Babosa no rosto: tudo o que você precisa saber

Babosa no rosto: tudo o que você precisa saber

atualizado em publicado em 20 de janeiro de 2022 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 5 minutos

Também conhecida como Aloe vera, a babosa é uma planta suculenta muito utilizada para cuidados medicinais. Porém, com o passar dos anos, ela passou a ser inserida na rotina para cuidados estéticos. Você já deve ter ouvido, por exemplo, sua mãe recomendar passar babosa no rosto para melhorar o aspecto da pele. 

Esse é o assunto que vamos tratar no Creamy Blog! Apesar de a planta ser muito usada para cuidados dos cabelos, ela também é inserida em diversas receitas para tratamentos de pele. Porém, o uso pode ser perigoso em receitas caseiras e sem orientação médica. Confira tudo o que você precisa saber sobre a babosa!

O uso da babosa na antiguidade

De origem africana, a babosa era conhecida pelos egípcios como a “planta da imortalidade” devido às propriedades medicinais. Sendo assim, hoje, sabe-se que são inúmeros os benefícios que ela possui, estéticos ou não.

Essas vantagens se devem ao fato de a babosa ser rica em diversos nutrientes, vitaminas e minerais. Alguns deles são o cálcio, o zinco, o magnésio, o selênio e as vitaminas A, B e C. 

Dessa forma, passar babosa na pele ajudaria na cicatrização, já que ela supostamente tem ação anti-inflamatória. Ela também seria excelente para tratar queimaduras, além de auxiliar na hidratação de cabelos, na redução de caspa e na diminuição da queda de cabelo. 

O que diz o especialista  

Dr. Luiz Romancini, médico especialista em dermatologia, falou um pouco sobre o tema e explicou os perigos que a babosa no rosto pode oferecer, especialmente em usos sem qualquer orientação médica. 

“É importante mencionar que esses efeitos não foram comprovados por nenhum estudo clínico relevante, sendo essas observações apenas relatos individuais de uso, ou reproduzidas por estudos muito pequenos que não conseguem demonstrar a realidade”. 

Romancini completa explicando que “cada planta é única e é impossível saber exatamente quais substâncias estão presentes nelas, em maior ou menor quantidade”. 

“Isso pode variar de acordo com a época do ano em que a planta foi colhida, condições de armazenamento, parte da planta utilizada, qualidade da água da região, dentre muitos outros fatores que tornam a composição química final da planta uma caixinha de surpresas”, finaliza. 

Os perigos do uso da babosa 

Desde 2011, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proíbe a comercialização de sucos e alimentos que contenham a Aloe vera. Isso porque a ingestão da planta já ocasionou reações negativas. Sendo assim, ela só pode ser ingerida se houver comprovante de que não há efeito colateral.

Além disso, passar babosa no rosto pode ser um perigo para pessoas que possuem alergia. Ela ainda é contraindicada em casos em que:

  • há queimaduras muito graves;
  • há infecção ou inflamação cutânea;
  • a pele está muito ressecada;
  • ela provoque sensibilidade, podendo gerar coceiras ou erupções.

O Dr. Luiz explica que “o uso da planta diretamente na pele pode ser perigoso, pois além dos efeitos não terem sido comprovados, nós não sabemos exatamente a composição dela, sendo um risco para a saúde cutânea”. 

“Certas substâncias químicas presentes em plantas podem causar dermatite de contato e fitofotodermatose, que são manchas causadas por queimaduras devido ao contato com substâncias químicas provenientes de plantas e exposição solar”, finaliza o especialista.

Dessa forma, não arrisque a saúde da sua pele ou cabelo utilizando plantas ou vegetais in natura, pois como explicado anteriormente, a composição final é desconhecida e seus efeitos além de não serem comprovados, podem causar alguma reação indesejada. Procure um dermatologista para que ele indique os melhores produtos para ajudar na saúde e na beleza da sua pele.

Posso passar babosa no rosto?

Como já vimos, por ter poderosa ação anti-inflamatória e antimicrobiana, a babosa poderia ser uma grande aliada para as nossas vidas. 

foto da planta babosa (aloe vera) de perto.

Há alguns benefícios da babosa no rosto, como trazer hidratação, prevenir rugas e combater a acne que são devidos a alguns compostos químicos presentes na planta, mas cuja concentração desconhecemos e pode variar entre uma planta e outra. 

Por isso, aposte em cosméticos seguros, estudados e cuja composição química tenha-se conhecimento completo.

Há ainda pessoas que misturam a planta com outros produtos para garantir um melhor efeito. Porém, essa mistura não é recomendada, visto que não se sabe quando a combinação entre babosa e outros componentes pode levar a uma reação alérgica

Mitos sobre o uso da babosa

Por ser uma opção barata, a planta tornou-se a alternativa de quem deseja manter os cuidados de skincare em dia. Porém, novamente: nem tudo que dizem sobre os efeitos é comprovado cientificamente. Por isso, separamos alguns mitos sobre o uso da babosa no rosto:

  1. Ajuda no crescimento capilar

    Muitas pessoas utilizam a planta para auxiliar no crescimento capilar, mas não existe comprovação científica de que ela realmente ajuda nesse tratamento.
  1. Babosa pode ser um substituto do demaquilante

    Esse é outro mito existente sobre a planta. A babosa não possui propriedades que ajudam na remoção da maquiagem, mas pode ser utilizada como componente em produtos para que a pele fique hidratada. 
  1. É indicado fazer suco de babosa

    Muitas pessoas acreditam que fazer suco de babosa é bom para saúde. De fato, ele pode ser benéfico, mas não é recomendado, pois a planta possui, na casca, a aloína, um componente tóxico. Se entrar em contato com o gel, ela pode causar malefícios para a pessoa que ingerir. 

Troque a babosa no rosto por produtos da Creamy

Se você está procurando produtos de skincare acessíveis com máxima eficácia, é com a Creamy! Possuímos itens que promovem desde a hidratação da sua pele até a redução de manchas e linhas de expressão. 

Além disso, nossos produtos são vegan-friendly e cruelty-free, porque, para nós, é importante cuidarmos do planeta da mesma forma que cuidamos da sua pele. Confira nosso catálogo e aproveite todas as nossas opções com fórmulas inteligentes para que a sua pele receba o tratamento que ela merece e com efeitos cientificamente comprovados.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento