Se for uma pessoa observadora, você já deve ter percebido que, em algumas fases da vida, seu rosto estava mais sensibilizado que outras. Isso pode acontecer por diversos fatores que influenciam a nossa pele. Pensando nisso, entenda melhor o que é a pele sensível ao toque.
Queremos que nossa pele esteja sempre radiante e pronta para arrasar, certo? Por isso, o blog da Creamy desenvolveu um conteúdo exclusivo sobre pele sensível e como cuidar adequadamente do seu rosto nessa situação, afinal ele pode ficar sensibilizado.
Você sabe o que é pele sensível ao toque?
A pele é uma barreira protetora do nosso corpo e, quando ela está saudável, age de maneira eficiente, evitando que substâncias nocivas entrem no nosso organismo. Além disso, ela é responsável por reter a umidade necessária para nos manter hidratados.
Por isso, quando nossa barreira natural está enfraquecida, algumas substâncias penetram mais facilmente em nosso organismo, causando irritações e incômodos na pele. Assim, é importante mantê-la saudável com uma rotina de skincare.
Além disso, há duas situações para quem sofre com o rosto sensível ao toque: a pele sensível pode ser uma característica da própria pessoa ou pode estar sensibilizada por fatores externos.
O que causa pele sensível ao toque?
Quando a pele com sensibilidade é uma característica da própria pessoa, o rosto costuma reagir com irritação, vermelhidão, coceira ou ardência quando em contato com alguns cosméticos. Contudo, como é individual, isso pode variar, pois existem variados graus de sensibilidade a diferentes produtos.
Segundo o Dr. Luiz Romancini, pós-graduado em dermatologia, “a pele sensível costuma sofrer mais com grandes variações de temperatura e umidade do ar, apresentando tendência maior a vermelhidão e irritação”.
Já o rosto sensibilizado é apenas uma condição temporária, em que o período de hipersensibilidade pode ocorrer devido a agentes externos. Entre os fatores que podem deixar a pele sensível ao toque, estão: uso de cosméticos, produtos químicos, procedimentos estéticos, queimaduras solares, exposição a baixas temperaturas.
Quais são os cuidados necessários com a pele sensível?
Se você tem uma pele muito sensível, o primeiro passo é “fazer a prova de toque antes de utilizar um novo cosmético: utilizar uma pequena quantia de produto em uma área limitada da pele e aguardar se ocorre alguma reação indesejada ou não.” diz Dr. Luiz.
Além disso, o Dr. Luiz alertou sobre alguns cuidados necessários para quem tem a pele sensível ou está com o rosto sensibilizado. Por isso, fique atento às dicas para sua rotina de beleza a seguir.
- Usar produtos voltados para a pele sensível, hipoalergênicos de preferência;
- Usar limpadores suaves e livres de sulfato, para evitar o ressecamento e não piorar a sensibilidade;
- Usar hidratantes e produtos com propriedades calmantes;
- Usar filtro solar também voltado à pele sensível;
- Evitar exposição direta ao sol;
- Evitar extremos de temperatura quando for lavar o rosto (água muito gelada ou muito quente);
- Não usar esfoliantes químicos ou físicos enquanto a pele estiver com sintomas de coceira, ardência ou vermelhidão.
Lembre-se também de verificar os cosméticos usados: se algum produto provocou uma piora ou uma sensação de ardência da pele, não continue utilizando-o.
Como saber se minha pele é sensível?
Se tiver algum incômodo ou irritação no rosto, você pode ter a pele sensível ou sensibilizada. Por isso, é importante consultar o dermatologista de sua confiança para verificar.
Afinal, somente o especialista pode determinar se sua pele possui características sensíveis ao toque ou se ela está apenas sensibilizada. Assim, entendendo o seu tipo de pele, você pode cuidar melhor dela.
Sua rotina de skincare com a Creamy
Para quem tem a pele sensível ao toque ou sensibilizada, uma das dicas é usar hidratantes com propriedades calmantes. Por isso, a Creamy conta com o produto ideal para ajudar!
O hidratante Calming Cream foi desenvolvido para auxiliar a recomposição do fator natural de hidratação, enquanto acalma a pele sensível ou sensibilizada, minimizando a vermelhidão. Afinal, é importante que nossa barreira natural esteja saudável para evitar que substâncias nocivas entrem no nosso organismo.
Além disso, o hidratante serve para todos os tipos de pele, auxiliando na redução do desconforto, promovendo rápido alívio da irritação presente e ajudando na sensibilidade na pele.
Lembre-se de que, antes de passar o hidratante em seu rosto, é preciso lavá-lo e deixá-lo livre de sujeiras, poluição e outros fatores externos. Assim, com a pele limpa e seca, passe o Calming Cream e, depois, o protetor solar de sua preferência durante o dia.
Conheça um pouco mais sobre o assunto
Gostou de saber um pouco mais sobre a pele sensível ao toque? Então, você não pode deixar de conferir nossos outros conteúdos exclusivos aqui no blog da Creamy. Com nossas dicas, sua rotina de skincare nunca foi tão fácil e prática.
comentários