Descubra quais são os benefícios do ácido glicólico na pele

Descubra quais são os benefícios do ácido glicólico na pele

29/07/2021 nenhum comentário ATIVOS
Tempo de leitura: 4 minutos

Quer melhorar o visual da sua pele? Saiba que os AHAs (alfa-hidroxiácidos) são ótimas alternativas para isso. Entre os benefícios do ácido glicólico, por exemplo, podemos destacar a melhora na textura da pele, o clareamento de manchas causadas pelo sol e muito mais.  

Esse ativo é obtido a partir da cana-de-açúcar e outros vegetais doces, e tem a função de fazer uma esfoliação química na pele. Se interessou pelo assunto e quer descobrir quais os benefícios do ácido glicólico? Confira as informações que separamos e incremente sua rotina de skincare!

Qual a origem do ácido glicólico?

O ativo foi descoberto nos anos 70 pelo dermatologista americano Eugene Van Scott durante uma pesquisa de medicamentos para ictiose, uma doença de pele que provoca ressecamento extremo. 

O pesquisador logo notou os benefícios que o ácido glicólico proporciona à pele de pacientes com a patologia, então resolveu se aprofundar no estudo de suas propriedades.

Com o passar dos anos e o avanço nas pesquisas, o ácido glicólico foi se mostrando seguro e efetivo em todas as cores de pele, da mais clara até a negra. Sua concentração foi estudada tanto para peelings (que variam de 30 a 70%) quanto para cosméticos (que variam de 1 a 10%).

Qual é a função do ácido glicólico na pele?

Dentre os AHAs, o ácido glicólico é o que possui a menor molécula. Sendo solúvel em água, penetra mais facilmente e rapidamente na pele que as opções com moléculas maiores, rompendo as proteínas que mantêm as células unidas, produzindo efeito esfoliativo.

Ele reduz a produção de melanina pela inibição de uma enzima chamada tirosinase, sendo interessante o uso no clareamento de manchas escuras da pele. Sua ação repercute nas camadas mais profundas da derme, estimulando os fibroblastos a produzirem mais colágeno, elastina e glicosaminoglicanas, que são responsáveis em conferir elasticidade e firmeza à pele.

O resultado disso é uma epiderme até 25% mais fina, o que reduz muito a aparência de rugas finas e cicatrizes de acne e uma pele até 25% mais firme, sendo um aliado na flacidez.

benefícios do ácido glicólico

Além disso, ele deixa o rosto mais uniforme, clareando pontos escuros e uniformizando o tom da pele. Sua atividade seborreguladora e esfoliativa também diminui a propensão a desenvolver acne e poros dilatados. Para resumir, estas são algumas das propriedades do ácido glicólico:

  • Clareador de manchas castanhas;
  • Uniformizador do tom, textura e relevo da pele;
  • Esfoliante químico;
  • Seborregulador.

Entre os benefícios do ácido glicólico para a pele ainda destacamos sua função na redução da aparência de rugas e cicatrizes, combatendo o envelhecimento precoce. Ele também ajuda na firmeza da pele. 

Há alguma contraindicação?

De acordo com Luiz Romancini, nosso médico pós-graduado em dermatologia, pessoas com pele sensível a altas concentrações de ácido devem evitar o uso dos AHAs. A aplicação também deve ser evitada em peles com condições que requerem tratamentos específicos, como dermatite atópica e rosácea. 

“Pessoas em tratamento com isotretinoína oral também devem evitar o uso de AHAs. Nessas condições, o médico deverá ser consultado antes da aplicação de qualquer produto”, explica Romancini.

Quanto a grávidas e lactantes, o especialista diz o seguinte: “Não há nenhuma contraindicação formal ao uso de AHAs por gestantes, porém, a palavra final é sempre do médico que acompanha o usuário”.

Como a Creamy usa o ácido glicólico?

Quanto maior a concentração do ácido, maior será seu efeito positivo na pele. A boa notícia é que a Creamy tem o ácido glicólico (o azulzinho) com a maior concentração disponível em cosméticos: 10%. Além de ativos que ajudam a diminuir a irritação causada pela descamação. 

Qual o benefício do ácido glicólico da Creamy? Entre os principais pontos de destaque do nosso azulzinho estão a uniformização da pele, o estímulo da produção de colágeno e a redução da aparência dos poros. Outro ponto positivo é que ele é um poderoso hidratante. 

Como inserir o ácido glicólico no skincare?

“Todo AHA deve ser inserido na rotina paulatinamente, respeitando a sensibilidade individual de cada pele. Aplicar o ácido sobre a pele completamente seca e hidratada, iniciar o uso em noites alternadas são maneiras de sentir a sensibilidade e aceitação do produto na pele”, conclui o especialista. 

No início da aplicação podem aparecer reações transitórias de leve ardência e vermelhidão, que costumam desaparecer com o uso contínuo do produto. É aconselhável que, antes de aumentar a frequência de uso, você aguarde até que a pele não apresente mais nenhum desses efeitos irritativos. 

Depois que sua pele estiver completamente habituada, você pode começar a contar com os benefícios do ácido glicólico por meio da aplicação diária. Para garantir que sua pele permaneça muito bonita e bem-cuidada, não se esqueça de manter uma rotina de skincare que passe pelas etapas de limpeza, hidratação e proteção.

Adicione o #MomentoCreamy à sua rotina!

Depois de descobrir os principais benefícios do ácido glicólico, que tal adicionar esse produto à sua rotina de skincare? Com os AHAs da Creamy, você cuida da sua pele de forma muito prática e segura, graças às nossas fórmulas inteligentes. Aproveite os valores acessíveis para incrementar seus cuidados com a pele!

REFERÊNCIA

Cosmetic and dermatologic use of alpha hydroxy acids; Philipp Babilas, Ulrich Knie, Christoph Abels; Journal of the German Society of Dermatology 2012; 10:488–491

Artigo original por Jess Carvalho

(Visited 1.008 times, 1 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2021. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#