Alergia no rosto: quais sinais procurar e o que fazer?

Alergia no rosto: quais sinais procurar e o que fazer?

30/08/2021 nenhum comentário CIÊNCIA
Tempo de leitura: 4 minutos

Coceira, vermelhidão, bolinhas… Quando esses sintomas aparecem, automaticamente consideramos uma alergia no rosto, mas será que esse é realmente sempre o caso? É importante nos atentarmos aos sinais que o nosso corpo manda para entendermos que tipo de ação devemos tomar.

Se você tiver qualquer suspeita de que sua pele está tendo uma reação alérgica, procure um médico especialista com urgência. Mesmo se não for o caso, os sintomas podem ser sinal de outro problema cutâneo que precisa de tratamento, por isso a visita a um profissional é fundamental.

Esse cuidado é importante, porque alguns tipos de lesões podem gerar infecções e outras consequências para a sua pele e a sua saúde no geral. Portanto, começar o tratamento adequado quanto antes é uma das maneiras de prevenir algo mais grave.

O que é a alergia?

Antes de entender por que aparecem alergias no rosto, é importante saber o que realmente são alergias. Assim, também fica mais fácil compreender a importância de um diagnóstico profissional, de forma a manter a sua melhor saúde e assegurar um tratamento seguro e eficiente.

Quando entra em contato com o nosso corpo, qualquer substância pode gerar uma reação alérgica. “Essa é uma reação exagerada do nosso sistema imunológico a um elemento que ele considera estranho e que, por isso, deve ser eliminado do nosso corpo”, explica Dr. Luiz Romancini, médico especialista em dermatologia.

Alguns alérgenos, como são chamadas essas substâncias, são mais comuns que outros. Ácaros, pólen, pelos, medicamentos, alimentos, etc., quase tudo pode se tornar um alérgeno, dependendo do organismo da pessoa. Por isso, também existem “níveis” de alergia, com sintomas mais leves ou mais graves.

Sintomas de alergia no rosto

Quando há suspeita de alergia no rosto, é muito comum tirarmos essa conclusão a partir de dois sintomas principais: coceira e vermelhidão. Algumas vezes, ter o rosto empolado” por pequenas bolinhas também pode servir de dica, assim como algum tipo de descamação.

“É importante notar que podem ser sintomas de outras doenças, como a rosácea e a própria acne”, alerta Dr. Luiz. Por isso, é tão essencial a consulta de um médico especialista para investigar o caso e indicar corretamente o que está acontecendo e como tratar.

alergia no rosto

Então, se você tem uma suspeita de alergia no rosto que parece espinha, pode ser realmente uma reação acneica. Assim como a vermelhidão pode ser sinal de rosácea, que é controlada com medicamentos, a descamação, de pele seca, que pode ser tratada com hidratantes que recompõe a barreira cutânea, como o Creamy Calming Cream.

Sinais que podem indicar alergia

Da mesma forma que esses sintomas podem estar ligados a doenças diversas, vale dizer que a alergia na pele do rosto pode se configurar, sim, em casos de:

  • coceira no rosto;
  • manchas avermelhadas;
  • caroços brancos e vermelhos na pele;
  • hipersensibilidade cutânea;
  • descamação.

Aparecendo esses sintomas, não faça o autodiagnóstico. Mesmo sendo realmente uma alergia no rosto, não é possível identificar a causa sem fazer os testes apropriados, por isso, apenas um profissional pode ajudar você a solucionar o problema.

Tipos de alergia na pele do rosto

Assim como existem diferentes alérgenos possíveis, há diferentes tipos de alergia no rosto. Entendê-las é muito importante para explicar o que está acontecendo para o seu médico, facilitando o diagnóstico.

Dermatite atópica

O tipo de alergia na pele mais comum, a dermatite atópica é uma doença crônica sem cura. Normalmente, ela tem origem genética, de forma mais recorrente que outras condições como a rinite e a asma. 

“Alguns fatores como poeira, fungos, umidade do ar baixa e suor podem desencadear a reação cutânea”, acrescenta Dr. Luiz. “Normalmente acomete crianças, mas adultos também podem sofrer com a doença.”

Dermatite de contato

Como o nome sugere, a dermatite de contato acontece quando o alérgeno entra em contato com a pele da pessoa. Pode ser causada por uma série de substâncias e ocasionar os mesmos sintomas que vimos acima. Esse tipo de alergia pode ser verificada por meio do teste de contato (ou Patch Test).

Urticária colinérgica

“Muito conhecida como alergia ao suor, a urticária colinérgica acontece quando a temperatura do nosso corpo sobe e a pele tem uma reação”, comenta Dr. Luiz. No caso dessas pessoas, não existe só a presença da caricata vermelhidão: até mesmo pequenas lesões podem aparecer no rosto por conta da reação.

Cuide-se com a Creamy!

Os produtos da Creamy são testados para oferecer o menor risco possível de você desenvolver alergia no rosto. Descubra os melhores cuidados no nosso site e crie já a sua rotina de skincare! Assim, você ajuda a sua pele a estar sempre na sua melhor forma, além de cuidar da saúde cutânea.

(Visited 208 times, 3 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2021. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#