Benefícios do ácido glicólico: tenha uma rotina de skincare completa

Benefícios do ácido glicólico: tenha uma rotina de skincare completa

atualizado em publicado em 30 de agosto de 2022 nenhum comentário ATIVOS
Tempo de leitura: 4 minutos

Quer melhorar o visual da sua pele? Sabia que os AHAs (alfa-hidroxiácidos) são ótimas alternativas para isso? Entre os benefícios do ácido glicólico, por exemplo, podemos destacar a melhora na textura da pele, o clareamento de manchas causadas pelo sol, o estímulo de colágeno e muito mais.  

Esse ativo é obtido a partir da cana-de-açúcar e outros vegetais doces, com a função de fazer uma esfoliação química na pele. Interessou-se pelo assunto e quer descobrir qual é o benefício do ácido glicólico? Confira as informações que separamos e incremente sua rotina de skincare!

Qual é a origem do ácido glicólico?

O ativo foi descoberto pelo dermatologista americano Eugene Van Scott, nos anos 1970, durante uma pesquisa de medicamentos para ictiose, uma doença de pele que provoca ressecamento extremo. 

O pesquisador logo notou os benefícios do ácido glicólico para a pele de pacientes com a patologia, então resolveu se aprofundar no estudo das propriedades dele.

Com o passar dos anos e o avanço nas pesquisas, o ácido glicólico se mostrou seguro e efetivo em todas as cores de pele, da mais clara até a negra. A concentração foi estudada tanto para peelings (que variam de 30 a 70%) quanto para cosméticos (que variam de 1 a 10%).

Qual é a função do ácido glicólico na pele?

Dentre os AHAs, o ácido glicólico para pele tem a menor molécula. Solúvel em água, ele penetra mais fácil e rapidamente na pele que as opções com moléculas maiores, rompendo as proteínas que mantêm as células unidas, produzindo efeito esfoliativo.

Ele reduz a produção de melanina pela inibição de uma enzima chamada tirosinase, sendo interessante no clareamento de manchas escuras da pele. A ação dele repercute nas camadas mais profundas da derme, estimulando os fibroblastos a produzirem mais colágeno, elastina e glicosaminoglicanas, que são responsáveis por conferir elasticidade e firmeza à pele.

O resultado disso é uma epiderme até 25% mais fina, o que reduz muito a aparência de rugas finas e cicatrizes de acne, e uma pele até 25% mais firme, tornando-o um aliado na flacidez.

Além disso, ele deixa o rosto mais uniforme, clareando pontos escuros e uniformizando o tom da pele. A atividade seborreguladora e esfoliativa também diminui a propensão a desenvolver acne e poros dilatados. Para resumir, alguns benefícios do ácido glicólico para a pele são:

  • clareia manchas castanhas;
  • uniformiza tom, textura e relevo da pele;
  • funciona como esfoliante químico;
  • tem ação seborreguladora;
  • combate o envelhecimento precoce, reduzindo rugas e linhas finas;
  • recupera a firmeza e elasticidade da pele.

Há alguma contraindicação?

De acordo com Luiz Romancini, nosso médico pós-graduado em dermatologia, pessoas com pele sensível a altas concentrações de ácido devem evitar o uso dos AHAs. O mesmo vale para peles com condições que requerem tratamentos específicos, como dermatite atópica e rosácea. 

“Pessoas em tratamento com isotretinoína oral também devem evitar o uso de AHAs. Nessas condições, o médico deve ser consultado antes da aplicação de qualquer produto”, explica Romancini.

Quanto a grávidas e lactantes, o especialista diz o seguinte: “não há nenhuma contraindicação formal ao uso de AHAs por gestantes, mas a palavra final é sempre do médico que acompanha o usuário”.

Como a Creamy usa o ácido glicólico?

Quanto maior for a sua concentração, maior serão os benefícios do ácido glicólico na pele. A boa notícia é que a Creamy tem o ácido glicólico (o azulzinho) com a maior concentração disponível em cosméticos (10%), além de ativos que ajudam a reduzir a irritação. 

Qual é o benefício dos produtos com ácido glicólico da Creamy? Entre os principais pontos de destaque do nosso azulzinho estão a uniformização da pele, o estímulo da produção de colágeno e a redução da aparência dos poros. Outro ponto positivo é ser um poderoso hidratante. 

Como inserir o ácido glicólico no skincare?

“Todo AHA deve ser inserido na rotina paulatinamente, respeitando a sensibilidade individual de cada pele. Aplicar o ácido sobre a pele completamente seca e hidratada, iniciando o uso em noites alternadas são maneiras de sentir a sensibilidade e a aceitação do produto na pele”, conclui o especialista. 

No início da aplicação, podem aparecer reações transitórias de leve ardência e vermelhidão, que costumam desaparecer com o uso contínuo do produto. É aconselhável que, antes de aumentar a frequência de uso, você aguarde até que a pele não apresente mais nenhum desses efeitos irritativos. 

Depois que sua pele estiver completamente habituada, você pode começar a contar com os benefícios do ácido glicólico por meio da aplicação diária. Para garantir que sua pele permaneça muito bonita e bem-cuidada, não se esqueça de manter uma rotina de skincare que passe pelas etapas de limpeza, hidratação e proteção.

Adicione o #MomentoCreamy à sua rotina!

Após descobrir os principais benefícios do ácido glicólico, que tal adicionar esse produto na sua rotina de skincare? Com os AHAs da Creamy, você cuida da sua pele de forma muito prática e segura, graças às nossas fórmulas inteligentes. Aproveite os valores acessíveis para incrementar seus cuidados com a pele!

REFERÊNCIA

Cosmetic and dermatologic use of alpha hydroxy acids; Philipp Babilas, Ulrich Knie, Christoph Abels; Journal of the German Society of Dermatology 2012; 10:488–491

Artigo original por Jess Carvalho

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento