

Por isso, o blog da Creamy, ao lado do Dr. Luiz Romancini, médico especializado em dermatologia, preparou um guia completo sobre como passar protetor solar no rosto e os benefícios desse cuidado. Se você quer tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, é só continuar a leitura!

A radiação solar

Quando o assunto é skincare, existem três passos que não podem faltar: limpeza, hidratação e proteção. Contudo, essa última etapa é comumente deixada de lado, especialmente nos dias em que não há sol. 

Acontece que, mesmo nos dias em que não há exposição solar direta, é fundamental passar protetor solar no rosto, pois a radiação solar pode penetrar de diversas maneiras em nossa pele. Os chamados raios ultravioleta A (UVA) e raios ultravioleta B (UVB) são os grandes responsáveis pelos danos.

Presentes desde o raiar até o pôr do sol, os raios UVA representam cerca de 95% de toda a radiação que o astro emite. Além disso, eles têm a característica de penetrar por diversos tipos de barreiras físicas (como janelas e roupas) e afetam a pele de maneira mais profunda. 

Por sua vez, os raios UVB têm uma reação mais imediata da pele, deixando-a avermelhada quando exposta diretamente a eles. Estão mais presentes durante o período das 10h às 16h e contribuem para condições como as queimaduras e até mesmo o câncer de pele.

Como se proteger contra o sol

Como pontuamos acima, existem diversas razões para apostar em uma boa proteção contra o sol, e nem sempre estar abrigado e protegido da exposição solar direta é uma boa solução. Por isso, passar protetor solar no rosto deve ser um cuidado diário com a pele.

No entanto, essa não deve ser a única preocupação existente: saber a forma correta de passar protetor solar no rosto e escolher o produto ideal para si é igualmente importante. Para isso, existem algumas características que devem ser consideradas nesse momento.

FPS e PPD

Existem dois tipos de proteção possíveis para os filtros solares no Brasil, chamadas de FPS e PPD. “Um bom protetor solar deve oferecer proteção FPS 30 no mínimo”, pontua Dr. Luiz. Essa mensuração se refere ao nível de proteção contra os raios UVB. Já para os raios UVA, usa-se o PPD.

“Pelas regras da Anvisa, o PPD de qualquer filtro solar brasileiro deve ser no mínimo 1/3 do FPS”, explica Dr. Luiz. “Ou seja, um protetor solar FPS 30 oferece, além da proteção UVB fator 30, um PPD de 10 contra radiação UVA.”

Tipo cutâneo

Se você já usou um filtro solar e depois sentiu que sua pele ficou em uma condição ruim, é muito provável que não tenha escolhido o produto correto para seu tipo cutâneo. Existem diversos ingredientes e texturas que podem aparecer em protetores solares e devem ser postos em evidência.

Por isso, é importante descobrir o seu tipo de pele antes de aplicar um filtro solar no rosto (e qualquer outro produto). Isso faz toda a diferença na reação da sua pele e pode até mesmo influenciar na duração da proteção.

Fototipo cutâneo

Segundo a escala criada pelo dermatologista Thomas B. Fitzpatrick em 1976, existem seis fototipos de pele diferentes. Cada um reage ao sol de uma maneira e exige cuidados fundamentais para a saúde da pele.

passar protetor solar no rosto

Pessoas de fototipo moreno claro, por exemplo, precisam de mais proteção que indivíduos do fototipo negro. Isso não significa que a proteção não deve ser potente em qualquer pele: “O uso de filtro solar nunca é demais – e não há nenhum perigo em aplicá-lo abundantemente com bastante frequência”, reforça Dr. Luiz.

Passo a passo de como aproveitar a proteção solar

Por fim, para ter uma proteção adequada, é preciso aplicar o protetor solar corretamente. Antes de qualquer coisa, é necessário ter a pele do rosto devidamente preparada, com toda a rotina de skincare feita. Manter os cuidados cutâneos traz diversos benefícios que também ajudam na aparência e na saúde da pele.

Depois que todos os produtos aplicados já estiverem secos, pode-se passar o protetor solar no rosto. “É necessário aplicar a quantia correta de filtro solar, que é de aproximadamente 1 mL para o rosto”, explica Dr. Luiz. “Aplicando 3 camadas finas, é mais fácil obter essa proteção.” 

Certifique-se de espalhar o produto por todo o rosto, pescoço e colo, e de reaplicar sempre que for necessário, especialmente em dias de muito calor ou após a exposição ao suor e à água. “O filtro solar perde sua capacidade de absorver a radiação ao longo do dia”, pontua Dr. Luiz.

“Colocar e tirar a máscara várias vezes, passar a mão no rosto, suor excessivo e banhos de mar ou piscina podem remover o protetor e exigir uma reaplicação. Exposição direta ao sol por mais de 1,5 ou 2 horas também torna necessário reaplicar o filtro solar”, finaliza o especialista.

Aproveite as dicas da Creamy!

Aqui, na Creamy, temos diversos produtos que ajudam você a manter a pele saudável e viçosa. Confira nosso catálogo e aproveite para criar a sua rotina de skincare ideal com a gente. Se você gostou de aprender sobre passar protetor solar no rosto, fique de olho em nosso blog para ficar por dentro de todas as dicas que postamos!

(Visited 157 times, 2 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2021. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#