Ácido tranexâmico: para que serve e quais são os benefícios?

Ácido tranexâmico: para que serve e quais são os benefícios?

atualizado em publicado em 11 de julho de 2023 44 comentários CIÊNCIA
Tempo de leitura: 5 minutos

Normalmente causadas por raios solares, acne e melasma, as manchas na pele do rosto podem incomodar e afetar a autoestima. Para reduzir essas pigmentações, o verdinho da Creamy é um grande aliado, mas você sabe para que serve o ácido tranexâmico?

Esse ácido para o rosto ajuda a clarear e prevenir manchas, uniformizando o tom da pele. Ele ainda combina quatro ativos potentes que aumentam a absorção dos ingredientes presentes em outros produtos da rotina e deixam a pele mais luminosa. Saiba mais sobre os benefícios dessa solução clareadora e a inclua na rotina de skincare!

O que é ácido tranexâmico e para que ele serve?

O ácido tranexâmico não é um componente exclusivo para tratamento da pele, pois também é utilizado há muitos anos na medicina, de forma oral, tópica ou injetável. Porém, nos cuidados com a pele, ele é eficaz para clarear manchas de sol e hiperpigmentações pós-inflamatórias.

O ativo funciona como inibidor da conversão do plasminogênio em plasmina, substância que estimula fatores inflamatórios que desencadeiam o aumento da produção de melanina quando a nossa pele é exposta a uma agressão interna (como a acne) ou externa (raios solares). 

Ele também reduz a atividade da enzima tirosinase, responsável pela síntese da melanina, ajudando a clarear e prevenir manchas excessivas e persistentes, como o melasma.

O ácido foi testado pela primeira vez em 1979, no Japão, e passou por uma série de estudos científicos que comprovaram resultados satisfatórios desde então. Atualmente, ele compõe diversas formulações de produtos e é muito recomendado nos cuidados com a pele.

Benefícios do ácido tranexâmico

Agora que você já sabe para que serve o ácido tranexâmico, chegou a hora de conhecer outros benefícios além dos já apresentados. Essa solução clareadora pode surpreender ainda mais. Confira!

Uso diurno e noturno

O produto da Creamy pode ser utilizado em todos os tipos e tons de pele, já que a fórmula possui pH otimizado, para minimizar o risco de irritação. Outra vantagem interessante é que esse ácido para a pele tem uso diurno e noturno. 

Contudo, é importante aplicar o protetor solar diariamente, independentemente de você usar o ácido à noite ou de dia. Esse processo ajuda a preservar a pele e contribui para a eficácia do tratamento.

Absorve rapidamente 

Devido à formulação leve e à textura líquida, a pele absorve rapidamente esse clareador, o que permite a aplicação de outros produtos em seguida. Assim, ele pode ser associado a outros Creamys para potencializar os resultados.

Porém, é essencial realizar as primeiras aplicações durante à noite em dias alternados. Conforme a pele se adapta e apresenta tolerância, você pode aumentar a frequência.

Eficácia comprovada

Se o produto for utilizado conforme as recomendações, é possível obter bons resultados em pouco tempo. Segundo pesquisa realizada, após 30 dias de uso, 90% das pessoas que aplicaram o verdinho notaram efeito clareador de manchas. Outras 89% consideraram que o produto melhorou o aspecto da pele. 

Fórmula inteligente que combina ativos poderosos

Entender para que serve o ácido tranexâmico e quais são os benefícios é importante, mas você sabe o que torna esse produto da Creamy tão inovador? Ele é composto por quatro ativos que reforçam os efeitos clareadores na pele:

  • ácido tranexâmico: como informamos, essa substância possui potente função clareadora, que ajuda a prevenir e tratar manchas decorrentes de sol, idade, acne, alterações hormonais, entre outros;
  • ácido glicólico: esse componente acelera a renovação celular e potencializa a absorção de outros ativos na pele. Dessa forma, ele melhora a textura, deixando-a mais bonita e viçosa;
  • niacinamida: tem importante função hidratante, mas também atua como clareador de manchas. Também é um ótimo antioxidante, responsável por combater os radicais livres, o que deixa a pele luminosa e mais uniforme;
  • alfa-arbutin: assim como os demais componentes, o alfa-arbutin é um clareador eficiente contra manchas. Ele provém da hidroquinona e é amplamente utilizado para tratar melasma e outros tipos de pigmentação.
Ácido tranexâmico da Creamy fora da embalagem.

Como usar o verdinho da Creamy?

Aplicar o ácido tranexâmico na pele é muito simples, pois não exige muitas preparações. Pela manhã, lave o rosto com sabonete específico e espere secar totalmente. Depois, aplique de cinco a dez gotas e espalhe suavemente.

Em seguida, não se esqueça de aplicar o filtro solar para proteger a pele dos raios UV (ultravioleta). À noite, faça o mesmo processo de limpeza antes de utilizar o produto e, posteriormente, aplique o creme de tratamento noturno.

Dica extra: use o ácido tranexâmico com outros Creamys

As vantagens do ácido tranexâmico não param por aí, já que você ainda pode usá-lo com outros ativos. A vitamina C da Creamy, por exemplo, é um ótimo antioxidante que, além de combater os radicais livres, aumenta a absorção de outras substâncias. 

Então, após usá-lo durante o dia, aplique a vitamina C para aproveitar todos os benefícios. À noite, você pode associar o tranexâmico com o rosinha (mandélico) ou amarelinho (lático), para trazer resultados incríveis para sua pele.

Vale lembrar que a combinação de dois ou mais ácidos na mesma rotina pode predispor o ressecamento da sua pele. Capriche na hidratação: aplique um hidratante de sua preferência no último passo da rotina quando associar o ácido tranexâmico com outro ácido da Creamy. 

Ácido Tranexâmico Creamy: é importante saber 

Indicado para todos que precisam de uma ação clareadora e/ou prevenção de manchas, o ácido tranexâmico da Creamy pode ser utilizado em qualquer época do ano, no rosto, nas mãos, antebraços, pescoço, colo e axilas. Se usado em alguma área do corpo, recomenda-se que seja exclusivamente à noite.

O frasco tem 90ml e rende de 2 a 3 meses, dependendo da frequência de uso e área aplicada. O melhor custo-benefício para quem quer resultados surpreendentes. Mais uma fórmula inteligente da Creamy para revolucionar a sua rotina de skincare.

Lembre-se: o acompanhamento clínico é essencial para garantir o resultado esperado de qualquer tratamento.

Com a Creamy, você monta a rotina de skincare ideal 

Agora que você já sabe para que serve o ácido tranexâmico, não deixe de apostar neste clareador fantástico. Você ainda pode optar por outros produtos da Creamy para criar o skincare ideal para o seu tipo de pele. Confira as opções e aproveite!

REFERÊNCIAS 

Therapeutic Effects of Topical Tranexamic Acid in Comparison with Hydroquinone in Treatment of Women with Melasma, 2017

A utilização do ácido tranexâmico no tratamento de melasma, 2017

Ácido Tranexâmico Creamy.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

44 Comentários

Avatar for Rosângela Griebeler
Rosângela Griebeler 15/03/2021

Ele ajuda na questão da rosácea?
Apesar desse problema não ser uma mancha, mas sim uma inflamação…
Ele pode ajudar a clarear a pele?
Caso a resposta seja negativa, qual Creamy é o mais eficiente para essa questão…?
Muito obrigada e sucesso!

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 15/03/2021

Oi, Rosângela, tudo bem?
Por enquanto não temos nenhum produto voltado para o tratamento da rosácea.
O Creamy Verdinho é eficaz contra manchas solares, do melasma e de acne.

Conte sempre com a gente, tá? 💚

Avatar for Valdirene Malta Dias.
Valdirene Malta Dias. 15/03/2021

Creamy não me diga que mudaram a embalagem dos produtos maravilhosos de vocês, eu amo a embalagem dos meus ácidos, vi que no lançamento do ácido tranexâmico a embalagem esta diferente.

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 15/03/2021

Oi, Valdirene, tudo bom?
Como a textura do Tranexâmico é aquosa, não conseguimos manter o pump usado nas outras embalagens. Mas, o verdinho tem seu charme também, né?
Ficamos à disposição!

Avatar for Tati
Tati 15/03/2021

Não mudem a embalagem poe favor!!!!!!!

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 16/03/2021

Oi, Tati!
A embalagem do verdinho é diferente porque o produto é mais líquido.
Não ia dar certo na outra, sabe?
Conte com a gente. 💚

Avatar for Vimara Freire
Vimara Freire 17/03/2021

Tenho melasma a muitos anos posso usar o verdinho e Rosa ? E como usar? os dois na mesma noite ?e clareando vou ter sempre que esta usando como paliativo prara as manchas nao voltar?

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 19/03/2021

Oi, Vimara!
Você pode usar o verdinho junto com o rosinha. Inclusive, essa é a duplinha mais recomendada para o tratamento do melasma. 💚💖
É possível incluí-los na sua rotina de skincare noturna. Por ser a solução mais líquida, o verdinho vem sempre antes do rosinha, tá?
O passo a passo é bem simples: deixe a sua pele bem limpinha e sequinha. Depois, aplique o Creamy tranexâmico (verdinho) com as mãos por toda a cútis – 3 gotinhas serão suficientes. Espere alguns minutinhos para a sua pele absorver o produto, e aplique o hidratante facial de sua preferência. Por último, passe o ácido Mandélico (rosinha).
O hidratante facial é opcional. Caso sua pele esteja hidratada, você pode pular essa etapa, pois o rosinha já vai te ajudar muito nessa parte também.
O verdinho, além de clarear as manchas existentes, também previne novas hiperpigmentações. Por isso, recomendamos que ele seja sempre seu parceiro, mesmo depois de uniformizar o tom da sua pele.
Ficamos à disposição!

Avatar for Mariana Brandão
Mariana Brandão 16/03/2021

Tanto o verdinho quanto o rosinha funcionam na redução de manchas? Qual o diferencial em cada um deles (estou confusa sobre qual escolher)

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 17/03/2021

Oi, Mariana!

Essa duplinha é super eficaz na redução de manchas. A principal diferença é que o Creamy Mandélico (rosinha) é um ácido concentrado a 7%, que realiza esfoliação química, controlando a oleosidade e combatendo a acne. Sua fórmula conta com alfa-arbutin, um dos melhores clareadores da atualidade, para auxiliar no clareamento de manchas causadas pela acne e pelo sol.
Já o Creamy Tranexâmico (verdinho) é uma solução clareadora potente, que não tem o objetivo de combater acne ou oleosidade, apenas clarear. Sua composição conta com ácido tranexâmico, ácido glicólico, niacinamida e alfa-arbutin, e é recomendada para o clareamento de manchas causadas pelo sol, acne ou melasma. Também é um produto que ajuda a prevenir as manchinhas e evitar o efeito rebote do melasma.
Vale lembrar que os dois Creamys podem ser usados juntos no tratamento das manchas. Os resultados são ainda melhores!

Conte com a gente!

Avatar for Ivone
Ivone 17/03/2021

Já adquiri o meu. Aguardando chegar. Estou anciosa 😍

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 18/03/2021

Arrasou, Ivone! Depois conta pra gente o que achou. 💚

Avatar for Isabela
Isabela 17/03/2021

Oie! Tudo bem? Uma dúvida: tô morrendo de vontade de experimentar o verdinho, mais por conta de uns cravinhos que tenho na testa e acho que seria legal testar o glicólico mais aquoso, mas tenho dermatite atópica, ou seja, pele bem chatinha. Não é recomendado o uso nesse caso, ou posso tentar e se não der certo repasso pra alguém cuja pele aguenta melhor os ácidos da fórmula? Obrigada desde já!

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 17/03/2021

Oi, Isabela! Por aqui tudo certo, e aí?
Devido à sua dermatite, recomendamos conversar com um dermatologista antes de começar o uso dos Creamys.
O Creamy verdinho é aquoso, já o Glicólico tem textura em creme. O azulzinho é o produto mais concentrado que temos, e o uso em peles sensibilizadas pode causar irritações. Por isso, é muito importante saber a opinião médica e quais são os produtos mais adequados para a sua pele. 🥰

Avatar for Mari
Mari 17/03/2021

Oiii! Quais as concentrações dos ácidos nesse novo produto? 😉😉

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 17/03/2021

Oi, Mari!
A composição do verdinho conta com: 3% ácido tranexâmico, 3% ácido glicólico, 2% niacinamida e 1% alfa-arbutin.
É importante explicar que a eficácia de uma formulação Creamy não está baseada apenas nas concentrações dos ativos, mas também na interação e sinergia entre os ingredientes e na ordem do processo de fabricação. 💚

Avatar for SHIRLEI BISPO DOS SANTOS
SHIRLEI BISPO DOS SANTOS 17/03/2021

Olá, pretendo comprar o verdinho e o azulzinho, em que ordem eu devo usar os dois e o hidratante entra quando?
Obrigada

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 18/03/2021

Oi, Shirlei, tudo bem?
Você pode inserir os dois Creamys na sua rotina de skincare noturna. Por ser a solução mais líquida, o verdinho vem sempre antes do creme de tratamento azulzinho, tá?
O passo a passo é o seguinte: antes de tudo, deixe a sua pele bem limpinha e sequinha. Depois, aplique o Creamy tranexâmico com as mãos por toda a cútis (3 gotinhas serão suficientes). Espere alguns minutinhos para a sua pele absorver o produto, e aplique o hidratante facial de sua preferência. Por último, passe o ácido Glicólico.
Qualquer dúvida, é só chamar aqui! 🙌

Avatar for ana paula dos santos
ana paula dos santos 18/03/2021

Eu sofro com melasma há mtos anos. Confesso que dei uma “desistida” de tratamentos de peeling e pomadas clareadoras, pq sempre sofria com efeito rebote. Decidi aceitar que terei que conviver com ele. Usava até então, hidratação e proteção solar, pq não abro mão da minha rotina de skincare.
Venho usando Vitamina C regularmente há pouco tempo.Cerca de 4 meses, diarimanete.
Protetor solar fator acima de 50, sempre usei inclusive dentro de casa.
Mas, estou animada para experimentar o Verdinho. Estou esperando ele chegar na minha casa.
Há 3 semanas venho utilizando o mandelico e vit C da creamy. Já virei fã da marca. Embalagem ótima, Sou uma consumidora satisfeita. Com certeza, continuarei usando por mto tempo. Vocês entregam produto de qualidade com preço que cabe no nosso bolso, principalmente, nessa época tão difícil que estamos passando.

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 19/03/2021

Oi, Ana Paula!
Seu comentário deixou toda a nossa equipe com um sorrisão no rosto!
Ficamos muito felizes por atender às suas expectativas. Temos certeza que o verdinho vai trazer resultados incríveis para a sua pele.
A fórmula foi pensada para ir além do clareamento das manchas, já que também ajuda a prevenir novas hiperpigmentações e o efeito rebote do melasma.
Aguardamos o seu feedback sobre o caçulinha da família Creamy. 💚

Avatar for Ana Luiza
Ana Luiza 22/03/2021

Olá, posso usar o verdinho ou o rosa para clarear as manchas das costas ? Ou só no rosto mesmo ?

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 22/03/2021

Oi, Ana Luíza!
Se o seu objetivo é apenas clarear manchas, o mais recomendado seria o Creamy Tranexâmico! O Mandélico também clareia, por conta da presença do alfa-arbutin, mas seu principal foco é conter a acne e oleosidade, ao mesmo tempo que clareia as manchas.
É importante reforçar que o Creamy Tranexâmico é eficaz contra manchas causadas pelo sol, acne e melasma. Caso as suas costas tenham outros tipos de manchas, é importante conversar com um profissional primeiro, que vai fazer o diagnóstico e indicar os melhores tratamentos. 😘

Avatar for Cristina
Cristina 20/03/2021

Olá! Vi que o verdinho pode ajudar no clareamento também das axilas, sofro com isso 🤦🏻‍♀️. Tenho uma dúvida, ele pode fazer efeito mesmo fazendo depilação com lâmina?
Desde já agradeço, tô apaixonada pelos produtos da creamy! 💙🧡

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 22/03/2021

Oi, Cristina!
Mais importante do que clarear manchas na pele, é essencial que a prevenção seja constante! Por isso, se as suas axilas ficam mais escuras por causa da depilação com lâmina, seria interessante considerar outras alternativas.
Como o Creamy Tranexâmico é um complexo clareador que contém ácidos, não é recomendado que passe sobre a pele sensibilizada, ou seja, nada de aplicar após a depilação! A pele precisa estar completamente cicatrizada, sem os microcortes da lâmina, para aproveitar todo o potencial do produto sem dores de cabeça.

Avatar for Sarah
Sarah 21/03/2021

Olá!!
Eu trabalho a noite e durmo de dia. Queria saber qual a melhor forma de encaixar o verdinho e o rosinha na minha rotina, por favor.
Minha intenção é clarear manchas.

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 22/03/2021

Oi, Sarah, tudo bem?
Para incluir os Creamys com sucesso em sua rotina, são necessários apenas alguns cuidados essenciais: não se expor ao sol e não molhar o rosto depois de aplicar os produtos.
Portanto, a princípio, não haveria problema em usá-los antes de trabalhar à noite. Durante o dia, desde que você durma em um quarto escuro, onde não corra o risco de acordar com o sol no rosto, também não há contraindicações.
Confira a ordem correta para usar o verdinho com o rosinha: Lave e seque completamente o rosto; passe o Creamy Tranexâmico e espere secar; por último aplique o Creamy Mandélico. Se sentir necessidade, pode usar um hidratante antes ou depois de passar o rosinha.

Avatar for Ana Maria
Ana Maria 02/04/2021

Olá, tenho melasma a mais de 20 anos e após tantos tratamentos hoje tenho em quase todo o rosto, isso me deixa muito chateada as vezes mas, nunca me dou por vencida pq sei que tratamento do melasma é pra vida toda. Como escovar os dentes sabe, tem dias piores e dias que ficam mais claras, são vários fatores que levam a isso, já tentei tudo o que o mercado oferece e agora comprei os três produtos de vcs, vitamina c, o novo caçulinha e o ácido lático, recebi super rápido e já comecei a tratar, estou intercalando os ácidos a noite e depois faço minha rotina de hidratante normal.
A princípio senti que estava piorando mesmo com todos os cuidados com o protetor, mas vou manter-me firme, quanto tempo nesses produtos começo a ver resultados?
Não tive reação pq minha pele já está mais que adaptada com ácidos, só o glicólico que utilizo a cada dois dias pq sensibiliza muito minha pele.
Estou otimista com essa nova linha e ainda bem que vcs criaram produtos compatíveis com a nossa realidade.
Ana maria

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 06/04/2021

Oi, Ana Maria, tudo bem? Agradecemos a confiança!
Os resultados variam de acordo com cada pessoa, por isso não conseguimos prever um tempo determinado para os efeitos dos produtos. A pele pode levar no mínimo 6 semanas para se renovar por completo, após esse período os resultados dos Creamys (e de qualquer outro dermocosmético) ficam mais visíveis.
No caso do melasma, é importantíssimo contar com um acompanhamento médico, pois além de ser uma condição sem cura, há períodos do ano que pode ficar mais ou menos intenso.
Que tal fazer um acompanhamento semanal por fotos? Assim fica mais fácil observar as mudanças na sua pele.

Avatar for ALDENORA MIRANDA DE ALMEIDA
ALDENORA MIRANDA DE ALMEIDA 26/04/2021

Como faço para comprar o produto para melasma?

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 26/04/2021

Oi, Aldenora!
Para garantir o Ácido Tranexâmico basta acessar este link, clicar em “comprar”, inserir os seus dados e concluir a compra online. 💚

Avatar for Isabella
Isabella 27/04/2021

Olá, eu gostaria de saber se o Verdinho também serve como um anti-idade devido a presença do acido glicolico (eu uso o azul como anti-idade, mas minha mãe tem um pouco de melasma e tem mais de 50 anos, então queria saber se esse novo produto junta os dois: clareador e anti-idade).

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 29/04/2021

Oi, Isabella!
O Creamy Tranexâmico é um complexo clareador. A funcionalidade do ácido glicólico, neste caso, é realizar uma esfoliação química superficial leve, apenas para facilitar a absorção dos outros componentes da fórmula. Por conta disso, não funciona como um produto anti-idade.
Já o Creamy de Ácido Glicólico possui ação rejuvenescedora, além de estimular a produção de colágeno nas camadas mais profundas da pele. Sua mãe pode usá-lo junto com o Tranexâmico, na rotina noturna. A ordem é 💚 e depois 💙.

Avatar for Márcia
Márcia 24/06/2021

Faço uso do acido tranexâmico a anos, indicado pelo meu ginecologista como anti hemorrágico, agora creme para o rosto!! Pra mim é novidade, pois para hemorragias é excelente, não fico sem, todos os meses preciso, senão sofro com a menstruação excessiva que sempre tive, causando até anemia.

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 28/06/2021

Oi, Márcia!
O ácido tranexâmico possui dupla ação, sendo famoso no controle e prevenção de hemorragias, além do clareamento e prevenção de manchas. 💚

Avatar for Jaqueline
Jaqueline 16/07/2021

Posso passar de noite sem protetor solar

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 21/07/2021

Oi, Jaqueline! Não é preciso passar protetor solar à noite. No entanto, de dia o uso é obrigatório para manter a pele saudável e bonita – especialmente se você utiliza ácidos na sua rotina de skincare. 😍

Avatar for Leticia
Leticia 19/07/2021

Olá, pode usar o verdinho na área dos olhos para tratar as olheiras?

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 21/07/2021

Oi, Leticia! 💚
O verdinho não é eficaz para tratar olheiras, logo não deve ser aplicado nas pálpebras, canto dos olhos, do nariz ou da boca. 😘

Avatar for Bruna Caroline
Bruna Caroline 17/03/2022

oiii, tudo bem? comprei o creamy verdinho para manchas de acne no rosto mas gostaria de saber também se é possivel aplicar um pouquinho na parte do bumbum? tenho manchas de foliculite faz bastante tempo que me incomodam bastante até para usar biquini, seria viavel? se sim, há algo que tenho que tomar cuidado? bjss

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 23/03/2022

Oi, Bruna!
Você pode aplicar o verdinho nesta região, sim! O principal cuidado é não tomar sol quando estiver com o produto na pele, a não ser que utilize protetor solar. 😘

Avatar for Vanessa
Vanessa 12/04/2022

Comprei o rosa e o verdinho, pois tô com muitas marcas de espinhas (que resolveram aparecer do nada e não vão embora).
Posso lavar, e passar um tônico com glycolic antes de passar o verdinho e o rosinha? Se não puder com o glycolic posso passar qualquer outro tônico antes?

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 11/05/2022

Oi, Vanessa! 🥰
O verdinho pode ser usado como tônico, não é necessário passar outra solução aquosa antes dele. Vale lembrar que ele pode ser aplicado de dia e à noite, enquanto o rosinha é de uso noturno, apenas. 😘

Avatar for Fernanda
Fernanda 25/01/2023

Boa noite. Tudo bem? Posso combinar o ácido tranexâmico da creamy com retinol? Obrigada!

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 01/02/2023

Oi, Fernanda! 😍
Vai depender da tolerância da sua pele para o uso de ácidos, mas de modo geral os dois podem sim ser utilizados juntos. Lembrando que o Retinol da Creamy é de uso noturno, enquanto o tranexâmico pode ser aplicado de manhã e à noite. Ficamos à disposição!

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento