Ácidos para pele oleosa: como escolher o melhor?

Ácidos para pele oleosa: como escolher o melhor?

19/08/2021 4 comentários ATIVOS CREAMY
Tempo de leitura: 5 minutos

Não existe uma fórmula perfeita para começar o skincare. No entanto, há algumas maneiras de descobrir quais são as melhores soluções para combater uma questão que nos incomoda. Os ácidos para pele oleosa, por exemplo, são muito utilizados para controlar a produção excessiva de sebo na pele.

Mesmo contando com ótimas soluções disponíveis no mercado, ainda é difícil escolher uma opção entre as diversas. Por isso, a Creamy preparou um conteúdo completo ao lado do Dr. Luiz Romancini, médico especialista em dermatologia, para te ajudar nesse assunto.

O que caracteriza uma pele oleosa?

Muitas pessoas podem achar que têm a pele oleosa, quando, na verdade, não é esse o caso. Por isso, é muito importante saber identificar o seu tipo de pele corretamente para começar a se aventurar entre os diferentes ingredientes que podem te ajudar.

A primeira recomendação é procurar um dermatologista. O profissional poderá fazer testes e entender exatamente o seu tipo de pele, além de identificar possíveis condições e sugerir os tratamentos necessários. No entanto, existem alguns sinais que indicam se você tem a pele oleosa ou não.

Uma pele que apresenta oleosidade em excesso costuma ser bem brilhosa e mais espessa que as demais. Em alguns casos, é possível apresentar uma pele mista, oleosa em uma área (normalmente, na zona T) e seca ou normal no restante do rosto.

Existem alguns fatores que contribuem para o desenvolvimento de uma pele mais oleosa. Um deles é a genética, quando o corpo da pessoa naturalmente produz mais sebo que o necessário para a manutenção da pele. Também podem existir distúrbios que intensificam essa produção, desequilibrando-a. 

Certos medicamentos, ciclos hormonais ou uso de contraceptivos também podem alterar a quantidade de sebo produzida. Além disso, condições comportamentais e ambientais influenciam a atividade sebácea do rosto. Poluição, calor, uso excessivo de maquiagem, alimentação e outros são fatores de peso quando tratamos desse assunto.

Acne = pele oleosa?

Uma crença popular é que todas as pessoas com acne têm pele oleosa. No entanto, isso nem sempre acontece. De fato, é mais comum que essa característica gere cravos e espinhas, mas essa não é uma regra.

A associação acontece porque cravos e espinhas se desenvolvem por meio da obstrução dos poros, que podem entupir por causa da quantidade excessiva de sebo no rosto. Também existe a questão de que a pele oleosa pode apresentar poros mais dilatados, confundidos com cravos.

Como controlar a oleosidade na pele

Como falamos lá em cima, existem diversos fatores que podem fazer com que a nossa pele fique mais ou menos oleosa. Por isso, um dos primeiros passos para controlar a atividade sebácea do nosso rosto é criar uma rotina mais saudável e ingerir muita água no dia a dia.

ácidos para pele oleosa

Se o motivo do excesso de sebo no seu rosto é uma condição clínica, é importante seguir um tratamento recomendado por um médico especialista. Os cosméticos, como ácidos para pele, podem ajudar uma abordagem medicamentosa, mas, nem sempre são os ingredientes ideais. 

Já se o seu problema é natural, mas só uma mudança de rotina não foi suficiente, utilizar ácidos para pele oleosa pode ser a melhor solução. “De uma maneira geral, eles melhoram a qualidade da pele, a oleosidade e a acne,” confirma Dr. Luiz. 

Nesse sentido, diferentes AHAs e BHAs são recomendados e podem trazer resultados. Porém, como saber qual o melhor ácido para pele oleosa? “Vai depender de vários fatores, desde potência do ácido até uma textura preferida, como solução, tônico, sérum, creme ou gel”, explica Dr. Luiz.

Além disso, saber se a sua pele é sensível ou não é um fator fundamental, assim como se você procura um ácido para pele acneica. O que deve pesar na decisão final é o resultado que você deseja durante e após o tratamento.

Creamys que podem te ajudar contra a oleosidade

Como não há como determinar qual é o melhor ácido para pele oleosa, a melhor maneira é escolher um produto de qualidade e observar quais outros ingredientes estão na fórmula. Esse passo é fundamental para criar um skincare específico.

Aqui, na Creamy, você pode escolher entre diversos ácidos para pele oleosa que controlam esse problema e ajudam em outros, que podem ser derivados dele.

  • Ácido glicólico: tem a ação mais rápida e profunda, indicado para pessoas com a pele mais resistente. Reduz a aparência dos poros e estimula a produção de colágeno;
  • Ácido lático: mais suave que o anterior, é recomendado para quem tem a pele mais sensível, pois, além dos benefícios seborreguladores, possui efeito calmante e hidratante; 
  • Ácido mandélico: uma das principais funções desse produto é o controle da acne. Também atua contra o melasma e outras hiperpigmentações.

Apesar de todos esses benefícios, é importante lembrar que exagerar na hora de usar ácidos para pele oleosa pode machucá-la e causar o efeito contrário do desejado. Por isso, tenha moderação.

“Independente do ácido ou do produto escolhido, deve-se observar atentamente sinais de sensibilização ou ressecamento da pele,” Dr. Luiz adverte. As dicas que ele dá são: começar intercalando os dias de uso do ácido, usando um produto de cada vez, sempre mantendo a pele hidratada.

A Creamy tem o hidratante perfeito para pele oleosa de quem deseja usar algum ácido: ele previne a irritação, melhorando a resistência cutânea, e também promove alívio imediato para a pele já sensibilizada. Por isso, o Creamy Calming Cream é a dupla perfeita para os AHAs!

Continue acompanhando a Creamy!

Gostou de descobrir esses cuidados especiais? Aqui, na Creamy, oferecemos fórmulas inteligentes para você criar uma rotina de skincare personalizada. Descubra nossos produtos e aproveite!

(Visited 2.200 times, 1 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

Edna 08/09/2021

Muito, muito Feliz 👏🏻😃,Obg por tdo Dr Luiz, Creamy e equipe
Q O Senhor Deus os abençoe sempre e os torne invisíveis diante de tdo mau mal 🙏🏼🙌🏼
Bju 😚, quarta-feira 08/09/2021

Carol Moraes 08/09/2021

Oi, Edna!
Agradecemos todo esse carinho. 🙏🥰

Sonia 08/09/2021

Estou esperando vcs lançarem um protetor solar com a mesma embalagem dos ácidos acima.
Proteção acima de 60 de preferência.

Carol Moraes 08/09/2021

Oi, Sonia!
Um protetor solar da Creamy seria tudo de ótimo, né? Estamos planejando muitos lançamentos, fica de olho. 😍

Copyright © Creamy 2021. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#