O que são AHAs? Saiba tudo sobre os alfa-hidroxiácidos

O que são AHAs? Saiba tudo sobre os alfa-hidroxiácidos

atualizado em publicado em 1 de fevereiro de 2020 nenhum comentário CIÊNCIA
Tempo de leitura: 1 minuto

AHAs (alfa-hidroxiácidos) são substâncias químicas encontradas na natureza e amplamente utilizada em cosméticos.

Os AHAs mais comuns são: ácido lático (dos derivados fermentados do leite), ácido cítrico (das frutas cítricas), ácido málico (da maçã), ácido mandélico (das amêndoas amargas), ácido tartárico (das uvas) e o ácido glicólico (da cana de açúcar).

Um dos efeitos dos AHAs na pele é o aumento da capacidade de reter água, melhorando a hidratação e o turgor.

Os alfa-hidroxiácidos também induzem a descamação e criam um “efeito peeling”, pois atuam em certas proteínas que mantêm as células juntas. Por isso são indicados para a pele com acne.

Além desse efeito ótimo na superfície, os AHAs atuam na profundeza da pele: na derme. É lá que é produzido e armazenado o colágeno e outras proteínas de sustentação, como elastina e glicosaminoglicanas. Os fibroblastos, que são as células responsáveis pela produção dessas proteínas, são estimulados pelos alfa-hidroxiácidos.

É importante pontuar que quanto maior a concentração de ácido e menor o pH da fórmula, maior será o potencial de penetração do ácido nas camadas mais profundas da pele.

REFERÊNCIA

Cosmetic and dermatologic use of alpha hydroxy acids; Philipp Babilas, Ulrich Knie, Christoph Abels; Journal of the German Society of Dermatology 2012; 10:488–491

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Jess Carvalho

Jess Carvalho

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento